Buscar

Atividade de Pesquisa. (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente
Aluno (a): Roberth Souza Gonçalves.
Data: 27 / 09/2021.
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Qual a causa do fenômeno do golpe de aríete ?
O golpe de aríete é um pico de pressão causado por uma alteração súbita na velocidade do caudal na tubagem. Este fenómeno é denominado "golpe de aríete" porque os picos de pressão são frequentemente acompanhados por um ruído que dá a impressão de haver algo semelhante a um aríete a bater na tubagem.
2) Cite os tipos de Tubulações para Água Quente e classifique suas vantagens e desvantagens na sua utilização:
O tubo de COBRE é uma das opções preferidas para conexões para água quente. Ele é capaz de aguentar temperaturas extremamente altas e pode nunca exigir manutenção caso seja bem instalado.
Os tubos e conexões PPR são uma solução para condução de água quente e fria em instalações hidráulicas. São fabricados com um material inovador e de última geração, o Polipropileno Copolímero Random - tipo 3. Possui um excelente comportamento em altas temperaturas, proporcionando uma longa vida útil à tubulação. O sistema de união por fusão molecular entre tubo e conexão forma uma tubulação contínua, garantindo a estanqueidade absoluta e muito mais segurança à instalação.
3) Defina o que representam a pressão estática, a pressão dinâmica e a pressão de serviço, mostrando a importância de cada uma para o funcionamento adequado da instalação:
A pressão estática é quando a água está parada na tubulação e a pressão dinâmica é quando a água está em movimento na tubulação, existe também a pressão de serviço, que é a máxima que devemos submeter uma conexão, um tubo, uma válvula ou outro dispositivo quando em uso normal.
4) Nos desenhos de instalações hidráulicas, por meio de representação isométrica, os tubos verticais são representados por traços verticais e os tubos horizontais são representados de que maneira?
Nos desenhos de instalações hidráulicas, por meio de representação isométrica, os tubos verticais são representados por traços verticais e os tubos horizontais são representados por
· A.traços inclinados, formando ângulo de 30° sobre a horizontal, para a direita ou para a esquerda.
· B.traços horizontais, afastados dos cantos e margens, pelo menos 30 mm, com distanciamento máximo de 100 mm entre eles.
· C.segmentos de linhas inclinadas, com ângulos de 45° em relação à orientação horizontal, sempre orientados no sentido horário.
· D.barras duplas horizontais, identificadas com um círculo preenchido na cor preta, numerado de 1 a 20, orientado para a esquerda ou para a direita.
· E.segmentos de retas na horizontal, ligados a curvas em perspectiva, com a dimensão da barra e a indicação do raio de curvatura aproximado, sobre a linha de centro do tubo.
5) Qual a capacidade do reservatório em M³ de água de um edifício de 15 pavimentos, com 4 apartamentos de 2 dormitórios por andar, possuindo 2 pessoas por dormitório com consumo de 200 litros diários por pessoa. É necessário o volume de 2 dias de consumo para o abastecimento total do reservatório.
Obs.: Não considerar reserva de incêndio.
Total de 7,200 litros.
6) Quais são e o que caracteriza cada um dos diferentes tipos de distribuição utilizados para as instalações prediais de água:
Direto: São sistemas diretos aqueles em que não há a utilização de reservatório e a água é abastecida diretamente da rede pública para os pontos de utilização. Indireto: No sistema indireto há o uso de reservatórios de água, garantindo o uso de água mesmo quando há a interrupção de fornecimento pela rede pública.
Atividade de Pesquisa: Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Continue navegando