Buscar

Formação social, hist. e política do Brasil

Prévia do material em texto

O regime de monarquia vigorou no Brasil dos anos de 1808 a 1889. Quando da reflexão sobre o processo de transição da Monarquia à República, não é possível deixar de considerar a importância da chamada questão militar. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
· Na segunda metade do século XIX, principalmente após o término da Guerra do Paraguai (1884-1887), as relações entre o governo imperial e o Exército eram de descontentamento e insatisfação.
· A filosofia positivista, em voga na Europa, e que defendia a ciência como a principal responsável e promotora de progresso, de desenvolvimento e “civilização” era condenada pelo grupo dos militares.
· O fato de os integrantes do Exército não poderem expressar sua insatisfação na imprensa da época foi um dos fatores que contribuíram para o aparecimento da questão militar.
· Nos meios militares, havia uma profunda frustração com o governo imperial; dada especialmente diante da falta de investimentos, equipamentos, treinamentos e salários.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) As sentenças II, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
2º Brasil das primeiras décadas do século XX foi marcado por inúmeros movimentos e agitações populares e de trabalhadores, que reclamavam por melhores condições de trabalho e salários. Segundo os estudiosos, o movimento operário ganhou forte estrutura e alcance em suas ações, pois os integrantes possuíam larga experiência com organização de trabalhadores e movimento sindical. Sobre o trabalho nas primeiras décadas do século XX no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Muitos dos trabalhadores eram de origem europeia, haviam entrado em contato com o cotidiano do trabalho operário e do movimento sindical antes de chegar ao Brasil.
( ) As regiões que mais apresentaram agitações de operários foram o Sul, o Nordeste e Norte do Brasil.
( ) As questões que os trabalhadores reivindicavam não diziam respeito somente a melhorias ao operariado no interior das fábricas, mas nas condições gerais de vida dos moradores das regiões industriais.
( ) Muitos dos imigrantes europeus já demostravam conhecimentos do sistema socialista, do anarquismo e em formas e sistema de transformação da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) F – V – V – V.
B) V – V – F – V.
C) V – F – V – V.
D) V – V – V – F.
3No começo do século XX, as estruturas políticas e econômicas do Brasil foram fortemente marcadas por latifundiários e pecuaristas que na figura de coronéis exerciam mandos e desmandos no interior do Brasil. Ao mesmo tempo ocorriam a formação de banditismo e milícias, o que Hobsbawm (1975) explicou como o “uma forma bastante primitiva de protesto social organizado” diante dos privilégios políticos e econômicos de determinados grupos. Tendo em consideração o movimento de milícias e banditismo que ficou conhecido como ‘cangaço’, ocorrido na região nordeste do Brasil, quem foram as principais lideranças?
FONTE: HOBSBAWM, E, J. Bandidos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1975.
A) Luís Carlos Prestes e Olga Benário.
B) Lampião e Maria Bonita.
C) Teixerinha e Meri Terezinha.
D) Giuseppe e Anita Garibaldi.
4A Política dos Governadores que ocorreu nª Brasil ao longo da primeira metade do século XX consistia na articulação dos interesses das elites políticas paulistas e mineiras. Foi responsável por favorecer o surgimento da chamada Política do Café com Leite, ou seja, aos interesses de um grupo de grandes fazendeiros do ramo agrícola e pecuarista somente. Sobre o que mais caracteriza a política das oligarquias do café-com-leite, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No interior desta política, encontrava-se o anseio por uma maior autonomia dos estados, que seria alcançada através da política de federalização dos estados brasileiros em relação ao Governo Federal/União.
( ) O contexto político foi marcado por crises econômicas oriundas ainda da segunda metade do século XIX, que haviam enfraquecido estados, principalmente os da região Nordeste.
( ) Do ponto de vista econômico, a Primeira República sofreu abalos políticos que advinham da crise econômica que existia no interior do Brasil, e que recaía em especial nas atividades econômicas do café em nível internacional.
