Logo Passei Direto
Buscar

Eletrotermofototerapia Aplicada Questionario

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A corrente interferencial é gerada através de duas correntes alternadas de frequência média que, por meio da interferência, vão produzir uma resultante. Essa resultante é constituída por uma média da frequência entre as duas iniciais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a corrente interferencial, pode-se afirmar que o objetivo dessa corrente é:
1. diminuir os processos inflamatórios.
2. diminuir os quadros álgicos.
3. impedir a existência de qualquer tipo de interferência.
4. criar ondas de interferência.
5. aumentar os quadros álgicos.

As terapias por onda de choque são consideradas como um tipo de tratamento não cirúrgico, sendo indicadas, principalmente, para o tratamento referente a três tipos de casos, que são as doenças musculotendíneas, ósseas e da pele.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos fisiológicos e as indicações das terapias por ondas de choque, analise os efeitos fisiológicos e as doenças a seguir e associe-as com alguns dos seus respectivos exemplos.
( ) Feridas não cicatrizantes, feridas por queimadura não circunferenciais e úlceras cutâneas
( ) Tendinopatia de Aquiles, tendinopatia patelar e fascite plantar.
( ) Analgésico, anti-inflamatório e indução de neovascularização.
( ) Fratura por estresse, não-união óssea (pseudoartrose) e osteocondrite dissecante sem desarranjo articular.
1. 4, 2, 1, 3.
2. 3, 1, 4, 2.
3. 2, 3, 1, 4.
4. 2, 4, 1, 3.
5. 1, 3, 2, 4.

A combinação do ultrassom com a corrente estereodinâmica permite que exista algumas alterações na densitometria corporal total, perimetria e plicometria antes e após as intervenções, visto que a terapia combinada vai potencializar todos os resultados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com a corrente estereodinâmica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
I. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica provoca melhora na circulação.
II. ( ) O aumento do metabolismo local é uma das consequências da terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica.
III. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica tem como consequência uma melhor drenagem linfática.
IV. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica provoca uma eliminação mais rápida de líquidos e toxinas.
V. ( ) A redução da quebra de gordura é uma das consequências da terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica.
1. V, F, V, F, F.
2. F, V, F, V, F.
3. F, V, F, V, V.
4. V, F, V, F, V.
5. V, V, V, V, F.

Após um determinado período de tratamento da radiofrequência associada com a cavitação do ultrassom, pode-se observar reduções significativas quanto ao peso corporal e à circunferência abdominal, além do efeito relativo à antiflacidez.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com a radiofrequência, o período necessário para que se observe redução significativa no peso corporal e na circunferência abdominal é de:
1. 4 semanas.
2. 12 semanas.
3. 7 semanas.
4. 8 semanas.

A terapia combinada através da utilização do ultrassom com a criolipólise é muito eficaz, uma vez que são observadas numerosas alterações em relação à redução da circunferência abdominal e à diminuição progressiva da quantidade de células de gordura.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com a criolipólise, pode-se afirmar que a redução da temperatura é de:
1. - 12 ºC.
2. - 4 ºC.
3. - 10 ºC.
4. - 6 ºC.
5. - 8 ºC.

O ultrassom é fortemente indicado no tratamento da adiposidade abdominal. Seu efeito ainda pode ser potencializado quando utilizado em combinação com um tipo de corrente elétrica, ou seja, através da chamada terapia combinada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada para o tratamento da adiposidade abdominal, pode-se afirmar que o número de sessões necessárias para que se possa observar resultados é:
1. 25.
2. 20.
3. 15.
4. 10.
5. 5.

A terapia por ondas de choque utiliza ondas mecânicas de alta pressão para o tratamento de várias patologias musculoesqueléticas agudas e crônicas, sendo que existem várias indicações e algumas contra indicações quanto à sua utilização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as contraindicações da utilização da terapia por ondas de choque, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
I. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque na região do cérebro ou medula espinhal.
II. ( ) A aplicação de ondas radiais e focalizadas com baixa energia é uma das contraindicações da utilização da terapia por ondas de choque.
III. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque durante a gravidez, independentemente da área que será tratada.
IV. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque no tecido pulmonar.
V. ( ) A coagulopatia grave é uma das contraindicações da aplicação da terapia por ondas de choque.
1. F, V, F, V, F.
2. V, F, V, F, V.
3. F, V, V, V, V.
4. V, V, F, V, V.

