Buscar

Gattaca, Ana Júlia Cmapos, BIOMED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gattaca
INTRODUÇÃO
Gattaca é um filme de ficção cientifica dirigido por Andrew Niccol e lançado em 1997, dois anos após o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano (NHGRI) concluir a primeira fase do Projeto Genoma Humano, que tem como objetivo:
· Mapear o genoma humano e determinar a sequência de todas as suas 3,2 bilhões de letras; 
· Mapeamento e sequenciamento de genomas de outros organismos importantes para o estudo da biologia; 
· E desenvolvimento de tecnologia para análise de DNA.
Tais estudos trouxeram um importante questionamento com relação às consequências deste novo conhecimento, que, ao mesmo tempo em que traz esperança da cura de várias doenças e condições de origem genéticas, também gera uma preocupação sobre o uso inadequado e indesejável do conhecimento genético, como acontece no filme.
Resumo do cenário do filme:
“Passado em um tempo futuro, Gattaca mostra uma sociedade em que as corporações tornaram-se mais poderosas que o Estado e em que a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de manipular a interação entre seus DNAs de modo que gerem filhos com a melhor combinação de qualidades genéticas possíveis. Este procedimento acaba criando duas categorias diferentes de pessoas: os Válidos, frutos desta combinação genética planejada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas; e os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual. Aos Válidos são oferecidos os melhores empregos e as melhores oportunidades enquanto que os Inválidos chegam a ser impedidos de frequentar determinados lugares.”
BIOÉTICA
A Bioética é uma área de estudo interdisciplinar que envolve a Ética e a Biologia, fundamentando os princípios éticos que regem a vida quando essa é colocada em risco pela Medicina ou pelas ciências. A importância social da Bioética centra-se, justamente, no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros.
Isso é exatamente o contrário do que é proposto no filme, e, um risco alto gerado pelo avanço dos estudos genéticos. Gattaca é um ensaio sobre como a ciência pode ser usada para legitimar e, no caso, criar uma hierarquia social, principalmente se feita sem crítica e controle da sociedade.
A ESPERIÊNCIA GENÉTICA
A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Essas características, além de determinarem aspectos fenotípicos – como cor dos olhos, cabelo, pele – também determinam aspectos genotípicos:
· Toda e qualquer doença que tem como causa uma alteração do DNA é chamada de genética, mas nem todas são hereditárias. “Ela pode ser hereditária quando você recebe a alteração do pai, da mãe ou de ambos, ou pode ser adquirida, quando um fator ambiental causa uma mutação”. 
Com a conclusão do Projeto Genoma Humano, tornou-se possível fazer o sequenciamento genético de qualquer pessoa, mudando completamente a forma de realizar diagnósticos de doenças, e trazendo a possibilidade preventiva, ou seja, saber quais riscos você tem de desenvolver determinada patologia baseado na mutação genética que sua família possui, podendo assim tomar medidas preventivas mais precocemente.
O avanço da Genética modificou completamente o mundo atual, tornando possível, por exemplo, criar clones, alimentos transgênicos resistentes às pragas, realizar testes de paternidade e solucionar crimes, mapear doenças e realizar aconselhamento genético.

Continue navegando