( ) Ao longo da década de 1920, principalmente em seus últimos anos, as elites econômicas desestabilizam-se e a política dos governadores enfraqueceu a ponto de não mais se sustentar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – F – V.
B) V – F – F – V.
C) V – F – V – F.
D) F – V – V – F.
5As condições políticas e sociais que existiam no Brasil nos primeiros anos da Proclamação da República não foram de estabilidade e de satisfação, ao ponto que incorreram inúmeras revoltas e resistências, dentre elas pode-se mencionar a Revolta de Canudos. Aos olhos do governo e do exército brasileiro, a revolta que foi liderada por Antônio Conselheiro, representava um movimento de resistência ao novo sistema político implantado no Brasil.
No texto abaixo consta uma breve descrição sobre Antônio Conselheiro e de como vivia no interior nordestino, observe:
TEXTO I:
“Apareceu no sertão do Norte um indivíduo, que se diz chamar Antônio Conselheiro e que exerce grande influência no espírito das classes populares. Deixou crescer a barba e os cabelos, veste uma túnica de algodão e alimenta-se tenuemente, sendo quase uma múmia. Acompanhado de duas professas, vive a rezar terços e ladainhas e a pregar e dar conselhos às multidões, que reúne onde lhes permitem os párocos”.
- Descrição da Folhinha Laemmert, de 1877, reproduzida por Euclides da Cunha em Os Sertões, 1902.
IMAGEM I:
Agora repare no conteúdo da caricatura que é de 1896, atribuída que faz alusão à Antônio Conselheiro e ao movimento de Canudos:
Na parte esquerda da imagem está Antônio Conselheiro de cajado acompanhado de dois homens armados com bacamarte confrontando à frente, no lado direito da imagem, a alegoria que representava a República brasileira.
IMAGEM I
Desenho de Angelo Agostini, Antônio Conselheiro rechaça a República, Revista Ilustrada, 1896.
FONTE DA IMAGEM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos#/media/File:Conselheiro_Revista_Ilustrada.jpg. Acesso em: 16 jul. 2018.
Levando em consideração os conteúdos presentes no Texto 1 e na Imagem 1 e a discusão feita por historiadores e pesquisadores sobre Antônio Conselheiro e o Movimento de Canudos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Antônio Conselheiro foi um líder messiânico que pregava a vinda de uma espécie de Monarquia Celestial.
( ) Antônio Conselheiro foi um líder de jagunços que assaltavam e saqueavam as grandes propriedades no interior nordestino.
( ) Canudos reuniu milhares de sertanejos pobres e não chegava a possuir estrutura político-administrativa nem organização militar para confrontar as tropas do governo.
( ) Antônio Conselheiro e Canudos centralizaram e organizaram os movimentos de resistência à república que eclodiram em diversas regiões do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – F – V – F.
B) V – V – F – F.
C) F – V – F – V.
D) F – V – V – F.
6ª edição especial do “Jornal do Senado”, publicada na data do dia 16 de novembro de 1889, relatou os principais episódios da Proclamação da República. O Jornal foi elaborado a partir de reportagens publicadas nos demais jornais da época e dos textos publicados pelos principais líderes que atuaram em defesa do novo regime. O jornal conta com nove páginas e entre as principais chamadas e manchetes de destaque estão as seguintes expressões:
SOBRE A MONARQUIA: “Regime caiu sem que um único tiro fosse disparado”; “Regime cai vítima da própria falta de sustentação social ou política”; “Regime excessivamente conservador e fechado não conseguiu dialogar com os segmentos da sociedade, entreeles o Exército, que se destacou na Guerra do Paraguai”.
SOBRE A REPÚBLICA: “Deodoro lidera movimento militar que implanta a República no país”; “O Brasil agora é República”; “Ao povo, promessas de liberdade. Às províncias, ameaças”; “Primeiro ministérios tem dois militares e quatro civis. Falta ser confirmado nome para agricultura”.
A partir das manchetes do Jornal do Senado sobre o processo de Proclamação da República, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A República teve caráter democrático, forte apoio do povo e foi liderado por Deodoro da Fonseca.
