Buscar

Tarefa 1 2

Prévia do material em texto

Disciplina: Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações II
Identificação da tarefa: Tarefa 1.2. Envio de arquivo
Pontuação: 15 pontos
Tarefa 1.2
Eletricista morre após receber descarga elétrica em Recife
Recife/PE - Um acidente deixou um homem morto no prédio Arnaldo Dubeux (Antiga Bolsa de Valores), localizado no Bairro do Recife, área central do Recife, na tarde de 15 de julho. A vítima, Rogério José Alves, de 40 anos, trabalhava como eletricista da empresa Cinzel Engenharia. Ele foi eletrocutado quando estava realizando a instalação do quadro elétrico no Centro Cultural da Caixa Econômica, que está sendo revitalizado.
De acordo com o Instituto de Criminalística (IC), o caso está sendo tratado como acidente de trabalho. "Nós recolhemos Luvas, botas e o capacete que a vítima possivelmente estaria usando", contou um agente do IC, que preferiu não se identificar. "Ainda precisamos confirmar com o SAMU, que fez os primeiros socorros, se ele realmente estaria usando os materiais de proteção".
Rogério estaria instalando bombas hidráulicas no prédio, que passa por uma revitalização em sua estrutura. "Ele estava mexendo com uma voltagem de 380 w, que é uma voltagem de nível industrial", explicou o agente do IC.
O possível motivo do acidente seria uma "fuga de corrente elétrica" pela tampa do quadro de distribuição, porém o laudo da perícia só sairá em 15 dias. A Cinzel Engenharia ainda não divulgou nenhuma nota oficial sobre o incidente. O corpo de Rogério já seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML).
Revista Proteção. Eletricista morre após receber descarga elétrica em Recife. Fonte: JC Online. Disponível em http://www.protecaoeventos.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=JajbJyjg. Acesso em: 15 de agosto de 2019.
Esse acidente poderia ter sido evitado se tivessem sido respeitadas as proteções coletivas e individuais tratadas na Norma Regulamentadora N.º 10 – NR 10.
Com base no texto apresentado acima, no disposto na NR 10 e no conteúdo disponibilizado, discorra sobre como esse acidente poderia ter sido evitado, sob a ótica prevencionista.
É obrigatório que sejam abordados, no mínimo, os seguintes quesitos:
1. Sistemas de proteção coletiva
2. Sistemas de proteção individual
3. Projetos de proteção coletiva e individual
E que sejam respondidas as perguntas a seguir:
1. Qual é a sequência correta de procedimentos apropriados de proteção ao trabalhador que deveriam ter sido obedecidos?
2. Somente a implantação dos projetos de proteção coletiva e individual teria sido suficiente para evitar o acidente?
O seu texto deve conter, no mínimo, 20 linhas.
Atenção: plagiar textos de outros autores ou apresentados na internet zera a sua nota. Se for necessário utilizar trechos idênticos de outros autores, inclua como citação direta ou indireta. Também não se esqueça de citá-los em sua bibliografia.
Bom trabalho!
Resposta:
	De acordo com a NR 10, para instalações com carga instalada superior a 75 kW, é necessário que a empresa tenha e mantenha atualizado o Prontuário de Instalações Elétricas. É um arquivo composto por documentos relacionado a segurança do trabalhador em instalações elétricas.
	Em todos os serviços realizados em instalações elétricas, os procedimentos devem ser priorizados para planejar e adotar medidas de proteção coletiva que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores. Nesse sentido, a NR 10 hierarquiza as medidas de proteção para atividades envolvendo eletricidade, iniciando pelas proteções coletivas, e elenca que prioritariamente a desenergização elétrica deve ser a primeira medida de proteção coletiva a ser adotada. Logo, não tendo energia, se elimina o risco. 
	O trabalhador deve seguir rigorosamente a sequencia completa do procedimento de desenergização, conforme estabelece a NR 10.
	Na impossibilidade de desenergização, a norma prevê o emprego de tensão de segurança, sendo o nível de tensão considerado seguro abaixo de 50 Volts para corrente alternada e 120 Volts para corrente continua. 
	Caso isso não seja possível, outras medidas de proteção coletiva devem ser adotadas, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.
	Quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis ​​ou insuficientes para controlar os riscos nas obras das instalações elétricas, devem ser adotados e aplicados EPI específicos nas atividades realizadas de acordo com o disposto na NR 6. A utilização do EPI estará condicionada a reter a exposição da pele do trabalhador ao contado direto/indireto com partes energizadas dos equipamentos e instalações elétricas.
	As roupas de trabalho devem ser adequadas para as atividades e devem incluir condutividade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. De acordo com a NR10, é proibido o uso de peças pessoais ao trabalhar em ou próximo a instalações elétricas.
	O EPI de maior importância é as luvas, devido ao manuseio direto nos quadros, disjuntores e fiações. Normalmente, o recomendado é a utilização de luva de borracha como barreira isolante, e sobre ela uma luva de pelica para proteger a de borracha.
	Apesar das medidas de proteção coletiva e individual, o risco elétrico envolve certa complexidade, que provém da formação de arco elétrico. Para este, a mitigação do risco será realizada por meio de projetos específicos para o correto dimensionamento.

Continue navegando