Buscar

Resumo de roteiro de S O Windows

Prévia do material em texto

21
UNIVERSIDADE LICUNGO
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
CLÉLIO JOÃO EMÍLIO SAMO
RESUMO
ROTEIRO DE INSTALAÇÃO DE WINDOWS 
Quelimane
2021
CLÉLIO JOÃO EMÍLIO SAMO
RESUMO
ROTEIRO DE INSTALAÇÃO DE WINDOWS 10
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias, como requisito para a obtenção do título de licenciado em informática.
Orientador: Eng.º Lino Horácio
Quelimane
2021
Índice
1.Introdução	4
2.VirtualBox	5
3.Instalação e Configuração de Maquinas	5
4.Instalação do Sistema Operacional Windows	10
5.1.Descrição da rede	12
6.Configuração e instalação de drivers	14
7.Activação de sistema operativo e aplicativo microsoft office	17
8.Conclusão	20
Referencias Bibliográficas	21
1. Introdução
O conhecimento que se pretende brindar neste presente trabalho de Pratica Técnico Profissional em SO, tem como tema fazer um roteiro de instalação de sistema operativo Windows, e no desenvolvimento do presente trabalho farei apresentação de conceitos básicos e fundamentais do tema em alusão. Portanto irei descrever como instalar o Windows partindo da virtualização da máquina até a configuração de redes, drivers, activação do Windows e instalação de programas.
2. VirtualBox
VirtualBox é um software opensource, aplicativo gratuito, multi-plataforma ​para criar, gerenciar e executando máquinas virtuais (VMs) - computadores cujos componentes de hardware são emulados pelo computador host, o computador que executa o programa.VirtualBox pode ser executado em Windows, Mac OS X, Linux e Solaris.
Além do sistema operacional, é possível instalar programas como a Microsoft Office, Libre Office, Adobe Photoshop e muitos outros. Todo o trabalho executado por meio de máquinas virtuais é conduzido em ambiente próprio e pode ser manuseado por qualquer pessoa com conhecimento básico de informática.
Informações gerais
Antes de iniciar com actividades de virtualização, é importante conhecer alguns termos importantes:
· Sistema Operacional Hospedeiro: é o sistema que está instalado directamente sobre o hardware do seu computador. Este é o sistema que compartilha recursos de hardware com o sistema convidado.
· Sistema Operacional Convidado: é o sistema que está sendo virtualizado. Este é o sistema que utiliza os recursos de hardware do sistema hospedeiro.
3. Instalação e Configuração de Maquinas
Passo 1. Baixe e instale o VirtualBox. Feito isso, abra o aplicativo e clique em “Novo”.
Passo 2. De seguida Pode nomear seu novo sistema operacional como desejar. Se digitar o nome de qualquer sistema operacional disponível (como "Windows 10"), o campo "Versão" alterna automaticamente para esse sistema operacional. Pode escolher uma “Pasta da máquina” diferente para armazenar as VMs. Quando estiver pronto, clique em "Continuar".
Passo 3. Na janela a seguir, escolha a RAM (a quantidade de memória) que você deseja alocar para sua VM e clique em "Continuar". Lembre-se de que se definir isso muito alto, seu Mac não terá memória suficiente para executar. 
A recomendação padrão é 2.048 MB, o suficiente para executar a maioria dos instaladores. Porém, códigos ou aplicativos mais pesados podem exigir pelo menos 2 GB. Sempre pode alterar isso posteriormente em "Configurações".
Passo 4. Agora, precisa decidir o tamanho do disco rígido da sua VM. Provavelmente é a primeira VM que está configurando nesta máquina, clique no botão de opção ao lado de "Criar um disco rígido virtual agora" e clique em "Criar".
Passo 5. Em seguida, deve decidir qual tipo de disco rígido criar. O padrão é "VDI (VirtualBox Disk Image) ", que é o formato do proprietário da Oracle. 
 No entanto, se está instalar um produto da Microsoft e, portanto, precisa escolher o formato que ele usa, que é “VHD (Disco Rígido Virtual) ”. Clique no botão de opção ao lado dessa opção e clique em "Continuar".
Passo 6. Na próxima janela, se desejar uma configuração mais rápida, seleccione "Alocado Dinamicamente". Se desejar um desempenho mais rápido (recomendado), seleccione "Tamanho fixo" e clique em "Continuar".