Na terapia por ondas de choque, podem ser utilizadas tanto ponteiras de metal, compostas de aço inox, quanto de plástico, constituídas de poliacetal. O tamanho das ponteiras de aço são de 15, 25 e 34 mm, ao passo que as de plástico são de 6, 15, 25 e 34 mm.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação da terapia por ondas de choque, pode-se afirmar que as ponteiras podem ser:
1. primárias, secundárias ou terciárias, gerando foco de forma alternada.
2. focais, que vão gerar energia em um foco, ou radiais, que vão divergir de um foco.
3. principais, que vão gerar a energia central, e secundárias, que vão gerar energia na periferia.
4. focais, que vão gerar energia em um foco, ou radiais, que vão convergir de um foco.
5. focais, que vão quebrar a energia em um foco, ou radiais, que vão divergir de um foco.

Há várias terapias combinadas que podem ser utilizadas para os mais diversos tratamentos. Entre elas, estão as terapias combinadas de ultrassom com a corrente Aussie; de ultrassom com a corrente estereodinâmica; de ultrassom com a criolipólise e de ultrassom com a radiofrequência.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as terapias combinadas, analise as terapias disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
( ) Esse protocolo é considerado muito eficaz para os casos de redução do percentual de gordura abdominal, além da diminuição da circunferência e das dobras cutâneas na região abdominal.
( ) Com a combinação destas duas terapias pode ser observada uma melhora de cerca de 60% a 70% da gravidade da lipodistrofia localizada com relação ao aspecto da pele.
( ) Através da combinação das duas terapias são observadas alterações com relação à densitometria de corpo total, perimetria e plicometria, que ocorrem pré e pós-intervenção.
( ) Esta combinação é muito eficiente devido à redução da circunferência abdominal, de sete centímetros em média, e à diminuição progressiva da quantidade de células de gordura.
( ) A combinação das duas terapias irá potencializar a perda das medidas graças à redução nos adipócitos, que ocorre em função da passagem das correntes.
1. 1, 2, 3, 4, 5.
2. 4, 2, 5, 1, 3.
3. 1, 4, 2, 3, 5.
4. 5, 4, 1, 3, 2.
5. 1, 3, 5, 2, 4.

Os sinais mecânicos da terapia por ondas de choque são deslocados em função das alterações bioquímicas nas células e na parede das membranas. Isso provoca importantes alterações na parede da membrana, devido ao estímulo mecânico denominado de cavitação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia por ondas de choque, pode-se afirmar que cavitação é:
1. a alternância de um processo regenerativo e degenerativo tecidual, que concebe importantes reações bioquímicas intracelulares e extracelulares.
2. um rompimento de microbolhas que ocasiona microrroturas teciduais, gerando reações bioquímicas extracelulares, redução da vascularização (neoangiogênese) e da celularidade.
3. Incorreta: a existência de um processo degenerativo tecidual, com redução da vascularização e a criação de muitas microbolhas teciduais.
4. uma criação de microbolhas que gera reações bioquímicas intracelulares, aumento da vascularização (neoangiogênese) e da celularidade, existindo um estímulo do processo regenerativo tecidual.
5. um rompimento de microbolhas que gera reações bioquímicas intracelulares, aumento da vascularização (neoangiogênese) e da celularidade, levando a um processo regenerativo tecidual.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A corrente interferencial é gerada através de duas correntes alternadas de frequência média que, por meio da interferência, vão produzir uma resultante. Essa resultante é constituída por uma média da frequência entre as duas iniciais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a corrente interferencial, pode-se afirmar que o objetivo dessa corrente é:
1. diminuir os processos inflamatórios.
2. diminuir os quadros álgicos.
3. impedir a existência de qualquer tipo de interferência.
4. criar ondas de interferência.
5. aumentar os quadros álgicos.

