Buscar

BASES HISTÓRICAS E TRAJETÓRIA ATÉ A SUSTENTA

Prévia do material em texto

SUSTENTABILIDADE 
	2021.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A Arquitetura Bioclimática faz o uso de energias renováveis e apresenta uma significativa redução no consumo energético das edificações. De acordo com as afirmativas abaixo é possível considerar que; 
I Correntes de vento são utilizadas para transformar energia cinética em elétrica;
II A umidade relativa do ar é aproveitada como solução para amenizar as questões de desconforto do microclima;
III Elementos naturais como vegetação ou recursos disponíveis no local em que será implantado o projeto, não trazem beneficios construtivos;
IV A utilização de materiais renováveis não caracterizam o bioclimatismo;
 
	
	
	
	Afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa IV está correta.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
Explicação:
A utilização de materiais renováveis assim como elementos e recursos naturais disponíveis no local em que será executado o projeto, caracterizam e beneficiam a arquitetura bioclimática.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Arquitetura e Urbanismo sustentáveis são a continuidade mais natural da arquitetura bioclimática, considerando também a integração do edifício à totalidade do meio ambiente, de forma a torná-lo parte de um conjunto maior. Nesse contexto, o projeto sustentável quer criar edificações e cidades objetivando a qualidade de vida do ser humano no ambiente construído e no seu entorno, integrando com as características da vida e do clima locais, consumindo a menor quantidade de energia compatível com o conforto ambiental, para legar um mundo menos poluído para futuras gerações. (CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos, 2010). Segundo Lomardo (2005), sustentabilidade espacial significa:
	
	
	
	Localização e relação com a vizinhança e a cidade minimizando impactos negativos.  
	
	
	Crescimento por meio do uso eficiente dos recursos (mão de obra, materiais, água e energia) financeiramente viáveis.
	
	
	Possibilitar a permanência ou menor interferência nos ciclos naturais como a realimentação dos lençóis freáticos.
	
	
	Evitar efeitos prejudiciais ao ambiente por meio de uso cuidadoso de recursos naturais, minimização de resíduos, proteção e melhoria do ambiente.
	
	
	Responder às necessidades dos atores sociais envolvidos no processo de construção (do planejamento à demolição), incluindo alta satisfação do cliente e do usuário, fornecedores comprometidos ambientalmente, respeito aos funcionários e às comunidades locais.
	
Explicação:
Arquitetura e Urbanismo sustentáveis são a continuidade mais natural da arquitetura bioclimática, considerando também a integração do edifício à totalidade do meio ambiente, de forma a torná-lo parte de um conjunto maior. Nesse contexto, o projeto sustentável quer criar edificações e cidades objetivando a qualidade de vida do ser humano no ambiente construído e no seu entorno, integrando com as características da vida e do clima locais, consumindo a menor quantidade de energia compatível com o conforto ambiental, para legar um mundo menos poluído para futuras gerações. (CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos, 2010). Segundo Lomardo (2005), sustentabilidade espacial significa localização e relação com a vizinhança e a cidade minimizando impactos negativos.  
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre sistemas passivos de energia é correto afirmar:
	
	
	
	Iluminação natural não consiste em um sistema passivo de energia pois, apresenta variações de acordo com a latitude.
	
	
	Soluções adotadas durante do projeto de arquitetura sem levar em consideração a eficiência energética da edificação.
	
	
	O aquecimento da água através de placas solares é um exemplo de sistema passivo de energia.
	
	
	A instalação de paineis fotovoltaicos especificados no processo construtivo, com o objetivo reduzir o custo de energia com abastecimento convencional.
	
	
	A iluminação natural através de aberturas na construção que reduzem o consumo energético.
	
