Buscar

naturezas questões difieis

Prévia do material em texto

Ciências da natureza
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
COMPARTILHE
Química
Atomística 
Questão 01) Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tãntalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tãntalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois. A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se 
	Terem elétrons no subnível f
	Serem elementos de transição interna.
	Pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.
	Terem seus elétrons mais externos nos níveis 4 e 5, respectivamente.
	Estarem localizados na família dos alcalinos terrosos e alcalinos, respectivamente.
Polaridade das moléculas
Questão 01) Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a)
a) baixa polaridade.
b) baixa massa molecular.
c) ocorrência de halogênios.
d)tamanho pequeno das moléculas.
e) presença de hidroxilas nas cadeias.
Estequiometria
Questão 01) Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco, que pode ser obtido a partir de um minério denominado esfalerita (ZnS), de pureza 75%. Considere que a conversão do minério em zinco metálico tem rendimento de 80% nesta sequência de equações químicas:
2 ZnS + 3 O2 –> 2 ZnO + 2 SO2
ZnO + CO –>  Zn + CO2
Considere as massas molares: ZnS (97 g/mol); O2 (32 g/mol); ZnO (81 g/mol); SO2 (64 g/mol); CO (28 g/mol); CO2 (44 g/mol); e Zn (65 g/mol).
Que valor mais próximo de massa de zinco metálico, em quilogramas, será produzido a partir de 100 kg de esfalerita?
	25.
	33.
	40.
	 50.
	 54.
Equilíbrio químico 
Questão 01) Diversos produtos naturais podem ser obtidos de plantas por processo de extração. O lapachol é da classe das naftoquinonas. Sua estrutura apresenta uma hidroxila enólica (pKa = 6,0) que permite que este composto seja isolado da serragem dos ipês por extração com solução adequada, seguida de filtração simples. Considere que pKa = -log Ka, em que Ka é a constante ácida da reação de ionização do lapachol.
Qual solução deve ser usada para extração do lapachol da serragem do ipê com maior eficiência?
	Solução de Na2CO3 para formar um sal de lapachol.
	Solução-tampão ácido acético/acetato de sódio (pH = 4,5).
	Solução de NaCI a fim de aumentar a força iônica do meio.
	Solução de Na2SO4 para formar um par iônico com lapachol.
	Solução de HCI a fim de extraí-lo por meio de reação ácido-base.
Soluções 
Questão 01) O álcool hidratado utilizado como combustível veicular é obtido por meio da destilação fracionada de soluções aquosas geradas a partir da fermentação de biomassa. Durante a destilação, o teor de etanol da mistura é aumentado, até o limite de 96% em massa. Considere que, em uma usina de produção de etanol, 800 kg de uma mistura etanol/água com concentração 20% em massa de etanol foram destilados, sendo obtidos 100 kg de álcool hidratado 96% em massa de etanol. A partir desses dados, é correto concluir que a destilação em questão gerou um resíduo com uma concentração de etanol em massa
	De 0%.
	De 8,0%.
	Entre 8,4% e 8,6%.
	Entre 9,0% e 9,2%.
	Entre 13% e 14%.
Cadeia carbônica
Questão 01) O uso de protetores solares em situações de grande exposição aos raios solares como, por exemplo, nas praias, é de grande importância para a saúde. As moléculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anéis aromáticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas são capazes de absorver a radiação ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugação é definida como a ocorrência de alternância entre ligações simples e duplas em uma molécula. Outra propriedade das moléculas em questão é apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsável por reduzir a solubilidade do composto em água, o que impede sua rápida remoção quando do contato com a água. De acordo com as considerações do texto, qual das moléculas apresentadas a seguir é a mais adequada para funcionar como molécula ativa de protetores solares? 
Orgânica
Questão 01) Pesquisas demonstram que nanodispositivos baseados em movimentos de dimensões atômicas, induzidos por luz, poderão ter aplicações em tecnologias futuras, substituindo micromotores, sem a necessidade de componentes mecânicos. Exemplo de movimento molecular induzido pela luz pode ser observado pela flexão de uma lâmina delgada de silício, ligado a um polímero de azobenzeno e a um material suporte, em dois comprimentos de onda, conforme ilustrado na figura. Com a aplicação de luz ocorrem reações reversíveis da cadeia do polímero, que promovem o movimento observado:
O fenômeno de movimento molecular, promovido pela incidência de luz, decorre do(a)
	Movimento vibracional dos átomos, que leva ao encurtamento e à relaxação das ligações
	Isomerização das ligações N=N, sendo a forma cis do polímero mais compacta que a trans.
