Buscar

Introdução à Anatomia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PL1:Introdução ao Estudo da Anatomia Humana 
 Terminologia Anatômica Geral e Princípios de Construção Corpórea
 Conceitos:
Anatomia Sistêmica: Estudo das estruturas macroscópicas do corpo humano a partir dos sistemas orgânicos. Apresenta uma melhor visão da integração dos órgãos na manutenção do equilíbrio interno (homeostase).
 
Anatomia Topográfica: É um método de estudo do corpo humano por regiões: cabeça, pescoço, tórax, abdome, dorso, membros, pelve e períneo. O objetivo deste estudo é conhecer os conceitos básicos dessas regiões.
 
Sistemas Orgânicos: é um grupo de órgãos que juntos executam determinada tarefa. Os tipos de sistemas orgânicos são: esquelético; articulas; muscular; circulatório; linfático; respiratório; digestório; endócrino; urinário; genital; nervoso; sensorial e tegumentar.
 Sistemas que formam os seguintes aparelhos:
Aparelho Locomotor: É formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético.
Aparelho da Nutrição: O sistema digestório é responsável pela absorção de nutrientes importantes retirados dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelo tubo digestório que engloba a boca, faringe, esôfago e estômago, intestino delgado e grosso, e ânus.
Aparelho Urogenital: é a unidade anatômica constituída pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. Na espécie humana, como em outros mamíferos, o aparelho urinário compõe-se de dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e a uretra.
Aparelho Neuroendócrino: engloba múltiplas interações recíprocas entre o sistema nervoso central, o sistema nervoso autônomo, o sistema endócrino e o sistema imune na regulação da homeostasia e das respostas comportamentais aos estímulos ambientais.
 Partes que formam o corpo humano
O corpo humano pode ser estudado em quatro partes distintas, são elas: cabeça, pescoço, tronco e membros.
A cabeça é formada pelo crânio e pela face. No interior do crânio encontra-se o cérebro, que é o órgão mais importante do sistema nervoso. Ele é o responsável pelos atos conscientes e inconscientes, da inteligência, da memória, do raciocínio e das imaginações. Na face estão os olhos, o nariz, a orelha e a boca, que fazem parte dos órgãos dos sentidos, responsáveis por levar informações ao cérebro.
O pescoço é a parte do corpo dos vertebrados que une a cabeça ao tronco. É formado pelas sete vértebras cervicais que articulam com o crânio, com as clavículas e com a porção inferior (ou posterior) da coluna vertebral e é suportado por vários músculos que dão à cabeça os seus movimentos.
O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado. No tórax estão localizados o coração, que é um órgão muscular que bombeia o sangue para as diversas partes do corpo, e os pulmões, órgão esponjoso responsável por oxigenar o sangue.
Os membros do corpo humano são responsáveis por toda a mobilidade que temos. Eles dividem-se em superiores e inferiores. Os membros superiores são formados pelos ombros, braços, cotovelo, ante braços, pulso e mãos. Os membros inferiores são formados pelas pelves, coxas, joelhos, pernas, tornozelos e pés.
 
 Cavidades que constituem do corpo humano
O corpo tem duas cavidades principais: a cavidade dorsal e a cavidade ventral. Essas cavidades são, posteriormente, subdivididas em cavidades menores. Os órgãos de qualquer cavidade são denominados vísceras. 
A cavidade dorsal contém órgãos do sistema nervoso que coordenam as funções do corpo. Dividida em: Cavidade Craniana (formada pelo crânio e contém o encéfalo) e a Cavidade Ventral (formada pelos ossos da coluna vertebral e contém a medula espinhal.
A cavidade ventral contém os órgãos envolvidos na manutenção da homeostase. Dividida por meio do musculo do diafragma em: Cavidade Torácica (formada pelas costelas, músculos do peito -- coração-- esterno e coluna vertebral.
 
 
 Conceitos Gerais 
Normalidade: é tudo aquilo estatisticamente mais comum; é um estado padrão; normal.
Variação Anatômica: variação do normal; diferente do que é observado na maioria das pessoas. Não acarreta nenhum problema para os indivíduos. Os fatores de variação anatômica são sexo, idade, raça, biótipo, evolução, ambiente, esporte e pós-mortais.
Anomalia: É um desvio considerável do padrão de normalidade. Há uma perturbação da função daquela estrutura anormal. Ex: Lábio Leporino, Polidactilia.
Monstruosidade: É uma anomalia acentuada que torna-se incompatível com a vida. Ex: Anencefalia. 
 Terminologia Anatômica 
A terminologia anatômica em latim e inglês é o vocabulário oficial para designar estruturas do corpo humano. A uniformização da descrição de estruturas anatômicas em qualquer parte do mundo tem como objetivo facilitar o entendimento entre os cientistas. 
 Planos de delimitação do corpo humano 
Superior ou cranial: Tangencia a cabeça.
Inferior ou podálico: Tangencia a ponta dos pés.
Lateral direito: Tangente ao braço direito.
Lateral esquerdo: Tangente ao braço esquerdo.
Anterior ou ventral: Tangencia o ventre.
Posterior ou dorsal: Tangencia o dorso.
Caudal: Tangencia o vértice do cóccix.
 Planos de secção do corpo humano
Plano mediano: é um plano vertical que passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo.
Plano sagital: é um plano paralelo ao plano mediano. Divide o corpo nas porções esquerda e direita. Quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha mediana, é chamado de sagital mediano.
Plano frontal ou coronal: divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas). É um plano vertical que passa pelo eixo maior (dos pés à cabeça), mas é perpendicular ao plano mediano, separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trás, ou dorso.
Plano transversal ou axial: divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior). 
 
 Descreva os termos de posição e direção
Superior: é aquilo que está mais próximo do ponto mais alto do crânio.
Inferior: é utilizado quando alguma estrutura está mais próxima da planta dos pés, o ponto mais inferior que temos no nosso corpo.
Cranial: é aquilo relacionado ao crânio, ou em direção a este.
Caudal: é utilizado para estruturas que estão na direção do cóccix, que seria a “cauda”.
Medial: é aquela estrutura mais próxima do plano mediano.
Lateral: é a estrutura mais distante do plano mediano.
Proximal: a porção mais próxima do ombro, que é o início do membro.
Distal: porção mais próxima das mãos e mais distante do início do membro.
Posterior ou dorsal: se refere àquilo que se localiza na superfície posterior, mais próximo do dorso.
Anterior ou ventral: é utilizado para se referir a superfície anterior, frontal, frente.
 Princípios de construção corpórea
Antimeria: o corpo é dividido em duas metades semelhantes, pelo plano mediano (simetria bilateral); antímeros (duas metades simétricas); não há simetria total.
Metameria: segmentação transversal do corpo em unidades homólogas (metâmeros) que se sucedem no sentido crânio-caudal. 
Paquimeria: segmento axial do corpo é formado por dois tubos, o paquímero ventral ou visceral (cavidade torácica, cavidade abdominal, cavidade pélvica) e o paquímero dorsal ou neural (cavidade craniana, cavidade vertebral).
Estratimeria: estruturas dispostas concentricamente em camadas, estratos, telas ou túnicas.

Outros materiais