Buscar

simulado ambiental

Prévia do material em texto

(TJ PA 2009 ¿ Juiz de Direito ¿ FGV in AMADO, Frederico. Direito Ambiental esquematizado. São Paulo: Gen, 2015, p. 12) A Constituição Federal/88 assevera que `todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida¿. A esse respeito, é correto inferir que a concepção constitucional sobre o meio ambiente é:
	
	
	
	
	Criacionista.
	
	
	Pragmática.
	
	
	Panteísta.
	
	
	Antropocêntrica.
	
	
	Holística.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Considere o texto: "O causador da contaminação, poluição ou degradação de qualquer natureza deve ser responsabilizado e arcar com os custos da reparação. Tal reparação é devida mesmo que tenham sido reduzidos todos os riscos ambientais. Em ocorrendo degradações, ainda que tenham sido adotadas todas as cautelas cabíveis, possíveis e previsíveis, os danos advindos deverão ser reparados." Qual dentre os princípios a seguir indicados melhor justifica a assertiva contida no texto:
	
	
	
	
	Da prevenção.
	
	
	Do poluidor pagador.
	
	
	Da precaução.
	
	
	Da educação ambiental.
	
	
	Do desenvolvimento sustentável.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
DIANTE DOS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL, MARQUE A RESPOSTA CORRETA SOBRE A COMPETÊNCIA DAS NORMAS EXPRESSAS NOS INCISOS DO ART.21, DA CF/88
	
	
	
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE.
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) COMUM.
	
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA.
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) CONCORRENTE.
	
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente. Diante do estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), marque a alternativa CORRETA, diante do conceito de poluição:
	
	
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: lancem matérias ou energia em acordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:lancem matérias ou energiia em desacordo com os padrões ambientais não estabelecidos.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem a biota.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem as áreas já degradadas.
	
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O licenciamento ambiental é:
	
	
	
	
	é competente para propor a Audiência Pública, em matéria de licenciamento ambiental apenas o Ministério Público e a entidade civil ligada às questões ambientais.
	
	
	um ato administrativo pelo qual o órgão judiciário competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	um procedimento judicial pelo qual o Ministério Público competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	um ato administrativo pelo qual o MP licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A respeito da legislação para proteção de fauna e flora no Direito Ambiental brasileiro, verifique a situação a seguir:
Eduardo possui uma fazenda localizada em área do bioma Mata Atlântica. Quer fazer um loteamento próximo a área urbana e ao orientar os tratores para preparo da área, Eduardo determina que seja retirada uma faixa de restinga, que é nativa, mas não denominada de floresta. Eduardo determina que seja retirada essa faixa apenas de um terreno com declive, mas não do entorno de um curso natural de água, para não correr o risco de sofrer multas e penalizações.
A respeito da situação ilustrada e com base nos conteúdos abordados em aula, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
	Eduardo está errado, pois o novo código florestal não se aplica quando a ação se der por empreendimentos particulares de loteamento urbano.
 
	
	
	Eduardo está correto, pois a restinga, ainda que seja uma formação vegetal natural, não se caracteriza por árvores de grande porte, não sendo, portanto, floresta, o que implica não ser aplicado o novo código florestal.
 
	
	
	Eduardo está errado, pois a restinga é vegetação nativa e retirá-la de áreas de declive é crime ambiental, por serem estas áreas de preservação permanente, em razão de seu papel de mitigar risco de enchentes e deslizamentos, de acordo com o novo código florestal.
	
	
	Eduardo está errado, pois quando há área de declive e entorno de cursos d¿água, deve-se priorizar esse último quando for necessário suprimir vegetação natural, de acordo com o novo código florestal.
 
	
	
	Eduardo está correto, pois determinou que não se retirasse a vegetação nativa do entorno do curso d¿água e não será penalizado.
 
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		(XVI Exame OAB). Miguel, empreendedor particular, tem interesse em dar início à construção de edifício comercial em área urbana de uma grande metrópole. Nesse sentido, consulta seu advogado e indaga sobre quais são as exigências legais para o empreendimento. Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	É necessária a realização de estudo de impacto de vizinhança, desde que o empreendimento esteja compreendido no rol de atividades estabelecidas em lei municipal.
	
	
	É necessário o estudo prévio de impacto ambiental, anterior ao licenciamento ambiental, a ser efetivado pelo município, em razão de o potencial impacto ser de âmbito local.
	
	
	Não é necessária a realização de estudo de impacto ambiental, por ser área urbana, ou estudo de impacto de vizinhança, uma vez que não foi editada até hoje lei complementar exigida pela Constituição para disciplinar a matéria.
	
	
	Somente será necessário o estudo de impacto ambiental.
 
	
	
	É necessária a realização de estudo de impacto ambiental, o qual não será precedido necessariamente por licenciamento ambiental, uma vez que a atividade não é potencialmente causadora de impacto ambiental
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Marque a alternativa correta relativa à infração administrativa: I- São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha. II- São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA. III- A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infração ambiental é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante processo administrativo próprio, sob pena de co-responsabilidade. IV- As infrações ambientais são apuradas em processo penal ou administrativo, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditório, observadas as disposições desta Lei.
	
	
	
	
	I, e III estão corretas
	
	
	II e IV estão corretas
	
	
	II e III estão corretasTodas estão corretas
	
	
	I, III e IV estão corretas
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		De acordo com a Constituição Federal de 1988 as infrações penais ambientais podem ser praticadas:
	
	
	
	
	por pessoa física ou jurídica
	
	
	somente por pessoa física
	
	
	somente por pessoa formal
	
	
	somente por incapaz
	
	
	somente por pessoa jurídica
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Foi proposta Ação Popular em face do Município X que autorizou a construção de uma indústria em área de preservação ambiental. O juiz proferiu sentença julgando procedente o pedido contido na demanda. Segundo a Lei da Ação Popular (Lei n. 4.717/65),o legitimado ativo ao propor a Ação Popular objetiva:
	
	
	
	
	Anular ou declarar a nulidade do ato lesivo ao patrimônio público.
	
	
	Apenas caráter indenizatório.
	
	
	Declarar a efetividade do ato impugnado.
	
	
	Obrigação de fazer ou de não fazer.
	
	
	Proteger direito líquido e certo.

Continue navegando