Buscar

prova online 3 Antropologia, Sociologia e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 :
A Antropologia e a educação formam o que podemos chamar de “um saber de fronteira”, construindo um conhecimento baseado na vivência em campo. É na vivência no campo de pesquisa, nas falas e interpretações atribuídas pelos indivíduos pesquisados que podemos identificar o ponto de vista do “outro”, sua forma de elaborar sua cultura, portanto, sua forma de pensar sobre o mundo e sobre si mesmo. Demonstre seu entendimento sobre o conteúdo apresentado assinalando a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Podemos dizer que as “interfaces” entre a Antropologia e a educação vão sendo apresentadas conforme as leituras; as problematizações, durante a pesquisa, começam a ser analisadas. Podemos percebê-las, especialmente, durante o trabalho de campo, na observação participante, na busca de um conhecimento “de dentro”. É na vivência no campo de pesquisa, nas falas e interpretações atribuídas pelos indivíduos pesquisados que podemos identificar o ponto de vista do “outro”, sua forma de elaborar sua própria cultura, portanto, sua forma de pensar sobre o mundo e sobre si mesmo.
	A
	
	A partir dos conhecimentos da Antropologia, podemos nos “localizar” no mundo.
	B
	
	Os estudos da Antropologia sobre a educação dificultam uma tomada de consciência sobre nosso próprio modo de vida.
	C
	
	A etnografia é um método de pesquisa das ciências da religião, utilizado por alguns antropólogos.
	D
	
	A pesquisa teórica utilizada pela Antropologia pode revelar uma cultura organizada e uma história, com valores, categorias, peculiaridades e idiossincrasias, a partir da ótica do pesquisador.
Questão 2 :
Jean Claude Forquin é um estudioso que defende que se devem analisar as relações entre a escola e os fatores externos como o contexto socioeconômico, político-administrativo, e os fatores internos da instituição escolar, como conteúdos e saberes escolares. Sobre o autor, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Para Forquin, existe uma relação recíproca entre educação e cultura. Em outras palavras, para ele a cultura é o conteúdo substancial da educação; por outro lado, é pela educação que a cultura se transmite e se perpetua. A escola seleciona os elementos da cultura que serão transmitidos e os reelabora didaticamente, produzindo uma cultura escolar, dependendo dos interesses sociais, políticos e econômicos em questão.
	A
	
	A escola e a cultura funcionam como instituições únicas e suas relações ocorrem durante as comemorações folclóricas e nas datas festivas.
	B
	
	A cultura seleciona os conteúdos que serão ministrados nas escolas.
	C
	
	A cultura escolar é constituída na seleção da diversidade cultural existente na escola.
	D
	
	Existe uma relação recíproca entre educação e cultura; a cultura é o conteúdo substancial da educação, é pela educação que a cultura se transmite e se perpetua.
Questão 3 :
Os papéis assumidos pelos sexos são construções culturais aprendidas durante o processo de socialização, podendo variar de acordo com a história e a localização. Assim, podemos dizer que os diferentes comportamentos de homens e mulheres são socialmente construídos durante o processo de socialização. Dessa forma os modelos de homem e de mulher que as crianças recebem, na família e na escola, terão uma influência decisiva na construção de suas referências de gênero. Demonstre seu entendimento sobre o tema relacionando as colunas e assinalando a alternativa que apresenta a sequência correta.
	 
(I) Masculino 
 
(II) Feminino 
 
	( ) O uso de saia no uniforme.
( ) Armas de brinquedo.
 ( ) Brincar de boneca.
( ) Fazer “comidinha”.
 
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Na escola, a criança é socializada, isto é, adquiri os comportamentos, as atitudes e os valores culturalmente apropriados para o seu gênero, por meiodo reforço seletivo (expresso especialmente pelo currículo) e a observação de modelos. Isso porque as crianças assumem um papel passivo no processo de aprendizagem dos modelos aceitos socialmente.
	A
	
	I, I, II e II.
	B
	
	II, II, I e I.
	C
	
	II, I, II e I.
	D
	
	II, I, II e II.
Questão 4 :
Com o auxílio dos conhecimentos antropológicos, a educação pode enfrentar os processos discriminatórios e/ou preconceituosos, reforçando o valor das diferenças, contribuindo para uma educação para o respeito e para a valorização dos indivíduos, reconhecendo o papel e o lugar do outro. Sobre a abordagem antropológica da educação, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A antropologia é uma ciência empírica que ocorre na experiência da realidade, mas é também uma reflexão filosófica sobre a realidade estudada – isso faz dela uma das principais fontes de contribuição para as ciências da educação em geral,especialmente ao estudar o ser humano e o seu processo de socialização em aspectos como a construção do corpo e dos sentidos, a imaginação, o outro. Dessa forma, a educação utiliza a Antropologia para decodificar e analisar valores e universos culturais existentes na escola e nas manifestações educacionais não formais que têm origem na herança familiar e na comunidade.
	A
	
