Buscar

Relatório de Prática 1 de Patologia Geral

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA __01__
	
	
	DATA:
__26___/___09__/__2021____
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: PATOLOGIA GERAL
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Fernando Candido de Freitas 
	MATRÍCULA: 01415404
	CURSO: Fisioterapia 
	POLO: Univeritas
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
		TEMA DE AULA: Necroses, Inflamação, Lesões reversíveis e irreversíveis. 
RELATÓRIO:
1. Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que haja balanço energético (consumo de calorias) adequado ou até excessivo. Sabendo das características dessa patologia, descreva o aspecto microscópico de um tecido hepático com kwashiorkor.
R: A desnutrição do tipo Kwashiorkor é um distúrbio de nutrição que acontece com mais frequência em regiões onde as pessoas passam fome, como África Subsariana, Sudeste Asiático e América Central, acontecendo mais frequente em períodos de inundações, seca ou por questões políticas, por exemplo. Esta síndrome acontece devido a uma má nutrição causada por falta de proteína na dieta, podendo causar sintomas como perda de peso, alterações na cor da pele e cabelo e incha o nos pés e na barriga. A kwashiorkor puro é caracterizada pela ingestão inadequada de proteínas, na presença de consumo calórico adequado, podendo ser confundida com Marasmo, que consiste numa doença causada por uma dieta pobre em carboidratos e gordura. No entanto, existe também a desnutrição do tipo Kwashiorkor marasmática, em que há uma grande pobreza nutricional de proteínas, gorduras e carboidratos. Saiba o que e o marasmo quais os sintomas e como efeito o tratamento.
 
Possíveis causas:
Esta doença é causada por um a deficiência de proteínas na dieta, muito importante para as células do corpo, que contêm proteína que é necessária para reparar as células, produzir novas células e muito útil em processos metabólicos. Além disso, as proteínas são também muito importantes na infância, durante o crescimento e na gravidez, por isso, na sua ausência, o crescimento e as funções do corpo ficam comprometidos. Veja como saber se a criança esta com peso certo. Quando a Kwashiorkor acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, pode ser sinal de abuso, negligência ou de dietas muito ricas em gorduras, sendo, por isso, mais observado em crianças e idosos. No entanto, pode também ser um sinal de uma outra condição, como por exemplo HIV. Quais os sinas e sintomas os sinais e sintomas mais comuns que podem ocorrer em pessoas com esta doença são:
· Alterações na cor da pele e cabelo.
· Cansaço.
· Diarreia.
· Perda de massa muscular.
· Deficiências no crescimento ou ganho de peso.
· Inchaço dos tornozelos, pés e barriga.
· Alterações do sistema imunológico.
· Irritabilidade.
· Erupção cutânea.
· Magreza extrema.
· Choque.
Além destes sintomas, pessoas com esta doença geralmente também têm o fígado aumentado, que é uma doença também conhecido por hepatomegalia. São mais febre e o fígado aumenta. Além disto, estas pessoas costumam apresentar deficiência de micronutrientes específicos, como vitaminas A e D, ácido fólico e ferro, e de um ou mais nutrientes essenciais para o crescimento, incluindo proteínas, eletrólitos e zinco. Por todas estas razões, podem também sofrer com inúmeras complicações associadas estando mais suscetíveis a infecções, especialmente se, pneumonia, e gastroenterite. Em que consiste o diagnóstico se houver suspeita da doença de doença de Kwashiorkor, o médico pode examinar o tamanho do fígado e também observar se há presença de inchaço nos pés, tornozelos e barriga, o que é muito característico desta doença. Além disso, o médico pode ainda fazer exames de sangue e urina, de forma a medir os sinais de má nutrição, através da avaliação dos níveis de proteína e açúcar no sangue. Como é feito o tratamento esta doença pode ser facilmente tratada se ingerir maior quantidade de proteína e mais calorias de uma forma nutricionalmente equilibrada, mas o tratamento deve começar o mais cedo possível. Primeiro devem ser ingeridos alimentos com mais teor em carboidratos e gorduras e depois de receber energia suficiente desses alimentos, deve - se então introduzir alimentos ricos em proteína. As calorias devem ser aumentadas gradualmente, para que o corpo se ajuste a este aumento nutricional. O médico pode também recomendar adicionar suplementos de vitaminas e minerais à dieta. Mesmo com este tratamento, as crianças que tiveram doença de Kwashiokor, podem nunca mais alcançar o seu potencial crescimento e aumento de peso. Isto acontece muito frequentemente quando o tratamento é feito muito tarde, podendo causar na criança deficiências físicas e mentais permanentes. Caso não seja tratada atempadamente, esta doença pode levar ao coma, choque e morte. Como se alimentar. Depois da adaptação gradual, devem ser consumidos alimentos com quantidades de proteína, gordura e carboidratos numa proporção adequada. As proteínas podem ser encontradas em alimentos como frutos do mar, ovos, carne, feijões, nozes e sementes, por exemplo. Conheça mais alimentos ricos em proteínas.
2. Elabore um mapa Mental sobre o tema inflamação.
 