	Tautomerização das unidades monoméricas do polímero, que leva a um composto mais compacto.
	Ressonância entre os elétrons π do grupo azo e os do anel aromático que encurta as ligações duplas.
	Variação conformacional das ligações N=N, que resulta em estruturas com diferentes áreas de superfície.
Interações atômicas
Questão 01) Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (H X com a base NH3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio (NH4X de acordo com a equação química genérica:
HX (g) + NH3 (g) –> NH4X (s)
A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por
	Ligações iônicas.
	Interações dipolo-dipolo.
	Interações dipolo-dipolo induzido.
	Interações íon-dipolo.
	Ligações covalentes.
Transformação química 
Questão 01) A técnica do carbono-14 permite a datação de fósseis pela medição dos valores de emissão beta desse isótopo presente no fóssil. Para um ser em vida, o máximo são 15 emissões beta/(min g). Após a morte, a quantidade de 14C se reduz pela metade a cada 5 730 anos
Considere que um fragmento fóssil de massa igual a 30 g foi encontrado em um sítio arqueológico, e a medição de radiação apresentou 6 750 emissões beta por hora. A idade desse fóssil, em anos, é
	450.
	1 433.
	11 460.
	17 190.
	27 000.
Eletroquímica
Questão 01) A invenção do LED azul, que permite a geração de outras cores para compor a luz branca, permitiu a construção de lâmpadas energeticamente mais eficientes e mais duráveis do que as incandescentes e fluorescentes. Em um experimento de laboratório, pretende-se associar duas pilhasem série para acender um LED azul que requer 3,6 volts para o seu funcionamento. Considere as semi rreações de redução e seus respectivos potenciais mostrados no quadro. Qual associação em série de pilhas fornece diferença de potencial, nas condições-padrão, suficiente para acender o LED azul?
Física
Cinemática
Questão 01) Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.. Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:
	 Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
	Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
	Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
	Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
	Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação 
à indicada no velocímetro.
Questão 02) A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos. Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant). Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias. A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais. O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m s–1. A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90º. Considere tg (45°) = 1.
 
Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?
	40 segundos
	32 segundos
	28 segundos
	16 segundos
	8 segundos
Óptica
Questão 01) Afigura representa um prisma óptico, constituído de um material transparente, cujo índice de refração é crescente com a frequência da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A, emerge na face B e, após ser refletido por um espelho. Incide num flime para fotografia colorida, revelando três pontos.
Observando os pontos luminosos revelados no flime, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:
	Vermelha, verde, azul.
	Verde, vermelha, azul.
	Azul, verde, vermelha.
	Verde, azul, vermelha.
	Azul, vermelha, verde.
Questão 02) Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática: têm três pigmentos visuais na retina sensíveis à luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si não possuam cor, estes são conhecidos como pigmentos“azul”, “verde” e “vermelho” e estão associados ã cor que causa grande excitação (ativação). A sensação que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativação relativa dos três pigmentos. Ou seja, se estimulássemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retângulo I no gráfico), não excitaríamos o pigmento “azul”, o pigmento “verde” seria ativado ao máximo e o “vermelho” seria ativado em aproximadamente 75%, e Isso nos daria a sensação de ver uma cor amarelada. Já uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retângulo II) estimularia o pigmento “verde” um pouco e o “vermelho” em cerca de 75%, e Isso nos daria a sensação de ver laranja-avermelhado. No entanto, há características genéticas presentes em alguns indivíduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo, em que um ou mais pigmentos não funcionam perfeitamente.
Caso estimulássemos a retina de um indivíduo com essa característica, que não possuísse o pigmento conhecido como “verde”, com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivíduo seria incapaz de
Identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”.
	 Ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual.
	 Detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada.
	 Visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro.
	 Distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade.
Eletrodinâmica
Questão 01) É possível, com 1 litro de gasolina, usando todo o calor produzido por sua combustão direta, aquecer 200 litros de água de 20 °C a 55 °C. Pode-se efetuar esse mesmo aquecimento por um gerador de eletricidade, que consome 1 litro de gasolina por hora e fornece 110 V a um resistor de 11 Ω, imerso na água, durante um certo intervalo de tempo. Todo o calor liberado pelo resistor é transferido à água.
Considerando que o calor específico da água é igual a 4,19 J g-1 °C-1, aproximadamente qual a quantidade de gasolina consumida para o aquecimento de água obtido pelo gerador, quando comparado ao obtido a partir da combustão?
	A quantidade de gasolina consumida é igual para os dois casos.
	A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é duas vezes maior que a consumida na combustão.
	A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é duas vezes menor que a consumida na combustão.
	A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é sete vezes maior que a consumida na combustão.