	A Antropologia estuda a formação da cultura escolar imposta pelo poder do Estado.
	B
	
	A Antropologia na educação estuda a intencionalidade do poder público na seleção dos conteúdos a serem ministrados.
	C
	
	Ao estudar o ser humano e o seu processo de socialização, em aspectos como a construção do corpo e dos sentidos, a imaginação e o outro, a educação utiliza a Antropologia para decodificar e analisar valores e universos culturais existentes na escola e nas manifestações educacionais não formais que têm origem na herança familiar e na comunidade.
	D
	
	A Antropologia estuda os hábitos, costumes e valores que são trazidos de casa e que deverão ser modificados no processo de inserção do aluno no ambiente escolar.
Questão 5 :
Segundo a sociologia proposta por Weber, é por meio dos valores sociais e de sua motivação que o sujeito produz o sentido da ação social. Dessa forma, para que uma ação seja uma ação social, é preciso que o indivíduo tente estabelecer algum tipo de comunicação com os demais indivíduos envolvidos. Dessa forma, identifique as sentenças e assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Em seguida, assinale a alternativa correta sobre os tipos de ação social:
( ) Ação tradicional: determinada por costume ou por hábito arraigado.
( ) Ação afetiva: é determinada pela crença consciente em um valor importante.
( ) Ação racional relacionada a fins: é determinada pelo cálculo racional dos meios necessários para atingir determinado fim.
( ) Ação racional relacionada a valores: é determinada pela crença consciente em um valor importante.
( ) Ação afetiva: determinada por afetos ou estados sentimentais, dependendo do estado mental do ator em uma dada circunstância. 
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Weber estabelece os quatro diferentes tipos de ação:
1) Ação tradicional: determinada por costume ou por hábito arraigado. Neste tipo de ação, o agente reage de forma automática ao estímulo habitual. Ações desse tipo são orientadas por crenças tradicionais que agem como imperativos morais em julgamentos dos atores. São as ações cotidianas, em que os meios e fins são determinados pelos costumes, sem critérios de avaliação.
2) Ação afetiva: determinada por afetos ou estados sentimentais, dependendo do estado mental do ator em uma dada circunstância.
3) Ação racional relacionada a valores: é determinada pela crença consciente em um valor importante. O objetivo do ator é colocar em prática suas convicções, de confirmar seus valores (seu dever, sua honra, sua beleza, sua religiosidade, sua lealdade pessoal).
4) Ação racional relacionada a fins: é determinada pelo cálculo racional dos meios necessários para atingir determinado fim. É o tipo mais racional de ação, nela o ator é livre para escolher os meios para atingir fins racionais.
	A
	
	Todas as alternativasestão incorretas
	B
	
	Todas as alternativas estão corretas
	C
	
	V, F, V, V e F.
	D
	
	V, F, V, V e V.
Questão 6 :
A escola, assim como as demais instituições sociais, está inserida em uma realidade social maior que ela, que a influencia e é influenciada por ela. Em outras palavras, a escola reflete e é o reflexo da sociedade onde está inserida. A escola é o “espelho” das condições sociais dos alunos, professores, administradores, enfim, de todos os membros que compõem a comunidade escolar. Demonstre seu aprendizado assinalando a alternativa correta sobre a abordagem sociológica da educação.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Em linhas gerais, podemos dizer que a Sociologia da Educação tem como foco de pesquisa dois aspectos fundamentais: • Um aspecto teórico: o estudo dos processos e influências sociais que atuam na atividade educativa, dentro e fora da escola. O conhecimento da realidade educativa. • Um aspecto prático: a aplicação dos conhecimentos sociológicos na atividade educativa. A modificação da atividade educacional por intermédiodo conhecimento da realidade social.
	A
	
	A Sociologia pesquisa os processos e influências sociais que atuam na atividade educativa.
	B
	
	A Sociologia estuda a modificação da atividade educacional por meio do movimento histórico revolucionário.
	C
	
