Buscar

Revolução Cubana e seus líderes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
Técnico integrado em agropecuaria
2° ano – b
erick de souza barbosa
THiago marinho
REVOLUÇÃO CUBANA
Resumo
A Revolução Cubana foi conduzida por Fidel Castro, líder de uma guerrilha instalada no interior do território cubano. A guerrilha liderada por Fidel buscava derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, instalada no país desde 1952 por meio de um golpe militar. Após idas e vindas, o movimento instalou-se em Sierra Maestra e foi realizando ataques, os quais resultaram na derrubada do governo cubano. O novo governo cubano que se estabeleceu tinha em Fidel Castro seu grande nome e realizou uma série de mudanças no país, que atraíram a atenção dos Estados Unidos. Os americanos, insatisfeitos, romperam relações com Cuba e tentaram derrubar o governo cubano em 1961. A quebra de relações com os EUA resultou na aliança dos cubanos com a União Soviética.
Fulgêncio batista
Fulgêncio Batista, cujo nome completo era Fulgêncio Batista y Zaldívar, foi um militar e homem de estado cubano, sem duvida nenhuma a mais influente figura política do seu país a partir dos anos 1930, até 1958, quando fugiu. À princípio exercendo o poder político de forma discreta, nos bastidores, Batista foi presidente de Cuba de 1940 a 1944, e depois de um golpe de estado — o segundo que planejou e executou em sua longa carreira militar —, governou o país como ditador, com apoio dos Estados Unidos, de 1952, até a sua deposição, em 1959, pelo movimento revolucionário M-26-7.
Fidel Castro
Fidel Castro (1926-2016) foi um líder revolucionário cubano e comunista.
 
•Através do Diário Alerta e das emissoras Radio Álvarez e COCO, critica duramente o golpe de estado perpetrado por Fulgêncio Batista, em 10 de março de 1952.
 
•Posteriormente, Fidel Castro se exila no México, onde irá planejar a primeira investida revolucionária
[20:45, 18/05/2021] Erick: •A mal fadada tentativa de golpe viria em 26 de julho de 1953. Liderando um grupo de revolucionários, Fidel ataca o Quartel Moncada, em Santiago de Cuba.
 
•Fidel Castro e os participantes do ataque foram presos e condenados a anos de prisão.
 
• Desta derrota, surge o Movimento Revolucionário 26 de Julho. Fidel Castro é anistiado em maio de 1955.
Ernesto Che Guevera
•Che Guevara (1928-1967) foi um guerrilheiro e revolucionário argentino, um dos principais líderes da Revolução Cubana. 
 
•Guevara se tornou o braço direito de Fidel Castro, foi presidente do Banco Nacional e mais tarde Ministro da Indústria de Cuba.
 
• Acreditava na construção do Socialismo. Na Bolívia, organizou um grupo guerrilheiro com o objetivo de unificar o regime político da América Latina.
Em 1954, Guevara foi para o México, onde conheceu os irmãos Fidel e Raul Castro, que estavam exilados depois do golpe de estado de Fulgêncio Batista, apoiado pelos americanos.

Continue navegando