Buscar

REVISÃO EPIS 1-5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EPIS
AULA 1
ÉTICA: ASPECTOS FILOSÓFICOS E CONCEITUAIS
Objetivos: Identificar os fundamentos ontológico-sociais da ética e da moral;
Relacionar a importância da reflexão ética para o debate em torno da ética profissional do Serviço Social.
 No contexto contemporâneo é recorrente, na literatura do Serviço Social, o registro dos desafios postos à efetivação dos rumos éticos e políticos do trabalho dos assistentes sociais, dentre os quais a defesa dos princípios éticos na cotidianidade do trabalho, evitando que se transformem em indicativos abstratos e descolados do processo social. 
Os aspectos constitutivos do ethos profissional relacionam-se a uma discussão mais ampla sobre a ética. 
A humanidade tem assistido a muitas mudanças em quase todos os sentidos da vida humana. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebidos pelo ser humano.
 As mudanças decorrentes da evolução e acontecer históricos são muito significativos e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação da humana.
 Nos campos das descobertas da medicina, da indústria, da tecnologia para a fabricação de utensílios que facilitem a vida dos seres humanos e em todos os demais jamais se assistiu a tamanho desenvolvimento.
A pergunta que não se cala, entretanto, é a seguinte: E o ser humano, em seus problemas fundamentais, sua conduta, seus anseios e seus valores, foi capaz de evoluir? Alguma coisa mudou?
O estudo da ética é sempre necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade que se vislumbra diariamente na vida social.
A Ética é uma ciência, um ramo da Filosofia.
A ética está no nosso cotidiano. Em jornais, revistas, diálogos e outros aspectos de nossa realidade social, a ética é utilizada, lembrada, esquecida, mencionada ou até mesmo exigida.
Ela pode ser definida como a “Ciência do que o homem deve ser em função daquilo que ele é”.
O fundamento da ética é o ser do homem. A fonte de seu comportamento seria justamente a sua natureza.
A ética brota de dentro do ser humano, daqueles elementos que o caracterizam como ser humano
ÉTICA VEM DO GREGO “ETHOS” E SIGNIFICA MORADA. 
HEIDEGGER DA AO “ETHOS” O SIGNIFICADO DE “MORADA DO SER”.
A ética indica direções, descortina horizontes para a própria realização do ser humano. Ela é “a construção constante de um “sim” a favor do enriquecimento do ser pessoal.
A ética deve ser eminentemente positiva e não proibitiva. Por ex., é + importante respeitar a vida do que não matar.
 A ética antecede a qualquer lei ou código de conduta. Pode-se dizer que “...a ética é a ciência que tem por objeto a finalidade da vida humana e os meios para que isto seja alcançado”. A ética é o “caminho para a busca do aperfeiçoamento humano”.
 A construção da ética parte das exigências ou necessidades fundamentais da natureza humana.
Etimologicamente a palavra ética (ethos) significa morada do homem, morada do animal: covil, caverna, que dá o sentido de abrigo protetor, o homem encontra um estilo de vida e de ação no espaço do mundo. Acostuma-se com sua morada. Daí vem o costume, mas esta morada é passível de aperfeiçoamento.
 Significa comportamento que resulta de um repetir os mesmo atos – uma constante que manifesta o costume, o ato do indivíduo – tem-se aí o hábito. Tanto costume, quanto hábito são construídos.
Não basta o desenvolvimento tecnológico, científico para que a vida fique melhor. É preciso uma boa e razoável convivência na comunidade política, para que os gestos e ações de cidadania possa estabelecer um viver harmônico, mais justo e menos sofredor.
Cidadania é um processo. Processo que começou nos primórdios da humanidade e que se efetiva através do conhecimento e conquista dos direitos humanos, não como algo pronto, acabado; mas, como aquilo que se constrói.
 Assim como a ética a cidadania é hoje questão fundamental.
AULA 2
A ética precisa ser encarada não por fundamentos abstratos, mas algo que emerge da cotidianidade das relações sociais.
A organização da sociedade instaura relações singulares nos diversos espaços e que compõe a totalidade da vida social.
SER SOCIAL → TRABALHO { - Liberdade	
 - Consciência 
A apreensão da Totalidade é fundamentada na Categoria Trabalho
Trabalho é a atividade teleológica onde há um papel ativo da consciência no processo de auto-construçãohumana. É o núcleo gerador da liberdade e da ética.
 As escolhas e as orientações de valor são geradas a partir do Trabalho.
Maria Lúcia Barroco diz que, “ a valoração de um objeto supõe sua existência material concreta : seu valor corresponde a uma práxis que a transformou em algo novo que responde às suas necessidades, e, como tal, é bom, é útil, é belo “ ( 1986:p.29)
A teleologia implica valores e que sua objetivação supõe a política como espaço de luta entre projetos diferentes
 No Serviço Social, as determinações históricas são construídas mediadas pelas necessidades dadas na relação entre o capital e o trabalho, pelos projetos das forças sociais que buscam enfrentar as sequelas da questão social, como questão moral.
Etica Profissional: “ Se inscreve na relacao entre o conjunto complexo de necessidades que legitimam a profissao na divisao socio-tecnica do trabalho “ ( BARROCO, 2007: 67 ), subsidiando respostas as demandas profissionais na sua dimensao teleologica com implicacoes etico-politicas.
 Recebe influencias que antecedem a escolha pela profissao e inclusive a direcionam nessa mesma escolha profissional. Dessa forma, para o profissional a etica profissional e forjada da base filosofica incorporada
pela profissao, bem como “ as visoes de mundo incorporadas “ ( BARROCO, 2007: 69 ).
AULA 3
A Ética e a Moral
Moral do Trabalho : “ Sistema de regras usuais de conduta que emerge em todas as formas de organização de trabalho “;
Ética Profissional: “ Específica de certas profissões modernas, cuja natureza social determina a exigência de uma codificação formal de conduta “ ( SIMÕES, 2007:p.466 )
O Código de Ética
Resulta de um “ ato de auto-regulação da categoria ( … ), instituindo os valores éticos que devem presidir a autonomia profissional “ ( SIMÕES,2007: p.465-466) como acontece com os profissionais liberais.
As profissões de cunho liberal, em decorrência de sua natureza pública, recebem intervenção do Poder Público, visto que a regulação das relações de trabalho é de competência da União, conforme o artigo Constitucional 22º I. 
Profissões Liberais
Ocupam-se de matérias relacionadas a motivos essencialmente humanísticos, diretamente vinculado ao interesse coletivo, por isso demandam autonomia de decisões, de discernimento pessoal
Com o Código de ética, “ independente de suas convicções pessoais, deve agir segundo o comando ético, com ele concorde ou não “ (SIMÕES, 2007, p. 470).
Histórico dos Códigos de ètica do Serviço Social
 
