Buscar

CASOS 11 AO 15 (1)

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO - CCJ0135
Semana Aula: 11
Questão discursiva: (FONTE: ENADE – 2009 – Adaptada)
Sobre a implantação de “políticas afirmativas” relacionadas à adoção de “sistemas de cotas” por meio de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, leia o texto a seguir: 
Desde a última quinta-feira, quando um grupo de intelectuais entregou ao Congresso Nacional um manifesto contrário à adoção de cotas raciais no Brasil, a polêmica foi reacesa. (...) O diretor executivo da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo dos Santos, acredita que hoje o quadro do país é injusto com os negros e defende a adoção do sistema de cotas.
Analisando o texto sobre o sistema de cotas “raciais” no âmbito da evolução social do Estado, responda JUSTIFICADAMENTE, se a posição defendida pelo diretor executivo da Educafro é absolutamente compatível com as expressões Estado liberal de Direito e Igualdade Material?
As políticas afirmativas não são expressões próprias de um estado liberal de direito, pois nesses estados prevalecem os direitos de primeira dimensão(liberdade).
Já quanto a igualdade material as políticas afirmativas são totalmente compatíveis, uma vez que trazem ou tentam trazer igualdades de oportunidades.
As políticas afirmativas são próprias do estado social de direito, onde prevalecem os direitos de segunda dimensão (Igualdade)
 Questão objetiva: Analise as assertivas abaixo sobre o constitucionalismo ocidental e assinale a resposta CORRETA:
I. Plasmada em concepção negativista e minimalista do Estado, o constitucionalismo welfarista se atrela apenas ao catálogo de direitos de participação política e aos círculos de liberdades do indivíduo perante o Estado. falsa
 II. O paradigma constitucional do Estado Liberal de Direito ganha nova vida jurídica ao inovar o regime de proteção dos direitos fundamentais, seja pelo reconhecimento da igualdade material ou real, seja pela intervenção estatal nas relações privadas para garantir a proteção dos hipossuficientes. falsa
a) as duas assertivas são falsas;
b) a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
c) ambas assertivas são verdadeiras;
d) a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
e) a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II. 
DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO - CCJ0135
Semana Aula: 12
Questão discursiva:
Definindo o conceito de neoconstitucionalismo, Luís Roberto Barroso assim se manifestou: 
A dogmática jurídica brasileira sofreu, nos últimos anos, o impacto de um conjunto novo e denso de ideias, identificadas sob o rótulo genérico de pós-positivismo ou principialismo. Trata-se de um esforço de superação do legalismo estrito, característico do positivismo normativista, sem recorrer às categorias metafísicas do jusnaturalismo. Nele se incluem a atribuição de normatividade aos princípios e a definição de suas relações com valores e regras; a reabilitação da argumentação jurídica; a formação de uma nova hermenêutica constitucional; e o desenvolvimento de uma teoria dos direitos fundamentais edificada sob a ideia de dignidade da pessoa humana. Nesse ambiente, promove-se uma reaproximação entre o Direito e a Ética. A partir da leitura do texto, INDAGA-SE:
a) O neoconstitucionalismo busca valorizar a aplicação axiológica do direito?
Sim, uma vez que ele tenta buscar esse valor fundamental da sociedade, para poder interpretar a norma.
b) Em caso de colisão de princípios constitucionais, é correto afirmar que a teoria neoconstitucional recorre aos critérios hermenêuticos da hierarquia, cronológico ou da especificidade? 
Os critérios de hierarquia, cronologia e especificidade, são soluções para conflitos de regras e não para colisões de princípios constitucionais. 
Outrossim, para colisão entre princípios constitucionais, devemos aplicar a ponderação de princípios excludentes ou harmonizantes.
Questão objetiva:
Com o ocaso do modelo positivista surge o novo Direito Constitucional voltado para a Moral e a Justiça. Este novo modelo foi nominado de neoconstitucionalismo e incorpora grandes transformações paradigmáticas na hermenêutica. Marque a única opção que não se coaduna com este modelo contemporâneo da interpretação constitucional:
a) afastamento da aplicação axiomático-dedutiva do direito
 indutivo 
b) dignidade da pessoa humana como novo epicentro jurídico-constitucional do Estado de Direito
c) garantia da efetividade dos princípios jurídicos
d) reconhecimento do direito como um sistema fechado de regras jurídicas (falso)(positivismo) - neoconstitucinalismo é um sistema aberto -
e) reaproximação entre a ética e o direito 
DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO - CCJ0135
Semana Aula: 13
Questão discursiva:
João da Silva é proprietário de um terreno não edificado e que vem servindo de atalho para se chegar à única escola pública da sua região. A grande maioria das crianças do bairro costumam passar por dentro da propriedade de João da Silva. Incomodado com o grande número de crianças circulando em sua propriedade, João da Silva resolver proibir a passagem das crianças de pele negra, como meio de reduzir o número de crianças que cortam o caminho para a Escola por seu terreno. A família de uma das crianças decide ajuizar uma ação para obrigar João da Silva a liberar a passagem de todas as crianças, amparando sua pretensão no direito à igualdade. Citado, João da Silva argumenta que a propriedade é sua e que não há nenhuma lei infraconstitucional que o obrigue a liberar a passagem por sua propriedade. Alega que, nos termos do inciso II do artigo 5º da Constituição de 1988, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Portanto, como não há nenhuma lei que o impeça de proibir o trânsito pela sua propriedade, ele pode permitir a passagem de quem bem entender. Na qualidade de juiz da causa e com espeque na reconstrução neoconstitucionalista, responda, JUSTIFICADAMENTE, se o caso em tela é de aplicação direta dos direitos fundamentais nas relações entre particulares? 
Sim, pois trata-se da teoria da eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
Questão objetiva:
O exame da eficácia horizontal dos direitos fundamentais é tema fundamental no constitucionalismo contemporâneo, na medida em que consolida a abertura do catálogo de direitos fundamentais e sua incidência nas relações jurídicas privadas. Assim sendo, assinale a alternativa correta: 
a) Os direitos fundamentais devem sempre ter aplicação indireta nas relações estabelecidas entre particulares.X direta
b) A jurisprudência do STF não aceita a assim chamada eficácia horizontal dos direitos fundamentais. X
c) A aplicação de direitos fundamentais nas relações privadas é um fator limitador da autonomia da vontade, princípio elementar do Direito Civil. SIM
 não expressamente
d) A Constituição de 1988 expressamente prevê a possibilidade de aplicação dos direitos fundamentais às relações entre particulares.X
DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO - CCJ0135
Semana Aula: 14
Questão objetiva:
Acerca do pós-positivismo jurídico, analise as seguintes assertivas: 
I - A dogmática jurídica pós-positivista supera o legalismo estrito; (verdadeiro)
II - A elaboração da escola pós-positivista busca seu fundamento na ideia de que o direito é um sistema aberto de regras e princípios; (verdadeiro)
III – No âmbito do pós-positivismo jurídico, a solução dos problemas constitucionais contemporâneos é encontrada no próprio texto da Carta Magna mediante aplicação do dogma da subsunção; 
IV - Dentre outras, a dogmática pós-positivista caracteriza-se pela noção de sistema fechado de regras garantidoras da certeza jurídica máxima;(falsa)
V- O pensamento axiológico-indutivo do direito é predominante na escola pós-positivista. (verdadeira)
 Somente é CORRETO o que se afirma em: 
a. I e III;
b. I, II e IV;
c. III e V;
d. I, II e V.
e. II,III e V
DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO - CCJ0135
Semana Aula: 15
Questão discursiva:
Decisão judicial pode assegurar direitos fundamentais que acarretem gastos orçamentários 
Em decisão unânime, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a possibilidade de determinação judicial assegurar a efetivação de direitos fundamentais, mesmo que impliquem custos ao orçamento do Executivo. A questão teve origem em ação civil pública do Ministério Público de Santa Catarina, para que o município de Criciúma garantisse o direito constitucional de crianças de zero a seis anos de idade serem atendidas em creches e pré-escolas. O recurso ao STJ foi impetrado pelo município catarinense contra decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). 
 A partir da leitura do texto acima, analise os principais óbices que enfraquecem a efetividade dos direitos sociais no direito contemporâneo. 
O principal óbice à efetividade dos direitos sociais é a limitação orçamentária do estado.
Os recursos são finitos, mas as necessidades humanas são infinitas.
 Questão objetiva (fonte: Exame OAB - CESPE - 2009):
Associado à questão da aplicação dos direitos fundamentais de segunda dimensão é lícito afirmar que são direitos que têm sua efetividade afirmada segundo:
a) A reserva do possível encontrada na dignidade da pessoa humana
b) O mínimo existencial do Estado que o impossibilita de atender todas as demandas sociais prestacionais
c) A reserva do possível do Estado que obriga o atendimento das demandas sociais independentemente de recursos orçamentários
d) O mínimo existencial encontrado na dignidade da pessoa humana
e) A reserva do possível que não se relaciona aos recursos financeiros do Estado

Continue navegando