Buscar

resolução da atividade pratica anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

a) Esqueleto axial e esqueleto apendicular.
R= Esqueleto Axial está com a cor VERMENHA 
Esqueleto apendicular com cor VERDE 
CONFORME o esqueleto montado.
Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno. Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).
b) Os tipos de ossos com seus respectivos nomes;
Os ossos consistem em um tecido conjuntivo especializado, cuja matriz extracelular é mineralizada e essa característica acaba conferindo a esse tecido um aspecto mais rígido. Inclusive, é essa estrutura histológica dos ossos que permite exercer a função de sustentação dos tecidos moles, além de proteção aos órgãos e também de fixação para o tecido muscular (possibilitando o movimento).
· Longos: possuem um comprimento maior do que a largura e são constituídos por 1 corpo (diáfise) e 2 extremidades (epífises). Apresentam-se um pouco encurvados, o que lhes garantem uma maior resistência, tendo em vista que essa disposição permite a absorção do estresse mecânico em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição. Exemplo: Fêmur.
 
· Curtos: apresentam comprimento e largura bastante parecida, o que lhes confere um aspecto cúbico. São compostos por osso esponjoso, exceto em sua superfície, onde há uma fina camada de osso compacto. Exemplo: Ossos do carpo.
· Laminares/Planos: são ossos finos e compostos por duas lâminas de osso compacto e uma de osso esponjoso entre elas. Atuam garantindo proteção e servindo como superfície para a inserção de músculos. Exemplo: Parietal.
· Alongados: são ossos longos, achatados e sem cavidade medular. Exemplo: Costelas.
· Pneumáticos: os ossos pneumáticos são ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa. Apresentam um peso bem pequeno em relação a seu volume e por conta disso que estão presentes no crânio, ajudando a reduzir o peso dessa estrutura óssea. Exemplo: Esfenoide.
· Irregulares: são os ossos que possuem formas muito complexas, que não permitem ser classificados em nenhum dos outros grupos. Exemplo: Vértebras
· Sesamoides: o osso que se relacionam entre tendões ou ligamentos em que há considerável fricção, tensão e estresse físico. Esses ossos podem variar em tamanho e até em número de pessoa para pessoa. Além disso, não são sempre completamente ossificados e costumam medir poucos milímetros de diâmetro. Exemplo: Patela
· Suturais: trata-se de pequenos ossos localizados dentro de articulações denominadas de suturas. São mais comuns no crânio, quando os centros de ossificação não se fundem. Exemplos: são vistos principalmente no crânio.
 Em relação à estrutura e modo como o tecido ósseo está disposto, os ossos longos são divididos em três partes.
 Diáfise, metáfise e epífise.
· Diáfise: corresponde a parte central e mais longa do osso. É formada, principalmente, de tecido ósseo compacto, a partir disso, o osso longo apresenta maior resistência, assim como porção esponjosa e cavidade medular. 
· Epífise: consistem nas extremidades do osso longo. É nessa região onde se formam as articulações. Geralmente, são formadas por osso esponjoso recoberto por uma camada de osso compacto e, por cima dessa, revestida de cartilagem. 
· Metáfise: parte que representa a transição entre a diáfise e as epífises, nas crianças em desenvolvimento é formada de tecido cartilaginoso e representa o local de crescimento dos ossos também Chamada de fise de crescimento).
1 – Qual a importância de ingerirmos alimentos com cálcio?
O cálcio é um mineral obtido através da alimentação, sendo o mais abundante no corpo humano e 99% desse mineral é encontrado nos ossos e nos dentes. Ele exerce funções estruturais e utiliza os ossos como reservatório, tornando possível a manutenção dos níveis de cálcio no sangue, mas também a força e contração muscular e até a coagulação sanguínea.
Quando uma pessoa não fornece boas doses de cálcio ao seu organismo, ela pode sofrer justamente com a perda de massa óssea e, por consequência, desenvolver a osteoporose.
2 – É possível compararmos o esqueleto humano com o de outros mamíferos?
Por mais diferentes que pareçam, os esqueletos dos mamíferos obedecem à mesma lógica. Os ossos foram se modificando conforme a evolução, mas guardam características de um mesmo ancestral, sendo possível encontrar semelhanças “Se observarmos o esqueleto humano e o esqueleto de uma baleia, conseguiremos estabelecer analogias. O nosso braço é diferente de uma nadadeira, mas ambos possuem o mesmo tipo de ossos. ”
3 – Quais as principais funções do esqueleto?
O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.

Continue navegando