Buscar

Movimentos Sociais - Avaliação Final - Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial
Peso da Avaliação
3,00
Prova Qtd. de Questões
12
Acertos/Erros
12/0
Nota
10,00
As temáticas da participação e do associativismo popular vêm constituindo um campo de debates na realidade nacional e latino-americana, sobretudo a partir do final da década de 1970. Esse campo temático
e o crescimento das análises teóricas e prático-políticas estiveram, no processo histórico de seu desenvolvimento, fortemente ligados ao aparecimento e à multiplicação dos chamados "novos movimentos sociais".
Com relação à temática da Sociedade Civil e Movimentos Sociais, assinale a alternativa CORRETA:
A
A Constituição de 1988 não representou um avanço no que diz respeito à política social no Brasil, pois não houve a ampliação e extensão dos direitos sociais e nem comprometimento do Estado, projetando
provisões estatais para bens e serviços sociais.
B Os distintos movimentos sociais que se desenvolveram durante o período ditatorial no Brasil, em sua maioria, não tiveram espaço para atuarem junto ou como parte do poder público.
C O processo constituinte ocorrido entre 1964-1968 foi um importante espaço de discussão e de busca de uma nova reorientação do Estado Absolutista e da sua relação com a Sociedade Civil/Militar.
D
Ao longo dos anos de 1970-1975, um campo ético-político foi composto em torno de instituições tais como a Igreja Católica, o ecumenismo das diversas matrizes religiosas, os partidos clandestinos e oficiais,
os grupos de esquerda e a academia científica, apoiados pela abertura política dos militares.
A respeito de como a sociologia observa os movimentos sociais contemporâneos, pode-se dizer que estes são definidos a partir de critérios como maior ou menor homogeneidade ou heterogeneidade de sua
composição social. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para que um movimento social atinja seus objetivos é necessário, antes de tudo, tê-los claramente definidos.
( ) Um movimento social se define por ser organizado segundo os interesses coletivos, a partir de problemas relativos às condições de classe, à origem étnica, à identidade de gênero, aos processos ambientais,
ou então a partir de problemas específicos de certos grupos sociais.
( ) Movimentos sociais amplos, como o estudantil, o ecológico e o feminista visam atender interesses coletivos.
( ) Os movimentos sociais contemporâneos, apesar de sua roupagem coletiva, tem se configurado meramente como um conglomerado de interesses individuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - V - V - F.
C F - F - V - V.
D F - F - F - V.
O sistema público é ainda insuficiente e carente de qualidade para atender à demanda nacional, mas vem melhorando consideravelmente nos últimos anos. Assim, muitos avanços foram obtidos no sistema
de saúde pública no Brasil, se comparado aos anos anteriores à implantação do SUS, a partir da Constituição de 1988. Sobre a Saúde Pública no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A Direito de todos que pagam a contribuição ao INSS.
B A saúde é direito dos trabalhadores que têm carteira assinada.
C A saúde pública é política social, direito de todos e dever do Estado.
D A saúde pública é direito de todos, desde que paguem convênio particular de saúde.
A rede de ensino pública está organizada em vários níveis, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e o Ensino Superior. Usualmente a rede de atendimento à Educação Infantil é de
responsabilidade de quem?
A Do município.
B Da Secretaria Estadual de Educação.
C Do Estado.
D Do Governo Federal.
A Constituição Federal de 1988 traz uma nova concepção para a Assistência Social brasileira. Como política social pública, a assistência social inicia seu trânsito para o campo:
A Da meritocracia como critério principal de acesso para os benefícios.
B Dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal.
C Da focalização dos programas e das Parcerias Público-Privadas Confessional.
D Dos projetos cuja seletividade dos usuários é a principal característica.
A seguridade social consiste num conjunto de políticas sociais, cujo fim é amparar e assistir o cidadão em situações diversas e adversas, abrangendo as políticas sociais de saúde, assistência social e
previdência social. Refletindo sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:
I- A política de assistência social tem como foco os segmentos populacionais excluídos e vulnerabilizados por condições próprias do ciclo da vida e de situações circunstanciais.
II- A Constituição brasileira especifica a saúde e a assistência social como políticas sociais que caracterizam-se pela afirmação do dever do Estado, por um sistema de organização descentralizado e participativo.
III- Os Conselhos de Saúde são órgãos em âmbito nacional, estadual e municipal para que a sociedade civil possa participar e intervir nas ações do SUS, fazendo valer os interesses de toda coletividade.
IV- O controle social na saúde se dá a partir da gestão centralizada, democraticamente autoritária dos gestores e conselheiros municipais e estaduais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
1
2
3
4
5
6
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.
