Buscar

Aula 8 - Gestão da demanda

Prévia do material em texto

Gestão da demanda
O que é?
Gestão da demanda
O gerenciamento da demanda está relacionado à maneira como a empresa integra as informações de demanda dos clientes internos e externos com o sistema de planejamento e controle da produção.
Atualmente as informações capturadas no gerenciamento da demanda podem ser usadas na melhoria do desempenho atual e futuro da empresa.
Gestão da demanda
As informações da demanda e sua previsão são importantes para a gestão de estoque que, em termos financeiros, é o foco de grande preocupação das empresas, principalmente, de manufatura. 
Todas as empresas precisam manter estoque, seja para vender, seja para fornecer material ou insumo para a produção ou operação. 
Gestão da demanda
Gerenciar a demanda diz respeito à identificação de todas as demandas dos clientes internos e externos. 
O gerenciamento da demanda inclui as atividades desde a previsão de demanda, o processamento de pedido até a conversão dos pedidos específicos dos clientes em datas prometidas de entrega, confirmando a situação dos pedidos e a comunicação de mudanças.
Gestão da demanda
O gerenciamento da demanda é o elo entre o mercado e as atividades de PCP, por meio da disponibilização de informações, previsões e necessidades de demanda para o Plano de Produção ou o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) e para o Plano Mestre de Produção (PMP).
Gestão da demanda
Para Vollmann et al. (2006), as atividades de gerenciamento da demanda direcionam o alinhamento das estratégias de produção, de estoques, de capacidade e as necessidades dos clientes, uma vez que diferentes estratégias, capacidades e necessidades definem diferentes ambientes de manufatura para o Planejamento e Controle da Produção.
Um elemento importante para entender o que isto significa para o PCP é o ponto de entrada de pedido.
Gestão da demanda
A figura ilustra que o ponto de entrada de pedido pode mover-se do estoque de produtos acabados da empresa para o fornecedor. Além disso, diferentes lugares do ponto de entrada de pedido originam diferentes ambientes de produção e interferem no gerenciamento da demanda.
Gestão da demanda
No ambiente de produção para estoque (MTS), o foco do gerenciamento da demanda é a manutenção dos níveis de estoques de produtos acabados. Neste ambiente, os clientes compram diretamente do estoque disponível. Deste modo, o nível de serviço ao cliente é determinado pela disponibilidade ou não de estoque para atender aos pedidos.
Gestão da demanda
No ambiente de montagem sob pedido (ATO), o papel do gerenciamento da demanda é definir o pedido do cliente em termos de opções componentes e assegurar que possam ser combinadas em produtos viáveis. O estoque de componentes define o serviço ao cliente.
Gestão da demanda
No ambiente de produção sob pedido (MTO) e projeto sob encomenda (ETO), o foco do gerenciamento da demanda deve ir além do estoque de matérias-primas, pois o PCP ainda não tem informação sobre o que os clientes irão comprar. O gerenciamento da demanda concentra-se no estoque de matérias-primas e nos componentes do ambiente de produção com base nos pedidos.
Gestão da demanda
Já no ambiente de projeto sob pedido, o foco recai na capacidade de engenharia, uma vez que o fornecedor possui o estoque.
Métodos de previsão da demanda
O gerenciamento de sistemas de manufatura passa pelo mapeamento, pela definição dos fluxos produtivos, envolve a identificação das restrições:
fornecimento (custo e disponibilidade de matéria-prima)
produtivas (tempo de processamento e disponibilidade de recursos produtivos) 
mercadológicas (demanda e preço de venda)
Métodos de previsão da demanda
Melhores previsões permitem que os programadores utilizem a capacidade de forma eficiente e reduzam o tempo de reação dos clientes e os níveis de estoque.
Dessa forma, a previsão de demanda definirá:
quais produtos fabricar/comprar;
quantos produtos fabricar/comprar;
quando os produtos serão comprados pelos clientes.
Métodos de previsão da demanda
Em relação a demanda existem cinco padrões básicos:
horizontal – flutuação de dados em torno da média constante;
tendência – aumento ou redução sistemática da média das séries ao longo do tempo;
sazonal – aumento ou redução da demanda dependendo da hora do dia, da semana, do mês ou da estação;
cíclico – aumentos e reduções graduais da demanda menos previsíveis em períodos mais longos de tempo (anual);
