Buscar

Banco de dados 2

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual
Nota9,00
1A modelagem de um banco de dados é uma importante etapa durante o desenvolvimento de um banco de dados. Nesta etapa, os elementos que irão compor um sistema de informação serão mapeados e abstraídos pelos modelos de dados. Durante a modelagem, a cardinalidade é responsável por demonstrar o comportamento de um relacionamento. Sobre as cardinalidades em um banco de dados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 1:1
II- 1:N
III- N:N
IV- N:1
(    ) Muitos para muitos.
(    ) Muitos para um.
(    ) Um para muitos.
(    ) Um para um.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - IV - III.
B
IV - III - II - I.
C
III - IV - I - II.
D
III - IV - II - I.
2É possível afirmar que no banco de dados relacional a composição é feita por tabelas. Além disso, podemos identificar atributos e ocorrências pelo recurso das chaves. Compreendendo isso, qual é a utilidade prática das chaves para um Banco de Dados?
A
Elas podem ser utilizadas para manter a consistência de dados, já que uma de suas características é garantir que ocorrências sejam únicas.
B
As chaves são classificadas em apenas um tipo, denominado chave primária, não podendo ter nenhuma aplicação consistente em um banco de dados relacional.
C
As chaves primeiras são formadas por vários tipos de campos da tabela.
D
Elas são obrigatoriamente utilizadas apenas uma vez e vinculadas apenas a uma única tabela em um banco de dados.
3A modelagem de dados pode ser compreendida como o ato de especificar as estruturas de dados e as regras de negócio necessárias para o seu desenvolvimento. Os modelos podem ser classificados como conceitual, lógico ou físico. Com relação ao modelo lógico, analise as sentenças a seguir:
I- Seu objetivo é descrever as informações em um contexto de negócio de forma simples e de fácil compreensão aos usuários finais, para posteriormente serem armazenadas em um banco de dados.
II- Ele tem por objetivo representar as estruturas que irão armazenar os dados dentro de um Banco de Dados.
III- É considerado a etapa final do projeto de banco de dados, onde será utilizada a linguagem de definição de dados do SGDB.
IV- Nesta etapa, levamos em conta qual será a abordagem utilizada referente ao Banco de Dados: Relacional, Hierárquico ou de Rede.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
4A modelagem de um banco de dados é dita como uma importante etapa durante o desenvolvimento de um banco de dados. Nesta etapa, os elementos que irão compor um sistema de informação serão mapeados e abstraídos pelos modelos de dados. O modelo lógico está associado à implementação, isto significa que esse modelo irá refletir exatamente a estrutura que os dados são armazenados fisicamente no banco. Dito isso, a figura anexa mostra um modelo lógico abaixo com o relacionamento entre a tabela Cliente e a tabela Telefone. Sobre o modelo de dados, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ELMASRI, Ramez. NAVATHE, Schmkant B. Sistemas de Banco de Dados. 4. ed. Pearson: São Paulo, 2005.
A
O campo ID_TELEFONE é chave primária da tabela CLIENTE e é uma chave estrangeira que referencia o campo ID_CLIENTE da tabela TELEFONE
B
O campo ID_CLIENTE é chave primária da tabela CLIENTE e é uma chave estrangeira que referencia o campo ID_TELEFONE da tabela TELEFONE
C
O campo ID_CLIENTE é chave primária da tabela TELEFONE e é uma chave estrangeira na tabela CLIENTE
D
O campo ID_TELEFONE é chave primária da tabela TELEFONE e é uma chave estrangeira que referencia o campo ID_TELEFONE da tabela TELEFONE
5A modelagem de um banco de dados é dita como uma importante etapa durante o desenvolvimento de um banco de dados. Nesta etapa, os elementos que irão compor um sistema de informação serão mapeados e abstraídos pelos modelos de dados. O modelo lógico está associado à implementação, isto significa que esse modelo irá refletir exatamente a estrutura que os dados são armazenados fisicamente no banco. A figura anexa apresenta um modelo lógico com o relacionamento entre a tabela Cliente e a tabela Telefone. Acerca do modelo de dados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Número e DDD formam juntos uma chave primária composta na tabela TELEFONE.
(    ) RG e CPF no modelo acima são chaves únicas.
(    ) ID_CLIENTE é chave primária da tabela cliente.
(    ) ID_TELEFONE é chave primária na tabela TELEFONE e chave estrangeira que aponta para o ID_CLIENTE na tabela CLIENTE.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
F - F - V - V.
C
F - V - V - V.
D
V - V - F - F.
6O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) foi criado para facilitar a concepção de um projeto de banco de dados. Ele possibilita a especificação da estrutura lógica geral do banco de dados. Com vistas a isso, temos vários componentes que formam o MER, sendo um desses componentes os atributos. Com relação a este componente, analise as sentenças a seguir:
I- Ele é um elemento de dado que contém informação que descreve uma entidade.
II- Ele é uma representação abstrata de um objeto do mundo real.
III- Ele indica a associação de elementos de duas ou mais entidades.
IV- Ele pode ser classificado basicamente em dois tipos: identificadores e descritores.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
7O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) pode ser entendido como um mapeamento do mundo real em um modelo gráfico que representará o modelo e o relacionamento existente entre os dados. Com relação ao MER, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O MER foi desenvolvido para facilitar a visão do projeto de banco de dados, possibilitando a representação de um esquema lógico global do banco de dados.
(    ) O MER é utilizado apenas para termos noção de quão complexo pode ser um projeto; entretanto, não possui nenhuma aplicação prática.
(    ) No MER, os atributos são a representação abstrata de um objeto do mundo real sobre a qual queremos guardar informações.
(    ) No MER, o relacionamento é a associação entre os elementos do conjunto de uma entidade com outra entidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - V - F - F.
C
F - F - V - F.
D
V - F - F - V.
8O processo de modelagem de um banco de dados é um importante momento para a concepção de um banco de dados, afinal é responsável por eliminar redundâncias e garantir a integridade dos dados armazenados. Além disto, obter o modelo de dados facilita o entendimento de um projeto de software, auxiliando desde a concepção das interfaces até a realização de consultas aos dados. A Modelagem de Dados é uma atividade desenvolvida em fases variadas do processo metodológico de desenvolvimento de sistemas, com a finalidade de garimpar informações para a obtenção do modelo de dados. Um modelo de dados em nível macro pode ser obtido em fases de planejamento, enquanto modelo de dados detalhados podem ser obtidos em fases de análise e projeto. Sobre as fases de um projeto de banco de dados, ordene os itens a seguir:
I- Projeto Conceitual.
II- Projeto Lógico.
III- Análise de Requisitos.
IV- Projeto Físico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - IV - III - II.
B
I - II - III - IV.
C
III - I - II - IV.
D
II - I - III - IV.
9A modelagem de um banco de dados é dita como uma importante etapa durante o desenvolvimento de um banco de dados. Nesta etapa, os elementos que irão compor um sistema de informação serão mapeados e abstraídos pelos modelos de dados. Em um modelo de banco de dados as tabelas e entidades tem em seus relacionamentos os comportamentos da participação de suas ocorrências. Tais comportamentos são definidos pela cardinalidade, que, na definição de Elmasri e Navathe (2005, p. 22), a razãode cardinalidade "especifica o número máximo de instâncias de relacionamento em que uma entidade pode participar". Dito isso, a figura anexa apresenta um modelo lógico abaixo com o relacionamento entre a tabela Cliente e a tabela Telefone. Sobre o modelo de dados, assinale a alternativa CORRETA no que se refere à cardinalidade que o modelo representa:
FONTE: ELMASRI, Ramez. NAVATHE, Schmkant B. Sistemas de Banco de Dados. 4. ed. Pearson: São Paulo, 2005.
A
Um TELEFONE pertence a um CLIENTE e um CLIENTE tem muitos TELEFONES.
B
Um CLIENTE pode ter muitos TELEFONES e um TELEFONE pode pertencer a muitos CLIENTES.
C
Um TELEFONE pode pertencer a muitos CLIENTES e um CLIENTE tem apenas um TELEFONE.
D
Um TELEFONE pode pertencer apenas a um CLIENTE e um CLIENTE pode ter muitos TELEFONES.
10Considere uma empresa que realiza venda e entrega de produtos. O esquema escrito a seguir representa uma parte de um modelo que representa as regras do sistema.
Produto (id_produto, fk_id_fornecedor, nome, preco)
Fornecedor (id_fornecedor, nome, endereço, cnpj)
Cliente (id_cliente, nome, endereco, telefones (1,N))
Sabendo que os campos sublinhados são chaves primárias e o campo telefones é um campo multivalorado. Sobre o que está sendo representado no esquema anterior, analise as seguintes sentenças:
I- O campo ID_CLIENTE é chave primária da tabela cliente, mas é chave estrangeira na tabela FORNECEDOR.
II- O campo ID_FORNECEDOR é chave primária da tabela FORNECEDOR, o campo FK_ID_FORNECEDOR  é a chave estrangeira dentro da tabela PRODUTO que aponta para esta chave primária.
III- O tipo de dado ideal para o campo PRECO é o INTEGER por conta das casas decimais.
IV- O campo telefone deve ser removido e uma tabela deve ser criada para armazenar os telefones, referenciando o cliente. Tal fato se dá porque a existência desse campo infringe a primeira forma normal que diz que só devem existir atributos atômicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças II e III estão corretas.

Continue navegando