Passo 7. Por fim, precisa decidir onde armazenar sua VM e a quantidade de armazenamento necessária (minimo 50 GB livres). Se escolheu "Tamanho fixo" na janela anterior, clique em "Criar". O VirtualBox começará a distribuir esse espaço.
Passo 8. Instalou com sucesso o VirtualBox e uma VM do Windows 10. No entanto, como em qualquer máquina física, precisa configurar o sistema operacional Windows 10. Pode fazer download da imagem de disco gratuita do Windows 10 directamente da Microsoft. Guarde o arquivo ISO no seu computador, volte para o VirtualBox e clique em "Iniciar".
Passo 9. Se a ISO do Windows 10 já estiver no seu computador, o VirtualBox pode tentar identificá-lo e seleccioná-lo automaticamente. Caso contrário, uma nova janela será aberta para que você possa fazer isso manualmente. Clique na pasta com a seta para cima verde.
Passo 10. Nesta janela, clique em "Adicionar". Seleccione o arquivo ISO, clique em "Abrir" e, em seguida, clique em "Iniciar".
4. Instalação do Sistema Operacional Windows 
Passo 1. A instalação do Windows 10 será iniciada. Seleccione as configurações de teclado e moeda e clique em “Avançar”.
Passo 2. Em seguida, clique em “Instalar agora”.
Passo 3. É necessário aceitar os termos de contrato para continuar. Para isso, marque a opção à esquerda "Aceito os termos de licença" e clique em “Avançar”.
Passo 4. Clique em “Personalizada: Instalar apenas o Windows”;
· Em seguida, basta clicar em “Avançar” e aguardar. O computador será reiniciado várias vezes durante a instalação;
Passo 5. Quando a instalação for concluída, o assistente de configuração aparecerá. Clique em “Usar configurações expressas” para continuar – caso queira alterar algo, clique em “Personalizar”.
· Entre com seu endereço de e-mail e senha da sua conta Microsoft;
Passo 6. Por fim, clique em “Avançar” para usar o OneDrive como serviço de armazenamento na nuvem e sincronizar os seus arquivos. Após alguns minutos o sistema já estará pronto para ser usado.
5. Instalação de programas e configuração básica de rede e sistemas
5.1. Descrição da rede
A rede é composta por três computadores, uma impressora e um roteador que fornece conexão com a Internet. Um desses é o hospedeiro da máquina virtual, que no final, será vista como um quarto computador nessa rede. O roteador fornece configurações de rede por DHCP aos computadores da rede, a impressora é ligada ao roteador com ip fixo (192.168.2.200). 
Usaremos a rede 192.168.2.0, onde o roteador usa o IP 192.168.2.1. No item Rede, introduzido na página anterior, faremos as configurações para que a rede da máquina virtual seja integrada com a rede física. Podemos adicionar até quatro placas de rede na máquina virtual, porém usaremos apenas uma marcando a opção "Habilitar placa de Rede" na aba
Adaptador 1. 
Ao marcar essa opção temos logo abaixo um local para escolher o tipo de placa de rede. Essa opção emula alguns modelos de placa de rede, dependendo do sistema operacional que for instalado na máquina virtual, pode não reconhecer a placa de rede, assim pode ser feito o teste com outros modelos até que o sistema o reconheça. 
Mais abaixo temos a opção "Conectado a", onde poderemos configurar o modo de conexão de rede. Temos cinco opções de modo de conexão: 
· Não conectado: A placa de rede aparecerá como desconectada na Máquina virtual. 
· NAT: É criada uma interface de rede virtual entre a máquina virtual e o hospedeiro, que é usada para permitir a comunicação entre os dois sistemas e também para compartilhar a conexão via NAT (Network Address Translation). 
· Placa em Modo Bridge: A máquina virtual passa a ser ligada directamente à rede principal, como se fosse um computador real ligado a ela. Será usada essa opção para a integração com a rede.
· Rede Interna: Nesse modo será feita uma rede que somente será acessada por outras máquinas virtuais que estiverem configuradas com o mesmo nome de rede. Placa de Rede Exclusiva de Hospedeiro(Host Only): Como se fosse uma conexão ponto a ponto entre a máquina virtual e o hospedeiro.
Resumindo, deixaremos o modo de conexão como Placa em Modo Bridge e definiremos o nome da placa para eth0 na opção logo abaixo do modo de rede.