Os movimentos sociais no Brasil passaram a intensificar-se a partir da década de 1970, com fortes movimentos de oposição ao regime militar que então se encontrava em vigência, mantendo uma luta social e
uma forte resistência. Sobre a temática Movimentos Sociais no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro de inspiração coletiva cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.
( ) O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu na década de 1990 da necessidade de organizar a reforma agrária e garantir moradia e a todos os proletariados do campo.
( ) Os movimentos nos espaços rural e urbano, em meados de 1950, adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços acadêmicos e militares .
( ) O MST, na década de 1970, teve grande destaque, sobretudo, pela participação membros do movimento nas disputas eleitorais brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C V - F - F - F.
D V - V - F - F.
A partir de 1988, a Constituição brasileira passou a abranger saúde e assistência social de uma maneira interdependente e, portanto, inovadora. A concepção de direito passou a ter caráter universal e
algumas condições relativas aos direitos dos indivíduos passaram a valer. Sobre a atual Constituição, assinale a alternativa CORRETA:
A A área da saúde foi a última a experimentar as políticas de descentralização.
B A saúde passou a ser um benefício inversamente seletivo, tendendo somente os comprovadamente carentes.
C Do conceito de seguridade social, foram incluídos os que não contribuem para o sistema.
D Do conceito de seguridade social, foram excluídos os mais ricos.
Sabemos que os conselhos de direitos, também compreendidos como conselhos fiscalizadores das políticas sociais e públicas, estão definidos na Constituição Federal de 1988 como controle social no
exercício da democracia. Estes conselhos de direito estão presentes nas esferas de governo e acontecem regularmente. Sobre as funções que os conselhos de direitos têm, analise as sentenças a seguir:
I- Conferenciar com o poder público e a população.
II- Demandar, mostrar e recomendar melhorias à população nos serviços públicos.
III- Direcionar encaminhamentos de prestação de serviços somente à sociedade civil organizada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somentea sentença II está correta.
Os conselhos de direito buscam estabelecer relações de diálogo com a sociedade, tornando-se, assim, um instrumento democrático e importante para a consolidação e a efetivação dos direitos civis da
sociedade. Estes conselhos são formados por representantes da sociedade civil e do poder público, que têm finalidades específicas nas reuniões. Sobre o conselho de direito, associe os itens, utilizando o código a
seguir:
I- É um órgão colegiado efetivo, paritário e deliberativo, com competência de fiscalizar, avaliar as políticas públicas nas três esferas do governo.
II- Depois da Constituição Federal de 1988, os conselhos receberam a devida importância sobre a iniciativa popular, possibilitando mecanismos no controle social.
III- Todos os conselhos de direito são definidos como espaço coletivo de serviços e articulação entre o governo e as empresas, delimitando o controle social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
(ENADE, 2010) A partir da Constituição Federal de 1988, uma nova configuração social se apresenta no cenário brasileiro, sobretudo para as políticas públicas, as quais vêm garantir, de forma efetiva, direitos
antes concedidos como benesses e que remetiam a população usuária à situação de dependência. Nesse sentido, a assistência social passa a ser regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS,
1993). Desde então, novos conceitos e novos modelos passaram a vigorar no Brasil, com a assertiva do "direito de cidadania, com vistas a garantir o atendimento às necessidades básicas dos segmentos
populacionais vulnerabilizados pela pobreza e pela exclusão social". Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:
I- A assistência social representa uma política pública, componente da seguridade social.
II- A seguridade social compreende o conjunto de ações integradas de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade civil, destinadas a assegurar os direitos da população relativos à saúde, à previdência e à
assistência social.
III- A assistência social é parte integrante das ações que visam garantir direito de cidadania e igualdade de condições de vida a todos os brasileiros que dela necessitar.
IV- O novo modelo da assistência social no Brasil integra ações de responsabilidade dos serviços públicos e privados para enfrentamento das situações de risco decorrentes da pobreza.
É correto o que se afirma:
7
8
9
10
Atenção: Questão Cancelada
11
A II, III e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I e IV, apenas.
(ENADE, 2010) O processo histórico de instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, o que foi denominado como direitos de primeira geração, tendo
como subsídio os valores do liberalismo no período da Revolução Francesa. Nesse processo, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classe:
I- Em busca da afirmação dos direitos individuais.
II- Para impor freios aos poderes absolutistas.
III- Pela afirmação dos direitos sociais.
IV- Pela afirmação ao direito à greve.
V- Pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
A II, III e IV.
B I, II e III.
C I, II e V.
D I, IV e V.
12

Outros materiais