	A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é sete vezes menor que a consumida na combustão.
Questão 02) Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexão das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.
O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema?
	O alto-falante E funciona normalmente e o D entra em curto-circuito e não emite som.
	O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento.
	O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências e fases diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno conhecido como ruído.
	O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de reverberação.
	O alto-falante E emite ondas sonoras em oposição de fase às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de interferência destrutiva nos pontos equidistantes aos alto-falantes.
Eletromagnetismo 
Questão 01) Para demonstrar o processo de transformação de energia mecânica em elétrica, um estudante constrói um pequeno gerador utilizando:
-um fio de cobre de diâmetro D enrolado em N espiras circulares de área A;
-dois ímãs que criam no espaço entre eles um campo magnético uniforme de intensidade B; e
-um sistema de engrenagens que lhe permite girar as espiras em torno de um eixo com uma frequência f.
Ao fazer o gerador funcionar, o estudante obteve uma tensão máxima V e uma corrente de curto-circuito i. Para dobrar o valor da tensão máxima V do gerador mantendo constante o Valor da corrente de Curto i, o estudante deve dobrar o(a)
	Número de espiras.
	Frequência de giro.
	Intensidade do campo magnético.
	Área das espiras.
	Diâmetro do fio.
Termodinâmica 
Questão 01) A invenção da geladeira proporcionouuma revolução no aproveitamento dos alimentos, ao permitir que fossem armazenados e transportados por longos períodos. A figura apresentada ilustra o processo cíclico de funcionamento de uma geladeira, em que um gás no interior de uma tubulação é forçado a circular entre o congelador e a parte externa da geladeira. É por meio dos processos de compressão, que ocorre na parte externa, e de expansão, que ocorre na parte interna, que o gás proporciona a troca de calor entre o interior e o exterior da geladeira.
Nos processos de transformação de energia envolvidos no funcionamento da geladeira,
	A expansão do gás é um processo que cede a energia necessária ao resfriamento da parte interna da geladeira.
	O calor flui de forma não-espontânea da parte mais fria, no interior, para a mais quente, no exterior da geladeira.
	A quantidade de calor cedida ao meio externo é igual ao calor retirado da geladeira.
	A eficiência é tanto maior quanto menos isolado termicamente do ambiente externo for o seu compartimento interno.
	A energia retirada do interior pode ser devolvida à geladeira abrindo-se a sua porta, o que reduz seu consumo de energia
Calorimetria 
Questão 01) O Sol representa uma fonte limpa e inesgotável de energia para o nosso planeta. Essa energia pode ser captada por aquecedores solares, armazenada e convertida posteriormente em trabalho útil. Considere determinada região cuja insolação — potência solar incidente na superfície da Terra — seja de 800 watts/m2 . Uma usina termossolar utiliza concentradores solares parabólicos que chegam a dezenas de quilômetros de extensão. Nesses coletores solares parabólicos, a luz refletida pela superfície parabólica espelhada é focalizada em um receptor em forma de cano e aquece o óleo contido em seu interior a 400 °C. O calor desse óleo é transferido para a água, vaporizando-a em uma caldeira. O vapor em alta pressão movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica. Considerando que a distância entre a borda inferior e a borda superior da superfície refletora tenha 6 m de largura e que focaliza no receptor os 800 watts/m2 de radiações provenientes do Sol, e que o calor específico da água é 1 cal g-1 ºC-1 = 4.200 J kg-1 ºC-1, então o comprimento linear do refletor parabólico necessário para elevar a temperatura de 1 m3 (equivalente a 1 t) de água de 20 °C para 100 °C, em uma hora, estará entre 
	15 m e 21 m. 
	22 m e 30 m. 
	105 m e 125 m. 
	680 m e 710 m. 
	6.700 m e 7.150 m.
Geografia
Formação do território brasileiro
Questão 01)
Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela 
	Fertilização natural dos solos.
	Expansão da fronteira agrícola.
	Intensificação da migração de retorno.
	Homologação de reservas extrativistas.
	Concentração histórica da urbanização.
Espaço rural brasileiro 
Questão 01)
TEXTO I
A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
TEXTO II
O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária. 
Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à
	Redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.
	Ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.
	Contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.
	Privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.
	Correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.
Geologia 
Ramo da geologia que se preocupa com os processos e as forças envolvidas com a evolução inorgânica da Terra e sua morfologia e com seus constituintes minerais, rochas, magmas e materiais do núcleo; geodinâmica, geologia física
Questão 01)
O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?
	Plantio direto.
	Associação de culturas.
	Implantação de curvas de nível.
	Aração do solo, do topo ao vale.
