Buscar

A formação do bebê mês a mês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A formação do bebê mês a mês.
1 mês
Esta é a fase da fertilização do óvulo por um espermatozoide e implantação do óvulo fecundado na parede uterina. Normalmente, o óvulo é fertilizado 24 a 48 horas após a ovulação.
O ovo começa a dividir-se rapidamente e passa a chamar-se zigoto. 
Em 7 a 10 dias após a fertilização, ocorre a implantação. Que deve ocorrer no útero. Caso tal não aconteça, a gestação é considerada uma gravidez ectópica (complicação da gravidez em que o embrião se forma fora do útero).
No momento da fecundação do óvulo que se define o sexo do bebê e suas características genéticas.
 A placenta, responsável pela transferência dos nutrientes de mãe para filho, começa a se desenvolver em seguida
O saco amniótico, o cordão umbilical e o saco vitelino estão em formação.
No final do 1º mês, o bebê tem a forma de um disco achatado do tamanho aproximado de uma semente de chia e as células cardíacas começam a bater. Ainda nesta fase, as mulheres começam a sentir os primeiros enjoos e náuseas.
Na quarta semana após a concepção, se inicia o processo embrionário, em que as células começam a se juntar para formar os órgãos do corpo e o cérebro. Além disso, a mãe já é capaz de transferir oxigênio e nutrientes para o bebê. É também nessa fase que a maioria das mulheres realiza o teste de farmácia e dando início ao pré-natal.
"na década de 50 ele usou técnicas de fotografia que permitiam extremos close-ups. Usava também endoscópios extremamente finos, produziu imagens pioneiras de vasos sanguíneos e cavidades do corpo, feitas em pessoas vivas."
2 meses 
É caracterizado pela formação dos bebês de todos os sistemas e órgãos do corpo, ainda que eles não tenham se desenvolvido completamente, processo que ocorrerá ao longo dos nove meses de gestação.
O rosto, braços, pernas e ouvidos começam a formar-se, os tornozelos e as pálpebras também são formados, assim como os dedinhos da mão e do pé. O tubo neural está formado. O sistema digestivo começa a desenvolver-se e o osso começa a substituir a cartilagem. A cabeça ainda é grande quando comparada ao resto do corpo do bebé. Ao final do segundo mês de gestação, o feto já mede 4 cm e pesa 5g! 
É importante frisar que, os primeiros meses são os que darão forma e sustentação ao bebê. Por isso é de suma importância uma boa nutrição, sempre com acompanhamento pré-natal para evitar qualquer problema. 
3 meses
A aparência humana se molda e torna visível. Olhos, que eram laterais, se aproximam um do outro e as orelhas assumem quase o local final. Ele já é capaz de escutar o mundo aqui fora.
O fígado já produz bile, rins secretam urina e as sinapses (conexões neurológicas) começam a se formar. O reflexo do bebê se ativa: quando algo encosta no organismo, por exemplo, as mãozinhas se movem ou os dedinhos dos pés se curvam e as pálpebras se encostam.
É também nessa fase que os órgãos sexuais começam a se formar, mas ainda é cedo demais para identificar o sexo. Além disso, o queixo e o pescoço começam a tomar forma e os rins começam seu processo de desenvolvimento.
No final deste mês, o seu bebé está completamente formado. Todos os órgãos e extremidades estão presentes e continuaram a amadurecer para que se possam tornar funcionais. 
Uma vez que o período mais sensível do desenvolvimento está ultrapassado, o risco de aborto espontâneo desce consideravelmente no fim do 1º trimestre da gestação.
4 meses
É nesta fase que o pequeno passa a se mover, chutar e engolir, embora ainda não seja possível perceber. Sua pele é rosada e transparente. 
Esse mês é um dos mais esperados pelos papais, pois é nesta etapa em que já é possível saber o sexo do bebê, se ele estiver na posição ideal, durante o ultrassom.
Um dos marcos do início do terceiro trimestre é o desenvolvimento do bebê, que a partir de agora se dará de maneira bastante rápida.
Isso significa que ele já está praticamente todo formado e sua função agora é ganhar peso e ficar forte.