 
3. Quais são as diferenças morfológica de um hematoma e uma sufusão? 
R: Sufusão é formada por uma “hemorragia" mais extensa - mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia. E hematoma geralmente é causada por um golpe (contusão), mas também pode ser causado por distúrbios de coagulação ou por um a virose. As que surgem à distância resultam da migração do sangue extravasado ou por aumento da pressão por compressão das veias de drenagem, por exemplo, sangramento em conjuntivas oculares. Evolução cromática deve-se à progressiva reabsorção dos componentes do sangue pela ação dos macrófagos. Começa vermelho, escurece por um ou dois dias para o roxo, e nos dias seguintes se torna cada vez mais esverdeado ou amarelado até desaparecer em mais ou menos uma semana.
	
Equimose periorbitária bilateral são manchas escuras ao redor de ambos os olhos geralmente associado a um golpe. Popularmente conhecido como “olho roxo. A equimose é similar, e às vezes indistinguível, de um hematoma subcutâneo. Hematoma é o sangramento de vasos de maior calibre formando uma coleção, sendo frequentemente subcutâneo, mas também pode ser em outro lugar (como um Hematoma sudoral). Quando o sangramento subcutâneo é menor que 5 mm é chamado de proteica e desaparecem mais rápido que as equimoses. Quando o sangramento é entre 5 mm e 1c m é chamado de púrpura. Mais termos similares: Sugilação é a confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida, similares a grãos de areia. Sufusão é formada por uma " hemorragia" mais extensa - mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia. Equimoses post- mortem surgem nas regiões de lividez intensa.
4. Através do seu conhecimento adquirido nas aulas teóricas e prática de Patologia, descreva quais células poderão estar presente em uma resposta inflamatória aguda.
 
R: A inflamação é uma resposta fisiológica do organismo ao dano tecidual local ou a uma infecção. A resposta inflamatória faz parte da resposta imune inata e, por isso, não é uma resposta específica, mas ocorre de maneira padronizada independente do estímulo. O processo inflamatório envolve várias células do sistema imune, mediadores moleculares e vasos sanguíneos. A função da inflamação é eliminar a causa inicial da lesão, coordenar as reações o sistema imune inato, eliminar as células lesadas e ostecidos danificados para iniciar a reparação dos tecidos e restaurar a função. A resposta inflamatória se divide em dois tipos: o primeiro é a inflamação aguda e a segundo fase é a inflamação crônica e Inflamação aguda. Uma resposta inflamatória aguda tem início imediato e duro pouco tempo. Pode ser ocasionada por patógenos orgânicos, radiação ionizante, agentes químicos ou traumas mecânicos. Os principais sinais da resposta inflamatória aguda estão relacionados à resposta vascular com vasodilatação gerando rubor e calor, aumento da permeabilidade vascular gerando edema, aumento da pressão tissular causando dor (tensão e compressão às terminações nervosas), seguindo-se a perda de função.
 A resposta celular na inflamação aguda é mediada por neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos, macrófagos, células dendríticas e epiteliais. Os principais mediadores químicos envolvidos na inflamação aguda são bradiquinina, fibrinopeptídeos e prostaglandinas; as proteínas do complemento (C3a, C4 a e C5 a), que induzem a degranulação local dos mastócitos com libertação de histamina; as interleucinas IL- 1, IL- 6, IL- 8 e fator de necrose e tumoral TNF 
Assim que ocorre a lesão, as plaquetas liberam proteínas do complemento e os mastócitos de granulam liberando histamina e serotonina, fatores que medeiam a vasodilatação e o aumento da permeabilidade. Os neutrófilos são os primeiros a responder à lesão inflamatória e sua migração para o local é induzida por quimosinas (IL - 8). Estes neutrófilos os patógenos e liberam mediadores que contribuem na resposta inflamatória, sendo os mais importantes as quimiocinas que atraem os macrófagos para o local de inflamação. Os macrófagos, ao serem ativados, apresentam fagocitos e aumentada e liberação aumentada de mediadores (prosaglandinas e leucotrienos) e citocinas (I L-1, I L-6 e TNFOCINAS produzidas pelos macrófagos que atraem os leucócitos. A participação dos eosinófilos está mais ligada à infecção por helmintos, assim como a participação dos basófilos está mais ligada a alérgenos e parasitas. A acumulação de células mortas e micro- organismos, em conjunto com fluidos acumulados e várias proteínas, forma o que é conhecido compus. Mas uma vez que a causa da inflamação é removida, a resposta inflamatória cessa e algumas citocinas iniciam o processo de cicatrização. Inflam ação crônica Se o agente causador da inflamação aguda persistir dá-se início ao processo de inflamação crônica. Este processo pode durar vários dias , meses ou anos . A inflamação crônica é caracterizada pela ativação imune persistente com presença dominante de macrófagos no tecido lesionado. Os macrófagos liberam mediadores que, a longo prazo, tornam -se prejudiciais não só para o agente causador da inflamação, mas também para os tecidos da pessoa. Como consequência, a inflamação crônica é quase sempre acompanhada pela destruição de tecidos. Entre os processos inflamatórios crônicos conhecidos estão: artrite, asma e processos alérgicos, alguns tipos de câncer, cardiovasculares , síndromes intestinais, doença celíaca e diabetes.

Continue navegando