aleatório – este padrão apresenta uma variação da demanda que resulta do acaso e, por isso, não pode ser previsto.
Métodos de previsão da demanda
Existem dois tipos de técnicas de previsão são utilizados para projetar a demanda: Métodos qualitativos e métodos quantitativos.
Os métodos qualitativos incluem o método de julgamento, que traduz a experiência dos gerentes, a pesquisa com consumidores e as estimativas da equipe de vendas em projeções quantitativas. 
Nos métodos quantitativos inclui o método causal que usa dados históricos para variáveis independentes, tais como, promoções, condições econômicas e ações dos concorrentes de forma a prever a demanda. 
Métodos de previsão da demanda - Quantitativo
Previsão com Média Móvel
A previsão para o próximo período é baseada na média aritmética dos valores de “n” períodos anteriores. Exemplo: dados da demanda de um produto para 2010.
R.: A previsão para 2010, baseada na média móvel dos três anos (n)
anteriores, é de (540+660+600) / 3 = 600 unidades.
Métodos de previsão da demanda - Quantitativo
b) Previsão com Suavização Exponencial
Este método elimina muitas desvantagens da técnica da média móvel, pois ajusta os pesos atribuídos aos dados passados, de modo que os dados antigos tenham menos peso. Valoriza os dados mais recentes e apresenta menor manuseio de informações passadas.
Apenas três fatores são necessários para gerar a previsão do próximo período:
a previsão do último período ( );
o consumo real no último período ( );
uma constante que determina o valor ou a ponderação dada aos valores mais recentes (α).
Métodos de previsão da demanda - Quantitativo
b) Previsão com Suavização Exponencial
Ex: o nível de consumo de uma peça mantém uma oscilação em torno da média. A empresa utiliza o cálculo da previsão com suavização exponencial. A previsão de consumo para 2009 era de 1.230 unidades, tendo o ajustamento um coeficiente de 0,10. Em 2009, o consumo real foi de 1.200 unidades. Qual é a previsão de consumo para 2010?
Previsão 2010 = 0,10 x 1.230 + (1-0,10) x 1.200
Previsão 2010 = 123 + 1.080 = 1203 unidades
Os métodos da média móvel e suavização exponencial são úteis para previsões de curto prazo. 
Métodos de previsão da demanda - Quantitativo
c) Método de Regressão Linear
Este método causal é um dos mais conhecidos e usados.
Na regressão linear, uma variável dependente relaciona-se a uma ou mais variáveis independentes por meio de uma equação linear. A variável dependente é aquela que o gerente quer prever. As variáveis independentes, como os gastos com propaganda, o preço de venda, etc., afetam a variável dependente e ocasionam os resultados observados no passado.
Este modelo busca determinar a melhor linha de ajuste, a que passa mais perto de todos os dados coletados, ou seja, é a que minimiza as distâncias entre cada ponto da demanda levantado nos dados históricos.
Métodos de previsão da demanda - Quantitativo
c) Método de Regressão Linear
Y = a + b.X (equação 1)
Onde:
Y = Variável dependente
X = Variável independente
a = interseção da linha no eixo Y
b = inclinação da linha
O objetivo da análise da regressão linear é determinar os valores de a e b que minimizem a soma dos quadrados dos desvios dos dados reais em relação à linha. Normalmente, pode-se utilizar o Excel para encontrar o valor de a e b.
Métodos de previsão da demanda - Quantitativo
c) Método de Regressão Linear
Ex: O Frango Frito oferece refeições diárias com cinco pedaços de frango. Consideremos Y o número de refeições vendidas e X, o preço. Com base no históricode vendas, determine a equação de regressão. Quantas refeições o restaurante pode esperar vender, se o preço de venda for $3,00 cada prato?
Y = a + b.X
Você pode usar o computador para calcular os melhores valores de A e B. Neste caso, a planilha de Excel deve estar assim configurada:
A => CÉLULA G3 = INTERCEPÇÃO (D3:D8;E3:E8)
B => CÉLULA G4 = INCLINAÇÃO (D3:D8;E3:E8)
Métodos de previsão da demanda - Quantitativo
c) Método de Regressão Linear
Ex: O Frango Frito oferece refeições diárias com cinco pedaços de frango. Consideremos Y o número de refeições vendidas e X, o preço. Com base no histórico de vendas, determine a equação de regressão. Quantas refeições o restaurante pode esperar vender, se o preço de venda for $3,00 cada prato?
Como o valor de a =1.454,60 e de b= -277,62
Y = a + b.X
Y = 1.454,60 - 277,62. (3)
Y = 621 refeições
Gestão da produção - Atividade 
Individualmente realizar analise de previsão de demanda conforme atividade proposta.

Continue navegando