Buscar

Avaliação de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· O que é um sistema de medição, quais são as maneiras e as defina?
 Um sistema de medidas é compreendido pelas grandezas de medição e por suas unidades associadas. As principais grandezas de dimensão encontradas e classificadas no sistema internacional de unidades (SI) são as grandezas das medidas de comprimento, massa, capacidade, volume e tempo. Nas medidas de comprimento, que é uma das grandezas mais utilizadas, o metro é o padrão principal de unidade no SI; a partir dessa unidade, há uma conversão aumentando ou diminuindo os números significativos de uma me-dida. Nas medidas de massa, procura-se utilizar unidades em que há a relação com o peso de um determinado objeto padrão; a capacidade está relacionada a volumes líquidos; o volume está relacionado a sólidos cúbicos; e o tempo é uma medida de grandeza que representa leis do universo para observar algo ao longo de um período.
· Na prática, toda medição está sujeita a erros. O erro de uma medição pode ser definido como a diferença entre o valor medido de uma grandeza e um valor de referência (valor verdadeiro). Usualmente, o erro tem duas componentes. Quais são e os defina.
 Os erros de medição podem ser classificados como erros sistemáticos e erros aleatórios. O erro sistemático é um componente do erro de medição que, em medições repetidas, permanece constante ou varia de maneira previsível. Suas causas podem ser conhecidas ou desconhecidas. É possível aplicar uma correção para compensar um erro sistemático conhecido. Já o erro aleatório é um componente do erro de medição que, em medições repetidas, varia de maneira imprevisível
· O que é paquímetro e para que serve?
 O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor
· Uma medida pode ser dita exata?
 Uma medição é dita mais exata quando fornece um erro de medição menor. A “exatidão de medição” é algumas vezes entendida como o grau de concordância entre valores medidos que são atribuídos ao mensurand
· O que é Variância permite avaliar e qual é a sua fórmula?
 a variância (s2 i-ésimo valor observado: ∑n s2 = n – 1 Desvio-padrão: o desvio-padrão (s) de uma amostra é uma medida de dispersão definida pela raiz quadrada da variância, ou seja: i = 1 (xi – x–)2 ) permite avaliar o grau de dispersão de valores de n valores de uma determinada variável em relação à média aritmética (x–).
· Defina o que são Grandezas físicas? Detalhe. 
As grandezas físicas estão relacionadas a propriedades físicas como com-primento, volume, temperatura etc.
as grandezas físicas estão relacionadas à qualidade ou à quantidade. A qualidade em uma grandeza física ocorre quando você quer mensurar algo não pela sua quantidade, mas sim pelo grau de observação e compara-ção. Por exemplo, em uma feira, sabe-se que há uma barraca que vende boas laranjas; neste caso, então, sabe-se que a grandeza física está relacionada à forma/aspecto daquelas laranjas, logo, está relacionada a uma dimensão física, então, é possível mensurar o que são laranjas boas e o que são laranjas ruins. A grandeza física relacionada à quantidade é bem definida. Por exemplo, se em um conjunto de amostra de um lote de 1.000 peças, 3 foram rejeitadas por que a dimensão do corpo era menor do que a especificada, você tem um conceito de grandeza física relacionada ao diâmetro de uma peça com uma unidade definida por milímetro (mm). Então, diferentemente da qualidade, aqui há uma maior homogeneização das peças e há uma medição por meio da qual se pode quantificar quais peças estão aprovadas e quais estão reprovadas.
· Um engenheiro mecânico deseja saber o valor da resistência à tração de um material metálico. Para isso, realiza um ensaio de tração em uma máquina de ensaios universal, mas não tem certeza sobre a exatidão desse sistema de medição. Para ter uma ideia da exatidão associada ao valor medido, o engenheiro realiza a instrumentação do corpo de prova. Depois de executar o ensaio, a máquina de ensaios indica o valor de 725,97 MPa para a resistência à tração do corpo de prova. Em seguida, o engenheiro verifica que a instrumentação indica um valor de referência de 725,36 MPa para o mesmo corpo de prova. Qual o erro associado ao valor medido? A máquina de ensaios universal tem boa exatidão? Utilizando a Equação 2 e adotando o valor do corpo de prova instrumentado como valor de referência, temos:
 Erro = 725,97 − 725,36 = 0,61 MPa
Ou seja, o valor medido tem, a princípio, um erro de 0,61 MPa. Esse erro é bastante pequeno (da ordem de 0,08%) em comparação com o valor de referência, o que sugere uma boa exatidão.
· Podemos classificar a relação entre precisão e acurácia para um conjunto de dados. Conceitue todos eles.
 Os conceitos de precisão e exatidão (acurácia) estão relacionados às peças, mas também estão intimamente relacionados aos instrumentos. Portanto, além das ferramentas atuais de trabalho para a usinagem ou inspeção de peças, um operador em uma indústria tem que conhecer o que é precisão e o que é acurácia. Existem vários modelos matemáticos para calcular precisão em peças, que aparecem tecnicamente como as tolerâncias que as peças podem obter em uma análise de um lote por amostragem para uma inspeção de qualidade dimensional. Um dos modelos é o modelo de distribuição normal, no qual é possível verificar a porcentagem de peças que estão conformes e, em compa-ração, também é possível observar a exatidão dessas peças. Lembre-se de que um conjunto de medidas pode ser preciso, mas muitas vezes não pode ser exato. Às vezes, os operadores confundem precisão e exatidão ou acurácia. Cabe a você, que está estudando metrologia, levar o conhecimento a profissionais dentro da empresa, para que possamos ter uma universalização e padronização dos conceitos relacionados à precisão e à exatidão.
· Pesquise como surgiu o Sistema Internacional de Medidas e cite os principais.
 O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos. O Sistema Internacional define um grupo de sete grandezas independentes denominadas de grandezas de base. A partir delas, as demais grandezas são definidas e têm suas unidades de medida estabelecidas. Essas grandezas definidas a partir das básicas são denominadas de grandezas derivadas. As tabelas abaixo trazem os dois tipos de grandeza, bem como suas unidades de medida.
· Defina o que é o emprego do sistema métrico decimal e detalhe as principais medidas.
 sistema métrico decimal é um conjunto de códigos que denominam medidas de forma fácil e identificáveis em qualquer parte do mundo. Parte integrante do sistema de medidas, embora seja capaz de mensurar comprimento, volume e superfície, seu uso principal é com o metro.

Continue navegando