As terapias por onda de choque são consideradas como um tipo de tratamento não cirúrgico, sendo indicadas, principalmente, para o tratamento referente a três tipos de casos, que são as doenças musculotendíneas, ósseas e da pele.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos fisiológicos e as indicações das terapias por ondas de choque, analise os efeitos fisiológicos e as doenças a seguir e associe-as com alguns dos seus respectivos exemplos.
( ) Feridas não cicatrizantes, feridas por queimadura não circunferenciais e úlceras cutâneas
( ) Tendinopatia de Aquiles, tendinopatia patelar e fascite plantar.
( ) Analgésico, anti-inflamatório e indução de neovascularização.
( ) Fratura por estresse, não-união óssea (pseudoartrose) e osteocondrite dissecante sem desarranjo articular.
1. 4, 2, 1, 3.
2. 3, 1, 4, 2.
3. 2, 3, 1, 4.
4. 2, 4, 1, 3.
5. 1, 3, 2, 4.

A combinação do ultrassom com a corrente estereodinâmica permite que exista algumas alterações na densitometria corporal total, perimetria e plicometria antes e após as intervenções, visto que a terapia combinada vai potencializar todos os resultados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com a corrente estereodinâmica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
I. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica provoca melhora na circulação.
II. ( ) O aumento do metabolismo local é uma das consequências da terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica.
III. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica tem como consequência uma melhor drenagem linfática.
IV. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica provoca uma eliminação mais rápida de líquidos e toxinas.
V. ( ) A redução da quebra de gordura é uma das consequências da terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica.
1. V, F, V, F, F.
2. F, V, F, V, F.
3. F, V, F, V, V.
4. V, F, V, F, V.
5. V, V, V, V, F.

Após um determinado período de tratamento da radiofrequência associada com a cavitação do ultrassom, pode-se observar reduções significativas quanto ao peso corporal e à circunferência abdominal, além do efeito relativo à antiflacidez.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com a radiofrequência, o período necessário para que se observe redução significativa no peso corporal e na circunferência abdominal é de:
1. 4 semanas.
2. 12 semanas.
3. 7 semanas.
4. 8 semanas.

A terapia combinada através da utilização do ultrassom com a criolipólise é muito eficaz, uma vez que são observadas numerosas alterações em relação à redução da circunferência abdominal e à diminuição progressiva da quantidade de células de gordura.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com a criolipólise, pode-se afirmar que a redução da temperatura é de:
1. - 12 ºC.
2. - 4 ºC.
3. - 10 ºC.
4. - 6 ºC.
5. - 8 ºC.

O ultrassom é fortemente indicado no tratamento da adiposidade abdominal. Seu efeito ainda pode ser potencializado quando utilizado em combinação com um tipo de corrente elétrica, ou seja, através da chamada terapia combinada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada para o tratamento da adiposidade abdominal, pode-se afirmar que o número de sessões necessárias para que se possa observar resultados é:
1. 25.
2. 20.
3. 15.
4. 10.
5. 5.

A terapia por ondas de choque utiliza ondas mecânicas de alta pressão para o tratamento de várias patologias musculoesqueléticas agudas e crônicas, sendo que existem várias indicações e algumas contra indicações quanto à sua utilização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as contraindicações da utilização da terapia por ondas de choque, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
I. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque na região do cérebro ou medula espinhal.
II. ( ) A aplicação de ondas radiais e focalizadas com baixa energia é uma das contraindicações da utilização da terapia por ondas de choque.
III. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque durante a gravidez, independentemente da área que será tratada.
IV. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque no tecido pulmonar.
V. ( ) A coagulopatia grave é uma das contraindicações da aplicação da terapia por ondas de choque.
1. F, V, F, V, F.
2. V, F, V, F, V.
3. F, V, V, V, V.
4. V, V, F, V, V.

