Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O conceito de subdesenvolvimento e o de Terceiro Mundo
O capitalismo originado na Europa expandiu-se por todo o globo e produziu um mundo interligado, dividido em áreas centrais ou desenvolvidas e áreas periféricas ou subdesenvolvidas. 
A expressão “subdesenvolvimento” surgiu após a Segunda Guerra Mundial, nos documentos dos organismos internacionais, principalmente a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 
O termo passou a ser utilizado a partir da constatação de que os indicadores sociais e econômicos de países da América Latina, África e Ásia eram muito inferiores aos indicadores da maioria dos países europeus, dos Estados Unidos e do Canadá, da Austrália e da Nova Zelândia, por exemplo. Ao se perceber a existência de altas taxas de mortalidade, desigualdade na distribuição da renda, baixa expectativa de vida, precariedade habitacional, entre outros indicadores, buscou-se compreender a dinâmica desses fenômenos.
Outro termo bastante empregado para expressar as diferenças de qualidade de vida e dos indicadores sociais entre os países é “Terceiro Mundo”. A expressão surgiu apenas em 1952, a partir de uma comparação que o francês Alfred Sauvy fez entre os países pobres daquela época e o Terceiro Estado da França às vésperas da Revolução Francesa de 1789. 
O Terceiro Estado na França do século XVIII, ao qual pertencia a imensa população pobre, incluía os camponeses, os artesãos e a burguesia, que não tinham direitos políticos. O Primeiro e o Segundo Estados correspondiam ao clero e à nobreza. 
Nesse sentido, usou-se o termo “Primeiro Mundo” para os países pioneiros no processo de industrialização e que possuíam bons indicadores sociais; “Segundo Mundo” foi o termo usado para os países de economia estatal; “Terceiro Mundo” para os países que apresentavam baixo IDH e que estruturavam suas economias em função de demandas externas. 
O conceito de Terceiro Mundo passou a ser questionado no fim dos anos 1980, por causa das mudanças que começaram a acontecer nos países socialistas, ou de economia estatal. Hoje, o mais comum é se referir à divisão Norte-Sul, apesar de tal abordagem ser pouco precisa em termos de localização geográfica. Ainda assim, traz em sua concepção uma entonação mais leve, pois não reforça a ideia de atraso. Usa-se ainda o conceito de países centrais e periféricos, como vimos em substituição ao conceito de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, respectivamente.

Mais conteúdos dessa disciplina