Explicação:
Sistema passivo é aquele que não apresenta nenhum dispositivo eletro-mecânico para recircular o calor. Sendo assim, sistemas aplicados ao processo de produção de energia, serão sistemas ativos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia o texto atentamente e assinale a afirmativa falsa:
O projeto sustentável quer criar edificações e cidades objetivando a qualidade de vida do ser humano no ambiente construído e no seu entorno, integrando com as características da vida e do clima locais, consumindo a menor quantidade de energia compatível com o conforto ambiental, para legar um mundo menos poluído para futuras gerações. (CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos, 2010). Segundo Lomardo (2005), a arquitetura sustentável pode ser dividida em:
	
	
	
	Sustentabilidade urbanística.
	
	
	Sustentabilidade ambiental.
	
	
	Sustentabilidade ecológica.
	
	
	Sustentabilidade financeira.
	
	
	Sustenatbilidade social.
	
Explicação:
Segundo Lomardo (2005), a arquitetura sustentável pode ser dividida em: sustentabilidade financeira, sustentabilidade ambiental, sustenatbilidade social, sustentabilidade espacial e sustentabilidade ecológica.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O "Internacional Style" surgiu na Europa e se desenvolveu principalmente na Alemanha, durante a década de 1920. Este, foi resultado de fatores enfrentados pelos arquitetos no início do século XX. Não é correto afirmar que; 
 
 
	
	
	
	A necessidade de construir em grande escala edifícios comerciais e cívicos que serviram a uma sociedade em rápida industrialização.
 
 
	
	
	Os espaços arquitetônicos não deveriam apresentar como requisito, as necessidades impostas pelo ambiente onde estavam sendo projetados.
	
	
	O desejo de criar um estilo "moderno" de arquitetura para o "homem moderno" que refoçava a necessidade de um ambiente neutro.
	
	
	A insatisfação com os projetos de construção que apresentavam características decorativas de diferentes períodos arquitetônicos, especialmente quando o projeto resultante apresentava pouco ou nenhum nenhuma relação com a função do edifício. 
 
 
 
	
	
	O desenvolvimento bem-sucedido de novas técnicas de construção envolvendo o uso de aço, concreto armado e vidro. 
 
	
Explicação:
O Estilo Internacional é justificado por soluções que deveriam acompanhar às necessidades da contemporaneidade, entre elas a adequação ao local em que seria implantada a construção.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre sistemas passivos de energia é correto afirmar:
	
	
	
	Iluminação natural não consiste em um sistema passivo de energia, pois apresenta variações de acordo com a latitude.
	
	
	A iluminação natural através de aberturas na construção que reduzem o consumo energético.
	
	
	A instalação de paineis fotovoltaicos especificados no processo construtivo, com o objetivo reduzir o custo de energia com abastecimento convencional.
	
	
	Soluções adotadas durante do projeto de arquitetura sem levar em consideração a eficiência energética da edificação.
 
	
	
	O aquecimento da água através de placas solares é um exemplo de sistema passivo de energia.
	
Explicação:
Sistema passivo é aquele que não apresenta nenhum dispositivo eletro-mecânico para recircular o calor. Sendo assim, sistemas aplicados ao porcesso de produção de energia, serão sistemas ativos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A problemática urbana foi abordada no Relatório Brundtland dando destaque a alguns temas, exceto:
	
	
	
	Destruição do habitat e das paisagens naturais ocasionadas pela expansão urbana.
	
	
	Especulaçãoimobiliária ocasionando perdas e desperdícios pela substituição do espaço edificado, muitas vezes em condições de habitabilidade.
	
	
	Incoerência entre a limitação de recursos energéticos com as matrizes de transporte urbano adotadas.
	
	
	Legalização dos assentamentos informais nas grandes cidades melhorando a qualidade de vida das pessoas.
	
	
	Poluição e contaminação ocasionadas pelas atividades humanas, relacionadas principalmente ao uso do automóvel e a queima de combustíveis fosseis.
	
Explicação:
O Relatório Brundtland enfatiza que deve haver opções legais de terrenos, mais bem situados, e com melhor disponibilidade de serviços e infraestrutura, para os lotes em terrenos ilegais.

Continue navegando