Na terapia por ondas de choque, podem ser utilizadas tanto ponteiras de metal, compostas de aço inox, quanto de plástico, constituídas de poliacetal. O tamanho das ponteiras de aço são de 15, 25 e 34 mm, ao passo que as de plástico são de 6, 15, 25 e 34 mm.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação da terapia por ondas de choque, pode-se afirmar que as ponteiras podem ser:
1. primárias, secundárias ou terciárias, gerando foco de forma alternada.
2. focais, que vão gerar energia em um foco, ou radiais, que vão divergir de um foco.
3. principais, que vão gerar a energia central, e secundárias, que vão gerar energia na periferia.
4. focais, que vão gerar energia em um foco, ou radiais, que vão convergir de um foco.
5. focais, que vão quebrar a energia em um foco, ou radiais, que vão divergir de um foco.

Há várias terapias combinadas que podem ser utilizadas para os mais diversos tratamentos. Entre elas, estão as terapias combinadas de ultrassom com a corrente Aussie; de ultrassom com a corrente estereodinâmica; de ultrassom com a criolipólise e de ultrassom com a radiofrequência.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as terapias combinadas, analise as terapias disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
( ) Esse protocolo é considerado muito eficaz para os casos de redução do percentual de gordura abdominal, além da diminuição da circunferência e das dobras cutâneas na região abdominal.
( ) Com a combinação destas duas terapias pode ser observada uma melhora de cerca de 60% a 70% da gravidade da lipodistrofia localizada com relação ao aspecto da pele.
( ) Através da combinação das duas terapias são observadas alterações com relação à densitometria de corpo total, perimetria e plicometria, que ocorrem pré e pós-intervenção.
( ) Esta combinação é muito eficiente devido à redução da circunferência abdominal, de sete centímetros em média, e à diminuição progressiva da quantidade de células de gordura.
( ) A combinação das duas terapias irá potencializar a perda das medidas graças à redução nos adipócitos, que ocorre em função da passagem das correntes.
1. 1, 2, 3, 4, 5.
2. 4, 2, 5, 1, 3.
3. 1, 4, 2, 3, 5.
4. 5, 4, 1, 3, 2.
5. 1, 3, 5, 2, 4.

Os sinais mecânicos da terapia por ondas de choque são deslocados em função das alterações bioquímicas nas células e na parede das membranas. Isso provoca importantes alterações na parede da membrana, devido ao estímulo mecânico denominado de cavitação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia por ondas de choque, pode-se afirmar que cavitação é:
1. a alternância de um processo regenerativo e degenerativo tecidual, que concebe importantes reações bioquímicas intracelulares e extracelulares.
2. um rompimento de microbolhas que ocasiona microrroturas teciduais, gerando reações bioquímicas extracelulares, redução da vascularização (neoangiogênese) e da celularidade.
3. Incorreta: a existência de um processo degenerativo tecidual, com redução da vascularização e a criação de muitas microbolhas teciduais.
4. uma criação de microbolhas que gera reações bioquímicas intracelulares, aumento da vascularização (neoangiogênese) e da celularidade, existindo um estímulo do processo regenerativo tecidual.
5. um rompimento de microbolhas que gera reações bioquímicas intracelulares, aumento da vascularização (neoangiogênese) e da celularidade, levando a um processo regenerativo tecidual.

