Buscar

FINA GD CTNOPHORO

Prévia do material em texto

Caracterize o filo Ctenophora: Metazoários diploblásticos, com ectoderme e endoderme separadas por mesênquima celular; Simetria birradial- o eixo do corpo é oral-aboral; Com estruturas exocíticas adesivas chamadas coloblastos; Sem sistema respiratório, excretor ou circulatório distintos( diferente do tubo digestivo); Musculatura sempre formada por células mesenquimais verdadeiras; Monomórficas, sem alternância de geração e sem qualquer tipo de os e a maioria dos jovens com um par de tentáculos longos, frequentemente retráteis nas ma fase larval característica denominada cidipédia.
	Relacione ctenophora ao filo cnidária: Semelhança em características como a simetria, o mesênquima ou colênquima gelatinoso, ausência de uma cavidade corpórea entre o tubo digestivo e a parede corpórea e um sistema nervoso em forma de rede relativamente simples.
	Caracterize os coloblastos qnto a sua forma e função: Função adesiva para capturar o alimento. Cada coloblasto se desenvolve de uma única célula e consiste em uma massa de grânulos secretores hemisféricos aderidos ao cerne muscular do tentáculo por um filamento espiral ao redor de um filamento retilíneo.
	Excreção, trocas gasosas e osmorregulação dos ctenophoros: O sistema gastrovascular recolhe os resíduos metabólicos do mesênquima para o eventual eliminação pela boca ou pelos poros anais. As células da roseta também podem transportar resíduos ao tubo digestivo. As trocas gasosas ocorrem pela superfície geral do corpo e pelas paredes dos sistema gastrovascular. Todas essas atividades são aumentadas pela difusão do mesênquima gelatinoso. O movimento da água sobre a superfície corpórea é incrementado pelo batimento dos ctenos. Assim, o extenso sistema de canais e as bandas ciliares auxiliam a superar o problema da difusão por longas distâncias.
	Locomoção: A maioria dos ctenóforos é pelágica. O corpo gelatinoso e a baixa gravidade específica mantêm uma flutuabilidade relativamente neutra, permitindo a essas criaturas flutuar de acordo com as correntes. A flutuabulidade neutra parece ser mantida por uma acomodação osmótica passiva.
	Categorias de órgãos sensoriais: Estatólito- funciona para equilíbrio e orientação; Campos Polares- Estruturas de função sensorial.

Continue navegando