Buscar

ATIVIDADE - 01 - OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO:		 	ENGENHARIA DE SOFTWARE
DISCIPLINA: 		ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
SMESTRE:			4º SEMESTRE
ATIVIDADE 01		VALOR 5,0
NOME DO ALUNO: Diego de Oliviera Caldeira	
RGM: 123.621
01 – O que é Arquitetura e Organização de Computadores?
	Resposta: Arquitetura de computador refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador, são aqueles atributos que possuem um impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Organização de computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais.
Então, podemos entender que a Arquitetura de Computadores como as partes físicas da máquina que impactarão nas decisões ao se projetar um programa. 
02 – Quais são as principais funções do computador?
	Resposta: As funções básicas de um computador são a entrada, o controle dessa entrada, o armazenamento desses dados, o processamento desses dados e a saída das informações processadas.
03 – Quais são os tipos de Sistema de Numeração?
	Resposta: Os diferentes sistemas de numeração foram criados sempre com o intuito de representar quantidades, esses sistemas podem ser posicionais (onde o valor de um algarismo depende da posição na composição do seu número) ou não posicionais (onde o valor não depende da posição, dependendo unicamente do algarismo). Existem os sistemas antigos, como o egípcio e o babilônico, e os sistemas modernos, como o Decimal, Binário, Octal e Hexadecimal.
04 – O que é TABELA ASCII?
	Resposta: ASCII é uma sigla para “American Standard Code for Information Interchange” (Código Padrão Norte-americano para Intercâmbio de Informações). Esse código foi proposto por Robert W. Bemer em 1961 visando padronizar os códigos para caracteres alfanuméricos (letras, sinais, números e acentos). O código é um dos responsáveis pela possibilidade de "navegar" na web, mandar e-mails e jogar games, entre outras coisas.
05 – Como são feitas as Multiplicações Binárias?
Resposta: A multiplicação binária pode ser feita de duas formas: 
a) Somar o multiplicando sucessivamente, tantas vezes for o valor da multiplicação. Ou seja, para uma multiplicação 3 * 5, poderíamos resolver da seguinte forma: 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15. Porém, deve-se levar em consideração diversos fatores, como “o sinal do número, o espaço disponível para armazenar os números internamente na máquina etc.” como indica Monteiro (2007, p. 442); 
b) Fazer a multiplicação da mesma forma que o sistema decimal, fazendo os deslocamentos dos resultados parciais. Seguem-se as regras da soma binária para somar as parcelas e as seguintes regras para realizar a multiplicação de valores.
06 - Como são feitas as Divisões Binárias?
Resposta: Sempre temos que lembrar que o divisor não pode ser igual à zero, pois não existe divisão por zero. Assim, as possiblidades de divisão se reduzem a apenas duas situações:
0 / 1 = 0
1 / 1 = 1
Uma possibilidade de fazermos uma divisão binária é por sucessivas subtrações, onde subtraímos sucessivamente o dividendo pelo divisor até que chegamos a um valor menor que o valor atual do dividendo (se não for zero, ele será o resto). Nessa situação é considerado o quociente como a quantidade de vezes em que essa operação foi efetuada. É um método mais simples de implementação em circuitos digitais (MONTEIRO, 2007). Outra possibilidade é fazermos o processo comum, que nós fazemos no sistema decimal. Monteiro nos explica algumas regras:
a) A partir da esquerda, avançam-se tantos algarismos quantos sejam necessários para obter-se um valor igual ou maior que o divisor; 
b) Encontrado esse valor, registra-se 1 para o quociente;
c) Subtrai-se do valor obtido no dividendo o valor do divisor (na divisão binária, como o quociente somente pode ser de valor igual a 1, a subtração é sempre o próprio valor do divisor);
d) Ao resultado acrescentam-se mais algarismos do dividendo (se ainda houver algum), até obter-se um valor igual ou maior que o divisor (como no item a). Se o(s) algarismo(s) forem zero, acrescentam-se zero(s) ao quociente;
e) Repete-se o processo a partir do item b, até que se esgotem os algarismos do dividendo (MONTEIRO, 2007, p. 442).
07 – O que é UCP e quais são suas principais funções?
Resposta: Unidade Central de Processamento, em inglês CPU, é responsável por fazer os cálculos e o controle dos demais subsistemas de um computador. Possui as seguintes funcionalidades: Processamento de dados, Armazenamento de dados, Movimentação de dados e Controle.
Tudo que ocorre dentro de um computador passa pela CPU. É esse sistema que ordena todas as operações que são executadas dentro do computador, através das instruções que são criadas pelo programador, e armazenadas na memória secundária através de um programa. Quando o programa é executado, a UCP ordena o armazenamento das instruções na memória principal e a recuperação das instruções, para a CPU.
	Em termos de estrutura, podemos caracterizar o computador de acordo com as partes descritas na Máquina de Von Neumann, que são: 
• Unidade Central de Processamento (UCP/CPU): Esse componente tem como função controlar as operações e processar os dados e as instruções que são passadas para o computador;
• Memória Principal: Tem a função de armazenar dados que serão processados em algum momento pela UCP;
• Sistema de Entrada e Saída: Tem como papel mover dados entre o computador e o seu ambiente externo;
• Sistema de Interconexão do Sistema: Definido por STALLINGS (2010, p. 10) como “algum mecanismo que oferece comunicação entre CPU, memória principal e E/S”. Um exemplo de sistema de interconexão que existe nos computadores atuais é o barramento do sistema.
08 – O que são registradores?
Resposta: “Memórias elaboradas com o mínimo de transistores possível, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia de armazenamento.” Assim Brito (s.d., p.19) define os registradores que é o primeiro lugar onde fica um dado ou uma instrução chega na CPU. 
Para acompanhar a velocidade de processamento da CPU, os registradores possuem a melhor tecnologia de armazenamento, usando os mais rápidos transistores. Por isso, a tecnologia de memória empregada nos registradores é cara, e os processadores implementam registradores com capacidades baixas, capazes de armazenar apenas um conjunto de instruções ou dados que serão utilizados no processo.
Enquanto que os computadores atuais possuem memórias principais de tamanhos que variam de 4 a 16 GB, os processadores da linha Core i7 da Intel possuem 8 registradores de 32 bits, quando está executando no modo 32 bits e 16 registradores [de 64 bits] no modo 64 bits. Mais detalhes a respeito disso podem ser vistos no Manual do Desenvolvedor para Arquiteturas 32 e 64 bits da Intel (INTEL, 2019).
Ainda segundo Willian Stallings, os registradores desempenham dois papéis, a qual são classificados como:
• Registradores Visíveis ao Usuário: possibilitam que o programador de linguagem de máquina diminua as referências de memória, usando os registradores ao seu favor;
• Registradores de Controle e Estado: são usados pela unidade de controle para controlar a operação do processador e de programas de nível privilegiado do Sistema Operacional para controlar a execução de programas (STALLINGS, 2010).

Continue navegando