Prévia do material em texto

Eletrotermofototerapia Aplicada - 20212.A 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - 
Questionário 
1. Pergunta 1 
/1 
A corrente interferencial é gerada através de duas correntes alternadas de frequência média que, por 
meio da interferência, vão produzir uma resultante. Essa resultante é constituída por uma média da 
frequência entre as duas iniciais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a corrente interferencial, pode-se 
afirmar que o objetivo dessa corrente é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
diminuir os quadros álgicos. 
Resposta correta 
2. 
criar ondas de interferência. 
3. 
aumentar os quadros álgicos. 
4. 
diminuir os processos inflamatórios. 
5. 
impedir a existência de qualquer tipo de interferência. 
2. Pergunta 2 
/1 
As terapias por onda de choque são consideradas como um tipo de tratamento não cirúrgico, sendo 
indicadas, principalmente, para o tratamento referente a três tipos de casos, que são as doenças 
musculotendíneas, ósseas e da pele. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos fisiológicos e as indicações 
das terapias por ondas de choque, analise os efeitos fisiológicos e as doenças a seguir e associe-as 
com alguns dos seus respectivos exemplos. 
1) Efeitos fisiológicos. 
2) Doenças musculotendíneas. 
3) Doenças ósseas. 
4) Doenças da pele. 
( ) Feridas não cicatrizantes, feridas por queimadura não circunferenciais e úlceras cutâneas 
( ) Tendinopatia de Aquiles, tendinopatia patelar e fascite plantar. 
( ) Analgésico, anti-inflamatório e indução de neovascularização. 
( ) Fratura por estresse, não-união óssea (pseudoartrose) e osteocondrite dissecante sem desarranjo 
articular. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 1, 4. 
2. 
2, 4, 1, 3. 
3. 
1, 3, 2, 4. 
4. 
4, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
5. 
3, 1, 4, 2. 
3. Pergunta 3 
/1 
A combinação do ultrassom com a corrente estereodinâmica permite que exista algumas alterações 
na densitometria corporal total, perimetria e plicometria antes e após as intervenções, visto que a 
terapia combinada vai potencializar todos os resultados. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com 
a corrente estereodinâmica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para(s) falsa(s). 
I. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica provoca melhora na 
circulação. 
II. ( ) O aumento do metabolismo local é uma das consequências da terapia combinada entre o 
ultrassom e a corrente estereodinâmica. 
III. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica tem como consequência 
uma melhor drenagem linfática. 
IV. ( ) A terapia combinada entre o ultrassom e a corrente estereodinâmica provoca uma eliminação 
mais rápida de líquidos e toxinas. 
V. ( ) A redução da quebra de gordura é uma das consequências da terapia combinada entre o 
ultrassom e a corrente estereodinâmica. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F, F. 
2. 
F, V, F, V, F. 
3. 
F, V, F, V, V. 
4. 
V, F, V, F, V. 
5. 
V, V, V, V, F. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
/1 
Após um determinado período de tratamento da radiofrequência associada com a cavitação do 
ultrassom, pode-se observar reduções significativas quanto ao peso corporal e à circunferência 
abdominal, além do efeito relativo à antiflacidez. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com 
a radiofrequência, o período necessário para que se observe redução significativa no peso corporal e 
na circunferência abdominal é de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4 semanas. 
2. 
12 semanas. 
3. 
7 semanas. 
4. 
8 semanas. 
Resposta correta 
5. 
6 semanas. 
5. Pergunta 5 
/1 
A terapia combinada através da utilização do ultrassom com a criolipólise é muito eficaz, uma vez 
que são observadas numerosas alterações em relação à redução da circunferência abdominal e à 
diminuição progressiva da quantidade de células de gordura. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada do ultrassom com 
a criolipólise, pode-se afirmar que a redução da temperatura é de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
- 8 ºC. 
Resposta correta 
2. 
- 12 ºC. 
3. 
- 4 ºC. 
4. 
- 6 ºC. 
5. 
- 10 ºC. 
6. Pergunta 6 
/1 
O ultrassom é fortemente indicado no tratamento da adiposidade abdominal. Seu efeito ainda pode 
ser potencializado quando utilizado em combinação com um tipo de corrente elétrica, ou seja, 
através da chamada terapia combinada. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia combinada para o tratamento 
da adiposidade abdominal, pode-se afirmar que o número de sessões necessárias para que se possa 
observar resultados é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
20. 
2. 
5. 
3. 
25. 
4. 
15. 
5. 
10. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
/1 
A terapia por ondas de choque utiliza ondas mecânicas de alta pressão para o tratamento de várias 
patologias musculoesqueléticas agudas e crônicas, sendo que existem várias indicações e algumas 