( ) A equipe de governo ainda não estava completa e os nomes confirmados eram de civis e militares.
( ) O exército pode ser considerado como um dos principais opositores do regime monárquico.
( ) A monarquia estava desgastado e não foi necessário muitos atos e movimentos para sua derrocada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/arquivos_jornal/arquivosPdf/encarteRepublica.pdf. Acesso em: 21 jun. 2018.
A) F – V – V – F.
B) V – F – F – V.
C) F – V – V – V.
D) V – V – F – F.
7Ao longo do período da República Velha, surgem os movimentos sociais que traziam em suas pautas as causas dos setores trabalhistas do recente ciclo econômico do país, o da indústria e da mão de obra, constituído pelos operários urbanos. Sobre os impasses e as reivindicações que recaíam sobre esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Durante a Primeira República, ocorria forte segregação geográfica e discriminação sociocultural entre os operários e as classes dirigentes, o que foi responsável por favorecer o nascimento de vilas e bairros operários, que isolava-os das proximidades dos centros urbanos, palco primordial para atividades comerciais e os bairros burgueses.
( ) O movimento operário não foi forjado de forma coesa e unilateral, além dos simpatizantes e manifestos do socialismo, coexistiam em seu interior também anarquistas, que acabaram por configurar o movimento anarco-sindicalista e conseguiram exercer hegemonia no interior do movimento operário organizado.
( ) A corrente anarco-sindicalista, em suas ações práticas de reivindicação, optava pela via política da “ação direta”, cuja principal estratégia residiu na organização das greves, que os diferenciava dos grupos socialistas.
( ) A expansão do anarco-sindicalismo se deu em especial a partir do ano de 1922, e conseguiu rapidamente obter o fortalecimento do movimento operário brasileiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – F – F – V.
B) F – V – V – V.
C) F – V – V – F.
D) V – V – V – F.
8Marechal Deodoro da Fonseca comandou o grupo que defendeu a decretação da República e o fim do regime e modelo político de Monarquia. Para que os ideais deste grupo fossem levados a cabo, foi necessário que um conjunto de fatores e fatos somassem forças nesse sentido. Sobre os fatores que colaboraram para este cenário favorável, analise as opções a seguir:
I- A abolição dos escravos.
II- O descaso dos grupos militares.
III- O desejo da elites.
IV- Os movimentos sociais liderados por escravos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As opções I, II e IV estão corretas.
B) As opções II, III e IV estão corretas.
C) As opções I, II e III estão corretas.
D) As opções I e IV estão corretas.
9Dentre as movimentações de intelectuais que se formaram no Brasil do final do século XIX, ocorre que se formaram vários grupos e movimentos se articularam no sentido de manifestar e apoiar ações cujo discurso versava contrariamente às práticas de tráfico escravo e regime de escravidão. No contexto de discursos e movimentos antiescravistas do final do século XIX, com base no que existiam, assinale a alternativa CORRETA:
A) Clubes de Caça e Tiro.
B) Associação de Comandantes da Marinha.
C) Clubes Abolicionistas.
D) Confrarias da Ciência Cristã.
10Nas primeiras décadas do século XX, o Brasil se encontrava em meio a um contexto de crises que se abatiam e repercutiam no interior do Brasil. Este cenário favoreceu a atuação de milícias armadas e a formação de revoltas populares. Em 1906, foi assinado o Convênio de Taubaté, convênio foi responsável por favorecer determinados estados brasileiros nas atividades econômicas, assim como no que diz respeito a questões políticas no cenário nacional. Com relação aos beneficiados pelo Convênio de Taubaté, analise as sentenças a seguir:
I- O convênio favorecia os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
II- O convênio atendia aos interesses de pequenos produtores agrícolas e sertanejos.
III- O convênio favorecia os lucros e preços dos grandes produtores de café e leite.
IV- O convênio faz parte de todo um conjunto de medidas políticas, como a “política dos governadores”.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Continue navegando