Buscar

2 ATIVIDADE DE FREQUENCIA DIREITO ADM II Formas de provimento e vacância (1)

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
 Campus Londrina
 Escola de Educação e Humanidades
	
Disciplina:
	Direito Administrativo II 10º
	
Professor:
	Kátia Alessandra Pastori Terrin
	
Aluno:
	
 Guilherme Giocondo Pavani
ATIVIDADE DE VALIDAÇÃO DE FREQUÊNCIA
PREZADOS ESTUDANTES, SELECIONEI ALGUMAS QUESTÕES DE CONCURSO PÚBLICO E DA OAB REFERENTE A MATÉRIA ATÉ ENTÃO ESTUDADA (REGIME JURÍDICO DO SERVIDOR PÚBLICO), PARA QUE VOCÊ POSSAM TREINAR E PERCEBER COMO A MATÉRIA PODE SER COBRADA EM QUESTÕES OBJETIVAS.
PROCUREM RESPONDER, PESQUISANDO, SE SENTIR NECESSIDADE, PARA FIXAR MELHOR A MATÉRIA. FAÇAM ANOTAÇÕES, GRIFEM, FAÇAM ANOTAÇÃO DE ARTIGO DE LEI, DA MANEIRA COMO SENTIREM QUE OTIMIZA SEU ESTUDO.
O GABARITO E A CORREÇÃO SERÁ FEITA EM AULA, EM CONJUNTO COMIGO.
LEMBRE-SE QUE A PRÁTICA DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS PERMITE QUE VOCÊS POSSAM APLCIAR O APRENDIZADO EM DETERMINADO ASPECTO AVALIATIVO.
BONS ESTUDOS.
Questões 
1) Constitui forma de provimento de cargo público, de acordo com a legislação que rege a matéria:
a) Reversão, consistente no provimento de cargo decorrente de transformação do originalmente ocupado pelo servidor, condicionada a aprovação em processo seletivo específico.
b) Recondução, consistindo no retorno do servidor ao cargo de origem, quando invalidade sua demissão por decisão administrativa ou judicial.
c) Readaptação, consistente no retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistente os motivos da aposentadoria.
d) Reversão, consistente no retorno à atividade de servidor aposentado, nas hipóteses previstas e lei, no mesmo cargo ou em cargo resultante de sua transformação. Lei 8112/90 – complementando que se já possuir 70 anos completos descarta a Reversão.
2) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
b) Consideram-se formas de provimento original a nomeação de pessoa estranha aos quadros do serviço público, bem como de pessoa que já exercia função pública como ocupante de cargo não vinculado para o qual foi nomeada.
c) O tempo de serviço do servidor afastado será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento. – o correto seria o contrário, pois quando ocorrer a promoção por merecimento não sera contado o tempo de serviço do servidor art. 38, IV CF
d) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um dele durante o período da interinidade.
3) Paulo da Luz ingressou no serviço público no cargo de Analista Judiciário do TRF em 10/04/2000. Em agosto de 2010 foi aprovado em concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Ministério da Fazenda. Para evitar a acumulação ilícita de cargos públicos, solicitou exoneração do cargo ocupado no TRF. Em dezembro de 2011, após regular tramitação de processo administrativo, Paulo foi demitido pelo Ministério da Fazenda pela prática de insubordinação grave em serviço, no curso do estágio probatório. Diante desse fato, considerando que o servidor deixou o cargo de analista Judiciário, após aprovado no estágio probatório, e considerando as disposições do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, qual forma de provimento poderá ser solicitada por Paulo:
a) Poderá pleitear a sua recondução ao cargo anterior, pois já era detentor de estabilidade.
b) Poderá pleitear sua reintegração ao cargo anterior, uma vez que já cumpriu o estágio probatório.
c) Não lhe assiste qualquer direito em relação ao cargo de Analista Judiciário, visto que seu desligamento do cargo de Auditor Fiscal ocorreu por demissão. - Quando o servidor sofrer a punição de demissão esse ficara impedido de ocupar cargo público por 5 ANOS, art. 137 e 117, IX, e XI da lei 8.112/90
d) A sua demissão é nula, visto que a insubordinação, ainda que grave, não é hipótese de demissão, logo poderá pleitear a sua reintegração e regular cumprimento do estágio probatório.
4) Paulo, servidor público ocupante de cargo efetivo e exercendo função comissionada de Chefia, retirou, sem autorização da autoridade responsável, documento interno da repartição em que atua. De acordo com o regime disciplinar previsto na Lei 8.112/90, a conduta de Paulo enseja a aplicação de pena de:
a) Destituição da função comissionada
b) Demissão – quando utiliza recursos materiais da repartição, em qualquer serviço e atividade particular
c) Advertência – retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição.
d) Suspensão
e) Multa.
5) Dentre as formas de provimento de cargo público pode-se citar, exceto:
a) Promoção
b) Transferência – definitivamente não é uma forma de provimento
c) Aproveitamento
d) Recondução
e) Reversão
6) Constitui forma de provimento de cargo público, de acordo com a legislação que rege a matéria: QUESTAO REPETIDA, ESTA IGUAL A Nº 1!
e) Reversão, consistente no provimento de cargo decorrente de transformação do originalmente ocupado pelo servidor, condicionada a aprovação em processo seletivo específico.
f) Recondução, consistindo no retorno do servidor ao cargo de origem, quando invalidade sua demissão por decisão administrativa ou judicial.
g) Readaptação, consistente no retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistente os motivos da aposentadoria.
h) Reversão, consistente no retorno à atividade de servidor aposentado, nas hipóteses previstas em lei, no mesmo cargo ou em cargo resultante de sua transformação.
7) Assinale a alternativa INCORRETA: QUESTAO REPETIDA, ESTA IGUAL A Nº 2!
e) O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
f) Consideram-se formas de provimento original a nomeação de pessoa estranha aos quadros do serviço público, bem como de pessoa que já exercia função pública como ocupante de cargo não vinculado para o qual foi nomeada.
g) O tempo de serviço do servidor afastado será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.
h) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um dele durante o período da interinidade.
8) De acordo com a Lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos federais:
a) Sujeita-se a pena de demissão, cuja ação disciplinar prescreve em dois anos, a partir da data em que o fato se tornou conhecido, a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas.
b) O abandono de cargo, assim como a inassiduidade habitual, sujeitam o servidor à pena de demissão, que, quando aplicada, incompatibiliza o servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 anos. – art. 132 da lei 
c) A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidade de advertência e suspensão.
d) Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com demissão.

Continue navegando