	A Sociologia estuda o processo de “massificação cultural” produzido pela escola.
	D
	
	É parte dos estudos sociológicos da educação estabelecer critérios para que a escola defina seu currículo.
Questão 7 :
Paulo Freire desenvolveu sua teoria crítica tendo por base o conhecimento como um processo capaz de libertar o homem dos fatores determinantes da economia, da política e da sociedade. Sobre o pensamento de Freire, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Partindo do princípio de que não existe neutralidade na educação, Freire a entende como um ato político, ou seja, como um mecanismo de disputa de poder. Assim, a educação libertadora precisa tornar visível a realidade do sistema capitalista opressor e sua ideologia dominante, visando à transformação social de forma crítica e participativa.
	A
	
	A educação é neutra, não representa nem está a serviço dos interesses das classes dominantes.
	B
	
	A educação é um mecanismo de disputa de poder, os donos das escolas mandam e os educadores obedecem.
	C
	
	A educação libertadora é a educação vinculada com a teologia libertadora da Igreja Católica.
	D
	
	A educação não é neutra, porém,por intermédio dela, podemos nos libertar e tornar visível a opressão do sistema capitalista e sua ideologia.
Questão 8 :
Pelas instituições educativas são criados mecanismos de distribuição das posições e de status social. É o processo educativo oficial que determina nosso lugar na “escala” social. Sobre o tema, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
As possibilidades maiores de mudança de posição social e de alcançar maior status dependem dos investimentos em educação que cada família está disposta a colocar (investimentos em cursos de capacitação, cursos de línguas, viagens de intercâmbio). Isso resulta em maiores chances de conseguir os melhores empregos e cargos disponíveis, com os melhores salários, elevando as suas posses e, consequentemente, sua posição e prestígio sociais.
	A
	
	A educação formal não é responsável pela desigualdade social, visto que ela apenas reproduz o que já ocorre na sociedade.
	B
	
	Os diplomas servem como instrumentos de legitimação da estrutura social existente.
	C
	
	A mudança de posição social e de status está relacionada à quantidade de investimento em educação feito pela família.
	D
	
	O status social corresponde diretamente ao nível de escolarização do indivíduo.
Questão 9 :
Quando entendemos a educação como uma prática social, nos referimos às relações sociais que os homens estabelecem com outros homens, com as instituições sociais, como agentes que constroem e são construídos por essas relações. Com base no conteúdo apresentado na disciplina, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
A educação como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outras esferas da vida social, é a educação que se constitui numa atividade humana e histórica, que se define na totalidade das relações sociais.
	A
	
	A educação como prática social é aquela exercida na práxis educativa.
	B
	
	A educação como prática social é uma atividade humana e histórica que define as relações sociais.
	C
	
	A educação como prática social é a ação racional dos indivíduos, estabelecendo uma comunicação de significados sociais.
	D
	
	A educação como prática social se dá pelo reconhecimento da diversidade cultural da sociedade em que a escola está inserida.
Questão 10 :
Reconhecer que somos diferentes é um dos principais passos para reconhecer que vivemos em uma diversidade cultural, na qual precisamos combater os estereótipos e os estigmas sociais que marginalizam uma parcela significativa da população, aqueles que não correspondem ao padrão étnico dominante. A partir dessa afirmação, marque V para a(s) sentença(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s) e em seguida assinale a alternativa correta:
( ) As questões sobre a diversidade cultural referem-se a um exercício de tolerância, respeito e aceitação com o “outro”, com o diferente.
( ) As diferenças culturais manifestas são resultado das relações de poder que constroem a sociedade.
( ) A diversidade cultural é um processo de exclusão e marginalização do “diferente do eu”.
( ) A diversidade cultural é um processo de aceitação das diferentes formas culturais existentes na sociedade.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Colocar as questões referentes à diversidade cultural no debate não é apenas um exercício de perceber os diferentes, de tolerar o “outro”. Mais do que respeitar e admitir a diferença, é preciso explicar a diferença, como ela é produzida e em que relações de poder ela está estabelecida. Em outras palavras, podemos dizer que a diversidade cultural é um processo conduzido pelas relações de poder constitutivas da sociedade, que estabelece o “outro” diferente do “eu” e o “eu” diferente do “outro” como um mecanismo de exclusão e marginalização.
	A
	
	V, F, F e V.
	B
	
	V, F, V e F.
	C
	
	F, F, V e V.
	D
	
	F, V, V e F.

Continue navegando