	Terraceamento na propriedade.
Geopolitica
Crise de 1929
Questão 01) 
Texto I
A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.
.
Texto II
Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.
A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois:
	O crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.
	A crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.
	A crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.
	O crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.
	A crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.
Texto do Cartaz: “Amor e não guerra”
Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se
	à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
	à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
	à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
	à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
	ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.
Migração 
Questão 01) 
TEXTO I
Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura de 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro.
TEXTO II
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de Xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros.Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.
O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a)
	Alteração do regime político.
	Fragilização da supremacia nacional.
	Expansão dos domínios geográficos.
	Cerceamento da liberdade de expressão.
	Fortalecimento das práticas de discriminação.
História
Cultura
Questão 01) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
	Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
	Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
	Perderam a relação com o seu passado histórico.
	Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
	Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
	Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
Questão 02) As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos.
Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de
	Objetos arqueológicos e paisagísticos.
	Acervos museológicos e bibliográficos.
	Núcleos urbanos e etnográficos
	Práticas e representações de uma sociedade.
	Expressões e técnicas de uma sociedade extinta.
Brasil 
Período regencial.
Questão 01) Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos “barões do café”, para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.
O contexto do Período Regencial foi marcado
	Por revoltas populares que reclamavam a volta da monarquia.
	Por várias crises e pela submissão das forças políticas ao poder central.
	Pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida.
	Pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos “barões do café”.
	Pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais.
 
Brasil Império 
Questão 02) Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.
CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do
Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).
O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
(DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova história da
Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002
(adaptado).
Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre
	A carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.
	O caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.
	O resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.
	A dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
	O nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.
Nova República
Questão 01) Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.
O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil, 15 nov. 1989.
O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na
	Representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo.
	Detenção de lideranças populares por crimes de Subversão.
	Presença de políticos com trajetórias no regime autoritário.
	Prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais.
	Estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.
Governo Fernando Henrique Cardoso
Questão 01) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
	Legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
	Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
	Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
	Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
	Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.
Antiguidade 
Questão 01) Pois quem seria tão inútil ou indolente a ponto de não desejar saber como e sob que espécie de constituição os romanos conseguiram em menos de cinquenta e três anos submeter quase todo o mundo habitado ao seu governo exclusivo – fato nunca antes ocorrido? Ou, em outras palavras, quem seria tão apaixonadamente devotado a outros espetáculos ou estudos a ponto de considerar qualquer outro objetivo mais importante que a aquisição desse conhecimento?
A experiência a que se refere o historiador Políbio, nesse texto escrito no século II a.C., é a
	Ampliação do contingente de camponeses livres.
	Consolidação do poder das falanges hoplitas.
	Concretização do desígnio imperialista.
	Adoção do monoteísmo cristão.
	Libertação do domínio etrusco.
Biologia
Citologia
Questão 01) A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.
Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez?
	I
	II
	III
	IV
	V
Classificação biológica 
Questão 01) A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critériosde classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.
 
A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
	Tipos de células.
	Aspectos ecológicos.
	Relações filogenéticas.
	Propriedades fisiológicas.
	Características morfológicas.
Ecologia 
Ciclos biogeoquímicos
Questão 01) O alemão Fritz Haber recebeu o Prêmio Nobel de química de 1918 pelo desenvolvimento de um processo viável para a síntese da amônia (NH3). Em seu discurso de premiação, Haber justificou a importância do feito dizendo que: Desde a metade do século passado, tornou-se conhecido que um suprimento de nitrogênio é uma necessidade básica para o aumento das safras de alimentos; entretanto, também se sabia que as plantas não podem absorver o nitrogênio em sua forma simples, que é o principal constituinte da atmosfera. Elas precisam que o nitrogênio seja combinado […] para poderem assimilá-lo. Economias agrícolas basicamente mantêm o balanço do nitrogênio ligado. No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce a colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne ã terra da qual foi retirado. Isso tem gerado a necessidade econômica mundial de abastecer o solo com nitrogênio ligado. […] A demanda por nitrogênio, tal como a do carvão, indica quão diferente nosso modo de vida se tornou com relação ao das pessoas que, com seus próprios
	corpos, fertilizam o solo que cultivam. Desde a metade do último século, nós vínhamos aproveitando o suprimento de nitrogênio do salitre que a natureza tinha depositado nos desertos montanhosos do Chile. Comparando o rápido crescimento da demanda com a extensão calculada desses depósitos, ficou claro que em meados do século atual uma emergência seríssima seria inevitável, a menos
que a química encontrasse uma saída.” De acordo com os argumentos de Haber, qual fenômeno teria provocado o desequilíbrio no “balanço do nitrogênio ligado”?