AULA 4
Émile Durkheim ( 1858 – 1917 )
Grande nome da Sociologia Francesa, “ via implicações morais nos problemas sociais, justificando a ação de controle social seja no Estado, seja na própria comunidade. Validando plenamente a sociedade de classes e a ação da classe ' nobre ', poderosa em relação à outra “ ( MARTINELLI, 1989,p.103 )
“ Considerava que só mediante rigoroso controle moral sobre os indivíduos ou grupos portadores ou manifestantes dos problemas é que se poderia garantir a organização e o funcionamento adequado da sociedade “ ( MARTINELLI, 1989, p. 103 ).
Durkheim era conhecido como um reformista conservador pois entendia que a “ sociedade se integra por meio de um sistema valorativocomum que legitima, e por onde controla todas as condutas ramificadas da sociedade “ ( apud FILGUEIRAS, 1997,p.167-168 )
Estrutural– Funcionalismo
Perspectiva formulada por Talcott Parsons, sociólogo norte-americano. Buscava entender a função que os indivíduos desempenhavam na estrutura social.
O sistema, como qualquer outro corpo biológico, não era apenas estável, bem como harmonioso. Do contrário entravam em ação os mecanismos de controle social ( moral, ética, sistema jurídico e penal )
Influências no Serviço Social
Entre os anos 40-50, no período que ficou conhecido como Perspectiva Modernizadora ( NETTO, 2006 ) e contribuiu para uma concepção de Serviço Social como prática institucionalizada, que se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais, decorrentes de estruturas sociais inadequadas.
Ética Profissional: “ Específica de certas profissões modernas, cuja natureza social determina a exigência de uma codificação formal de conduta “ ( SIMÕES, 2007:p.466 )

Outros materiais