Buscar

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSIDERAÇÕES FINAIS
  Diante de resultados encontrados neste artigo, podemos mostrar alguns avanços de melhorias em relação às mulheres no mercado de trabalho, conseguindo valer seus direitos trabalhistas, que hoje em meio a tantas lutas conseguiram alcançar privilégios que antigamente não existiam, com intuito dessas melhorias foi criadas algumas leis que deram vigência nos anos de 1943 e 1944.
Em 1943 houve um grande avanço na edição de normas protetivas à mulher, que foi promulgada pela CLT (consolidação das leis trabalhistas), solidificando todas as matérias relativas ao trabalho e claro o exercício da atividade empregatícia da mulher, logo ocorreram algumas alterações, sendo a primeira em 1944 quando foi admitido o trabalho noturno desde que seja maior de 18 anos. Tem-se na CLT um capítulo destinado exclusivamente ao trabalho da mulher, dispostos: Da duração, condições do trabalho e da discriminação contra a mulher do trabalho noturno, dos períodos de descanso, dos médicos e locais de trabalho, da proteção a maternidade das penalidades.
   Ao se analisar o conteúdo das normas o que se verifica é que no infinito de cada regra que busca a proteção da mulher, referente a sua saúde, moral, e capacidade reprodutiva, todos relacionados à dignidade da pessoa humana. A promulgação da constituição federal de 1988 foi um grande marco para a proteção da mulher no mercado de trabalho.
 Temos hoje no cenário atual algumas leis em favor a proteção legislativa que coíbem a descrição entre gêneros:
Art.7° São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais,além de outros que visem a melhoria de sua condição social;
XX- proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;
Art.377 A adoção de medidas de proteção ao trabalho das mulheres é considerada de ordem pública, não justificando, em hipótese alguma redução de salário;
Ainda existe muito o que mudar principalmente no âmbito salarial entre homens e mulheres que foi a questão chave desse artigo onde podemos mostrar que cansadas dessa desigualdade as mulheres decidiram ter voz na sociedade é mostrar que poderia ser fortes e determinadas, foi dessa forma que foi criada a feira feminista e o começo da revista Várias Marias que se tornou um sucesso em sete Lagoas mas que foi interrompida pelo corona vírus. Mesmo com esse imprevisto elas não pararam continuam com as edições das revistas tendo sua última edição em 2020. A revista hoje é online nas redes sociais, lá elas destacam pontos importantes de protestos, pedem ajudas para outras pessoas, focam no ponto principal que é sempre as mulheres brigam por melhorias para elas usando do poder da voz e buscando novos direitos.

Outros materiais