	O esgotamento das reservas de salitre no Chile.
	O aumento da exploração de carvão vegetal e carvão mineral.
	A redução da fertilidade do solo nas economias agrícolas.
	A intensificação no fluxo de pessoas do campo para as cidades.
	A necessidade das plantas de absorverem sais de nitrogênio disponíveis no solo.
Questão 02) Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.
No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de
	Nitratação.
	Nitrosação.
	Amonificação.
	Desnitrificação.
	Fixação biológica do N2.
Questão 01) O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia. Um dos benefícios dessa forma de plantio é a
	Ampliação da variabilidade genética.
	Produção de frutos das duas espécies.
	Manutenção do genótipo da planta híbrida.
	Reprodução de clones das plantas parentais.
	Modificação do genoma decorrente da transgenia.
Problemas ambientais
Questão 01) A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50 (dose letal mediana). Ele representa a dosagem aplicada a uma população de seres vivos que mata 50% desses indivíduos e é normalmente medido utilizando-se ratos como cobaias. Esse índice é muito importante para os seres humanos, pois ao se extrapolar os dados obtidos com o uso de cobaias, pode-se determinar o nível tolerável de contaminação de alimentos, para que possam ser consumidos de forma segura pelas pessoas. O quadro apresenta três pesticidas e suas toxicidades. A unidade mg/kg indica a massa da substância ingerida pela massa da cobaia.
Sessenta ratos, com massa de 200 g cada, foram divididos em três grupos de vinte. Três amostras de ração, contaminadas, cada uma delas com um dos pesticidas indicados no quadro, na concentração de 3 mg por grama de ração, foram administradas para cada grupo de cobaias. Cada rato consumiu 100g de ração.
Qual(ais) grupo(s) terá(ão) uma mortalidade mínima de 10 ratos?
	O grupo que se contaminou somente com atrazina.
	O grupo que se contaminou somente com diazinon.
	Os grupos que se contaminaram com atrazina e malation.
	Os grupos que se contaminaram com diazinon e malation.
	Nenhum dos grupos contaminados com atrazina, diazinon e malation.
Questão 01) Pesca industrial provoca destruição na África
O súbito desaparecimento do bacalhau dos grandes cardumes da Terra Nova, no final do século XX – O que ninguém havia previsto -, teve o efeito de um eletrochoque planetário. Lançada pelos bascos no século XV, a pesca e depois a sobrepesca desse grande peixe de água fria levaram ao impensável. Ao Canadá o bacalhau nunca mais voltou. E o que Ocorreu no Atlântico Norte está acontecendo em outros mares. Os maiores navios do mundo seguem agora em direção ao sul, até os limites da Antártida, para competir pelos estoques remanescentes..
O problema exposto no texto jornalístico relaciona-se à
	Insustentabilidade do modelo de produção e consumo.
	Fragilidade ecológica de ecossistemas costeiros.
	Inviabilidade comercial dos produtos marinhos.
	Mudança natural nos Oceanos e mares.
	Vulnerabilidade social de áreas pobres.
Hidrografica
Questão 01) O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.
Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a
	Ampliação de sistemas de reutilização hídrica.
	Expansão da irrigação por aspersão das lavouras.
	Intensificação do controle do desmatamento de florestas.
	Adoção de técnicas tradicionais de produção.
	Criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos.
Filosofia
Contemporânea
Questão 01) Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra, Rio de Janeiro. Ediouro, 1977.
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que
	Reforça a liberdade do cidadão.
	Desvela os valores do cotidiano.
	Exorta as relações de produção.
	Destaca a decadência da cultura.
	Amplifica o sentimento de ansiedade.
Sociologia
Karl Marx
Quanto mais complicada se tornou a produção industrial, mais numerosos passaram a ser os elementos da indústria que exigiam garantia de fornecimento. Três deles eram de importância fundamental: o trabalho, a terra e o dinheiro. Numa sociedade comercial, esse fornecimento só poderia ser organizado de uma forma: tornando-os disponíveis à compra. Agora eles tinham que ser organizados para a venda no mercado. Isso estava de acordo com a exigência de um sistema de mercado. Sabemos que em um sistema como esse, os lucros só podemser assegurados se se garante a autorregulação por meio de mercados competitivos interdependentes. 
 A consequência do processo de transformação socioeconômica abordado no texto é a 
	Expansão das terras comunais.
	 limitação do mercado como meio de especulação. 
	 consolidação da força de trabalho como mercadoria.
	 diminuição do comércio como efeito da industrialização.
	 adequação do dinheiro como elemento padrão das transações

Continue navegando