Além disso, nessa fase, órgão como laringe, cordas vocais, pálpebras, pescoço e esqueleto, assim como muitos órgãos internos já estão quase que completamente formados.
5 meses
É quando acontece um dos momentos mais emocionantes da gravidez: a mamãe já começa a sentir os movimentos do bebê dentro do seu corpo. 
Nesta fase, o sistema nervoso do bebê começa a funcionar perfeitamente e ele também passa a engolir o líquido amniótico, o que vai ajudar a amadurecer o sistema digestivo. 
Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso. 
Além disso, a fisionomia do pequeno se define: sobrancelhas, lábios e brotos dentários já estão formados.
Outros aspectos que podem ser desenvolvidos nesse mês são:
Aparição da estrutura óssea que vai dar suporte à formação dos dentes
Começa o desenvolvimento das unhas
O fígado começa a produzir glóbulos vermelhos
A pele está coberta por uma camada de gordura que protege a pele do bebé do contato permanente com o líquido amniótico. Esta substância cremosa desaparece quase completamente antes do parto.
6 meses
Passadas 24 semanas de gestação, o bebê percebe sons com mais exatidão, principalmente os graves, como a voz do papai. O cérebro continua a se desenvolver em ritmo acelerado e o pequeno engorda com mais rapidez. É nesta fase ainda que a criança aperfeiçoará todos os órgãos do corpo, preparando-se para o momento do nascimento.
As pálpebras começam a separar-se e os olhos a abrir.
O bebé reage aos sons mexendo-se ou aumentando a frequência cardíaca. O sistema imunitário do bebé está em desenvolvimento. Os movimentos do bebé são cada vez mais fortes e evidentes.
No fim do 2º trimestre, na última semana do 6º mês, o bebê pode estar pesando cerca de 1 kG, com aproximadamente 38 centímetros. Seu desenvolvimento está quase completo e ele só precisa terminar de amadurecer.
Esse é o início da reta final da gravidez.
7 meses
Ao iniciar o 7º mês de gestação, o bebê com aproximadamente 40cm, equivalente ao tamanho de um repolho.
Os pulmões e narinas já estão formados,. Além disso, outras mudanças podem ser percebidas tanto na estrutura física do bebê, como em suas percepções.
A partir do 7º mês, o bebê começa a ter seu crescimento mais lento. Isso porque, ele precisa focar suas energias no ganho de peso e de gordura corporal. Esse processo atua na proteção contra a diferença de temperatura entre o útero e fora dele.
Muda frequentemente de posição e responde a estímulos sonoros, à dor e à luz. A quantidade de líquido amniótico começa a diminuir. O mecónio, as primeiras fezes do bebê, começam a acumular-se no intestino.
8 meses
No 8º mês, por volta da 32ª semana, o tamanho do bebê pode ser comparado com o de uma couve grande.
Essa fase é marcada pela movimentação do bebê cada mais vez para baixo da barriga, se encaixando na pélvis para a hora do parto.
Um bebê nascido nessa semana tem grandes chances de sobreviver.
Este estágio da gestação, o bebê já está com cerca de 15% de gordura corporal. A partir de agora, ele se concentra em adquirir cada vez mais gordura, a fim de suportar a diferença de temperatura fora do útero.
Seus ossos estão totalmente formados, contudo ainda são muito moles.
Nessa fase, o bebê está preparado para absorver e armazenar muitos nutrientes, 
mas os principais são fósforo, ferro e cálcio.
9 meses
Com o peso acima de 2,5 quilos e mais de 40 centímetros de comprimento, o bebê possui o tamanho de uma alface romana. 
Todos os sistemas e órgãos do bebê já estão desenvolvidos e formados para sua vida aqui fora, e o pequeno já está preparado para chegar a qualquer momento.
O vernix caseoso, a substância gordurosa que recobre a pele do bebê, tende a desaparecer, assim como o lanugo encontrada na pele de muitos recém-nascidos. Ao mesmo tempo, o cabelo fica cada vez mais evidente, podendo mudar de cor e de textura.
Quando o bebê já tiver completado 38 semanas a contar do dia da concepção, o parto pode ocorrer a qualquer momento.

Continue navegando