Buscar

Produção de sementes de forrageiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Uberlândia-UFU
Faculdade de Medicina Veterinária-FAMEV
Disciplina: Agrostologia
Produção de sementes de forrageiras
Laís Alves Amim – 11711MEV051
Uberlândia MG 2021
A produção de sementes é um processo complexo e condicionado por uma série de fatores específicos e bem determinados. O termo " Plantas forrageiras" abrange um número relativamente grande de gêneros, espécies e variedades; cada uma com características bastante peculiares. A maioria das plantas forrageiras pertencem a duas famílias, as gramíneas e as leguminosas. À família das gramíneas pertencem, em geral, as ervas de pequeno porte, denominadas de "capim". Fazem parte dessa família os capins jaraguá, gordura, braquiária, elefante entre outros. Já as plantas que compõem a família das leguminosas possuem aspectos e características bastante diversas das gramíneas, sendo as mais utilizadas, como forrageiras, as herbáceas.
A ampla disponibilidade de sementes de forrageiras é fundamental à expansão e a renovação das áreas de forragens que, no Brasil, constituem a base da alimentação do rebanho. No entanto deve ser salientado que, em cerca de 15 anos o Brasil passou da condição de importador para a de exportador, maior produtor e consumidor mundial desse tipo de sementes.
A seleção do local ou região com características climáticas especificas para exploração e produção de sementes é fundamental para garantir uma boa qualidade. Os componentes do clima de uma região como precipitação total e sua distribuição dentro do ano, temperatura e radiação, influenciam as fases de crescimento vegetativo e reprodutivo da cultura, a colheita e o tipo de manejo posterior. Para gramíneas, as condições climáticas prevalecentes durante a fase reprodutiva, afetam um dos principais determinantes da qualidade de sementes, que é a produção de sementes maduras na época da colheita. 
Os problemas de colheitas de sementes de forrageiras podem ser atenuados pela aplicação, em intensidade e épocas adequadas, de práticas de manejo que podem variar: em função da espécie ou variedade, do método de colheita a ser empregado, da disponibilidade de recursos e outros fatores. E essas práticas podem resultar em maior produção devido a busca de maior eficiência em todo o processo. 
Existe um grande número de fatores que afetam a qualidade das sementes, destacando-se os genéticos, fisiológicos e ambientais. Como genéticos destacam-se diferenças de vigor, longevidade e vantagens aferidas pela heterose. Os fisiológicos têm sua ação determinada pelo ambiente durante a produção, a colheita, beneficiamento e armazenamento. Os fatores sanitários se caracterizam pelos efeitos deletérios dos microrganismos e insetos associados as sementes. Da mesma forma que são observados problemas de redução no rendimento a nível de campo, também pode ocorrer redução da qualidade para fins de comercialização e semeadura, devido a incidência de patógenos. 
O sucesso na atividade de produção de sementes está bastante relacionado à capacidade do produtor em reconhecer as diferentes fases dos ciclos de desenvolvimento, tanto de plantas individuais quanto de populações. Colheitas tardias resultam baixa produção por perdas na degrana, em colheitas antecipadas observa-se baixa qualidade por causa do número elevado de sementes em formação. 
É indiscutível o potencial que o Brasil apresenta para a produção de sementes de forrageiras tropicais. A condução racional das diretrizes do processo de produção dessas sementes, de forma a maximizar a eficiência e participação dos componentes, quer de iniciativa pública ou privada, poderá certamente colocar o país numa posição de destaque mundial em produção e consumo de sementes dessas forrageiras. Para tanto, ainda é necessário que incrementos aconteçam em pesquisas nas diversas etapas de produção. 
A qualidade de sementes em relação à germinação nestas espécies, com certeza é o grande problema a ser enfrentado. Para isso a participação de um sistema efetivo de fiscalização, e ação complementar de laboratórios bem equipados monitorando a produção, será fundamental. 
Aumento de produção poderá ser obtido com o uso de práticas de manejo recomendadas. Destacam-se o uso de nitrogênio associado a cortes de uniformização, pois contribui para reduzir custos e melhoria de qualidade e quantidade de sementes produzidas. Entretanto o uso dosagens adequadas para cada região de forma a contornar o problema de acamamento, bem como efeitos negativos dos cortes em épocas inadequadas são necessários. 
Até o momento que a pesquisa não apresentar solução para a desuniformidade e florescimento prolongado dentro da inflorescência, variação entre plantas e a baixa retenção de sementes maduras, os problemas de colheitas continuarão a ser o ponto crítico do sistema de produção. A época de colheita dessa forma passará a exercer grandes efeitos no processo de conservação a ser adotado, e não deve ser esquecido que níveis de qualidade adequados deverão ser obtidos e conservados.
Referências: 
PRODUÇÃO DE SEMENTES DE FORRAGEIRAS NO BRASIL. [s.l.]: , [s.d.]. Disponível em: <http://atividaderural.com.br/artigos/530f757c26f10.PDF>.
‌

Outros materiais