Após isso poderemos ligar a máquina virtual, ela já estará integrada fisicamente à rede externa como se fosse um quarto computador, basta apenas verificar se o modelo de placa de rede virtual foi detectado pelo sistema operacional. Caso não seja detectado o modelo da placa de rede, deve ser mudado para as outras opções até que uma funcione. Note que essa configuração não tem nenhuma relação com a placa real do computador hospedeiro, é apenas uma emulação na máquina virtual. 
Agora que a máquina virtual já está integrada à rede, aplica-se as configurações normais da rede, no caso de estudo deste artigo, o roteador fornece as configurações de IP, máscara de rede, gateway e DNS automaticamente por DHCP. Mas nada impede de se usar IP estático, configurado manualmente caso seja necessário para outras aplicações.
6. Configuração e instalação de drivers
Se instalaram o Windows numa máquina virtual devem ter reparado que a resolução de ecrã está baixa, o microfone não está operacional entre outras coisas.
Isto acontece porque não foram instalados os drivers do VirtualBox e vou mostrar aqui como o podem fazer.
Passo 1. Primeiro passo é, depois de termos a máquina virtual ligada e operacional, clicar em Devices e em Insert Guest Additions CD image. Isto vai introduzir o CD dos drivers do VirtualBox na máquina virtual.
Passo 2. Uma vez introduzido o disco, vamos aceder a Este PC, usando o Explorador de Ficheiros, e fazer duplo clique em Unidade de CD VirtualBox Guest Additions. Na janela do Controlo de Conta de Utilizador, vamos clicar em Sim.
Passo 3. O processo de instalação irá começar e é muito simples. É somente clicar em Next>  tomando apenas em atenção que é possível especificar os componentes a serem instalados na etapa Choose Components. Em seguida, basta clicar em Install.
Quando a janela com o título Segurança do Windows aparecer, vamos clicar em Instalar.
4. Por fim, basta clicar em Finish para concluir a instalação.
O Windows tem agora os drivers instalados e todas as funcionalidades estão agora disponíveis!
7. Activação de sistema operativo e aplicativo Microsoft office
Para activação do sistema, tive que compartilhar uma pasta da minha máquina real para a máquina virtual, para ter acesso a certos programas, como o Microsoft office entre outros. 
Os passos para instalação de um programa na máquina virtual são:
1. Primeiramente acesso o virtualbox, de seguida entro nas definições da minha maquina virtual já criada e clico em compartilhar ficheiro.
2. Nesta fase cliquemos para adicionar uma pasta, da máquina real para compartilhar programas e ficheiros.
3. Chegando a esta fase, iniciamos o Windows e clicamos no This Pc, e lá terão as pastas e respectivos programas.
4. Feitos estes todos passos, agora clicamos em uma das partições onde em os programas e, começamos a fazer instalação dos programas.
8. Conclusão
Chegando ao fim deste presente trabalho de Pratica Técnico Profissional em SO, conclui que o sistema operativo como tal, tem o poder gerenciar várias funcionalidade em um sistema computacional, de seguida, tudo partiu da virtualbox que é a ferramenta que acopla vários sistemas operacionais e sem interferir na máquina real. 
A virtualização vem sendo muito utilizada em grandes empresas, grandes datacenters e em muitas outras aplicações, e o uso dessa tecnologia para estudos é uma maneira de diminuir custos e criar novas possibilidades, o que antes era necessário de duas ou mais máquinas pode ser feito em uma única, com uma estrutura virtual. Então mais uma vez é ressaltada a importância desta tecnologia.
Referencias Bibliográficas
Gabriel Vinícius Canzi Candido (2014), Configurando o ambiente de programação em C++ usando VirtualBox e Linux. Instituto Federal do Paraná.
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Virtualizacao-Montando-uma-rede-virtual-para-testes-e estudos-de-serviços-e-servidores.
http://www.seututorial.com/2010/12/tutorial-virtualbox-configuracoes-e.html
http://www.netdeep.com.br/secure/

Continue navegando

Outros materiais