contra indicações quanto à sua utilização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as contraindicações da utilização da 
terapia por ondas de choque, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para(s) falsa(s). 
I. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque na região do cérebro ou medula 
espinhal. 
II. ( ) A aplicação de ondas radiais e focalizadas com baixa energia é uma das contraindicações da 
utilização da terapia por ondas de choque. 
III. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque durante a gravidez, 
independentemente da área que será tratada. 
IV. ( ) É contraindicada a aplicação da terapia por ondas de choque no tecido pulmonar. 
V. ( ) A coagulopatia grave é uma das contraindicações da aplicação da terapia por ondas de choque. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V, F. 
2. 
V, F, V, F, V. 
3. 
F, V, V, V, V. 
4. 
V, V, F, V, V. 
Resposta correta 
5. 
V, F, V, F, F. 
8. Pergunta 8 
/1 
Na terapia por ondas de choque, podem ser utilizadas tanto ponteiras de metal, compostas de aço 
inox, quanto de plástico, constituídas de poliacetal. O tamanho das ponteiras de aço são de 15, 25 e 
34 mm, ao passo que as de plástico são de 6, 15, 25 e 34 mm. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação da terapia por ondas de 
choque, pode-se afirmar que as ponteiras podem ser: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
primárias, secundárias ou terciárias, gerando foco de forma alternada. 
2. 
focais, que vão gerar energia em um foco, ou radiais, que vão divergir de um foco. 
Resposta correta 
3. 
principais, que vão gerar a energia central, e secundárias, que vão gerar energia na periferia. 
4. 
focais, que vão gerar energia em um foco, ou radiais, que vão convergir de um foco. 
5. 
focais, que vão quebrar a energia em um foco, ou radiais, que vão divergir de um foco. 
9. Pergunta 9 
/1 
Há várias terapias combinadas que podem ser utilizadas para os mais diversos tratamentos. Entre 
elas, estão as terapias combinadas de ultrassom com a corrente Aussie; de ultrassom com a corrente 
estereodinâmica; de ultrassom com a criolipólise e de ultrassom com a radiofrequência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as terapias combinadas, analise as 
terapias disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características. 
1) Terapia combinada de adiposidade abdominal. 
2) Terapia combinada de ultrassom com corrente Aussie. 
3) Terapia combinada de ultrassom com corrente estereodinâmica. 
4) Terapia combinada de ultrassom com criolipólise. 
5) Terapia combinadade ultrassom com radiofrequência. 
( ) Esse protocolo é considerado muito eficaz para os casos de redução do percentual de gordura 
abdominal, além da diminuição da circunferência e das dobras cutâneas na região abdominal. 
( ) Com a combinação destas duas terapias pode ser observada uma melhora de cerca de 60% a 70% 
da gravidade da lipodistrofia localizada com relação ao aspecto da pele. 
( ) Através da combinação das duas terapias são observadas alterações com relação à densitometria 
de corpo total, perimetria e plicometria, que ocorrem pré e pós-intervenção. 
( ) Esta combinação é muito eficiente devido à redução da circunferência abdominal, de sete 
centímetros em média, e à diminuição progressiva da quantidade de células de gordura. 
( ) A combinação das duas terapias irá potencializar a perda das medidas graças à redução nos 
adipócitos, que ocorre em função da passagem das correntes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 4, 1, 3, 2. 
2. 
1, 2, 3, 4, 5. 
Resposta correta 
3. 
4, 2, 5, 1, 3. 
4. 
1, 3, 5, 2, 4. 
5. 
1, 4, 2, 3, 5. 
10. Pergunta 10 
/1 
Os sinais mecânicos da terapia por ondas de choque são deslocados em função das alterações 
bioquímicas nas células e na parede das membranas. Isso provoca importantes alterações na parede 
da membrana, devido ao estímulo mecânico denominado de cavitação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terapia por ondas de choque, pode-se 
afirmar que cavitação é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a alternância de um processo regenerativo e degenerativo tecidual, que concebe importantes 
reações bioquímicas intracelulares e extracelulares. 
2. 
um rompimento de microbolhas que ocasiona microrroturas teciduais, gerando reações 
bioquímicas extracelulares, redução da vascularização (neoangiogênese) e da celularidade. 
3. Incorreta: 
a existência de um processo degenerativo tecidual, com redução da vascularização e a criação 
de muitas microbolhas teciduais. 
4. 
uma criação de microbolhas que gera reações bioquímicas intracelulares, aumento da 
vascularização (neoangiogênese) e da celularidade, existindo um estímulo do processo 
regenerativo tecidual. 
5. 
um rompimento de microbolhas que gera reações bioquímicas intracelulares, aumento da 
vascularização (neoangiogênese) e da celularidade, levando a um processo regenerativo 
tecidual. 
Resposta correta