Buscar

Atividade TDE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões: 
1. O Brasil é popularmente tido como o “país da alta carga tributária”. O que sustenta essa alegação?
		R: O Brasil está entre os países com as mais elevadas cargas tributárias do mundo junto aos países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Portugal, entre outros. Os impostos têm um papel importante que é aumentar o desenvolvimento social e financiar projetos voltados à população como a educação, transporte, saúde, segurança, cultura, entre outras áreas. E por isso que o pagamento de tributos é obrigatório. São eles que mantém uma sociedade em pleno funcionamento e devidamente abastecida por serviços básicos. As receitas tributárias no Brasil não são distribuídas igualitariamente entre os estados e municípios, o que dificulta o acesso a serviços públicos com padrão mínimo de qualidade sobretudo em cidades e estados mais frágeis economicamente
2. Qual impacto do senso comum na percepção da tributação pela sociedade? 
	
	R: Sabemos que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, uma das causas para essa alta carga tributária é o aumento dos gastos públicos. A cada ano aumenta o rombo nas contas públicas e nós cidadões que pagamos esta conta por meio dos impostos. Como os gastos públicos aumentam, sobem também os impostos que devem ser pagos pela população. O maior prejudicado por esta situação é o próprio cidadão. Existe um outro grande problema relacionado aos altos impostos brasileiros que é a falta de retorno dos impostos pagos pela população em favor dela mesma. Há muito pouco investimento em educação, segurança, saúde, saneamento básico, entre outros setores, a população acaba precisando gastar ainda mais dinheiro para garantir serviços de qualidade no qual deveria, ter acesso gratuito. O cidadão que não pode pagar por serviços e produtos de maior qualidade acaba, ficando a mercê de serviços básicos como educação e saúde de pouca qualidade. Este acaba sendo, o resultado real da má administração da arrecadação de impostos sendo assim, contribuinte é quem “paga o pato”.
3. Você acredita que há uma alternativa à cobrança de tributos para a existência de uma sociedade viável? Se sim, explique qual. Se não, explique o motivo?
	R: Sim! é precisa haja uma melhor distribuição desses tributos de forma igualitária, ou seja taxando quem tem maior riquezas e diminuindo para o pobre que tem menos e paga o mesmo tributo que os ricos.

Outros materiais