Buscar

Atuação do Psicólogo comunitário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicologia comunitária é uma vertente da psicologia social, pois lida com um recorte específico da sociedade. O psicólogo comunitário atua na comunidade, tendo muitos desafios a superar para que possa exercer o que se propõe: fortalecer a comunidade para que ela alcance sua autonomia.
Dessa maneira, um dos principais pontos a serem superados pelo profissional é relacionado ao preconceito. O texto do site Gelédes aborda o antigo programa da Regina Casé, onde a cultura das favelas era transmitida, em rede nacional, através de danças, músicas, gírias e, inclusive, era o programa com maior número de participantes pretos e pretas. Esse texto ressalta diversos preconceitos enraizados socialmente, como o racismo, ao falar, por exemplo, dos cabelos de "mau gosto com cortes e penteados extravagantes", do vocabulário dos participantes, do funk como trilha sonora, e debate isso como um reforço ao estereótipo da cultura negra, porém trata esse reforço de uma maneira completamente pejorativa. Por que a cultura que não está inserida na periferia é considerada superior? Essa é uma pergunta que vale a reflexão quando se trata de psicologia comunitária, visto que seu campo de atuação envolve a resolução de problemas sociais na comunidade, e se o profissional considerar a cultura periférica como inferior, já estará oprimindo os indivíduos e indo de encontro oposto ao que deveria se propor a fazer.
Além do ponto destacado acima, outro desafio enfrentado é por conta da ausência de materiais teóricos para embasar a intervenção psicossocial na comunidade e a falta de incentivos governamentais, pois os programas sociais também são importantes para o fortalecimento comunitário.
O objetivo da intervenção é fortalecer e empoderar a comunidade a respeito de seus direitos, ampliar a sua conscientização a respeito de temas sociais e políticos, desfazer a ideologia fatalista - que reforça que as populações da periferia não têm poder suficiente para transformarem a sociedade - através das mudanças das atitudes individuais e da organização coletiva das massas populares. Tudo isso envolve um profundo conhecimento sobre o funcionamento da comunidade, de seus integrantes, de suas necessidades, de seus problemas e de seus desejos. A atuação do psicólogo comunitário irá ocorrer através do respeito aos processos comunitários e da troca de saberes entre os profissionais e sujeitos da comunidade, visto que cada uma delas possui suas peculiaridades e necessidades, cabendo ao psicólogo investigar os instrumentos mais adequados para cada local, assim como os membros da comunidade relatarem suas demandas, para que enfim a comunidade tenha sua autonomia pelo seu fortalecimento e criação de laços, considerando os recursos da própria comunidade. Lembrando que é um trabalho que além de envolver a comunidade, é multiprofissional, ou seja, fora os psicólogos, abrange também educadores e assistentes sociais, que trabalham a partir do lugar social em que essas populações estão inseridas.

Continue navegando