Buscar

Caprinocultura e Ovinocultura Questões AVA Unidade 4

Prévia do material em texto

Caprinocultura e Ovinocultura – Unidade 4
U4S1
1. Observe a figura abaixo e analise a provável categoria produtiva, assim como o sistema de criação empregado para esses animais da raça Saanen: Figura. Cabras leiteiras da Raça Saanen. Fonte: Disponível em: http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/ovinos-e-caprinos/caprinos/criacao-cabras-leiteiras/. Acesso em 10/11/2016. Qual o sistema de criação exemplificado na figura acima? E quais as corretas características deste sistema? 
	Resposta: Sistema de confinamento; animal recebe manejo nutricional pelo fornecimento de volumosos e concentrados, não há utilização das pastagens naturais. 
2. “Área determinada para os reprodutores com tamanho médio de 3m2 por animal, evitar proximidade com o rebanho de fêmeas, com uma distância mínima de 100m entre essas baias, conhecer a direção dos ventos para que não vá o cheiro do bode para o local onde ficam as cabras, de tal forma que o odor não seja impregnado no leite (SANDOVAL JR. et al., 2011)”. Como pode ser chamada essa instalação para colocação dos reprodutores? 
	Resposta: Baia de reprodutores. 
3. Considere os equipamentos em caprinocultura: 
1. _________________ = para fornecimento de alimentos volumosos aos animais para suplementação da dieta, devendo ser instalados nos abrigos adequadamente. 
2. __________________ = disponibilidade de água nos piquetes e também nos abrigos e currais, considera-se o consumo diário de cerca de 3-5L de água por animal. 
3.___________________= para mistura de mineral e concentrados devem ser colocados saleiros que podem ser de madeira, concreto, plástico, instalados em pontos de sombra ou descanso dos animais, devem ser cobertos protegendo o alimento, e preferencialmente, cimentados ao redor. 
Sobre os itens de 1 a 3 acima, nomeio os equipamentos respectivamente e assinale a alternativa correta. 
	Resposta: Manjedoura; Bebedouro; Cocho. 
4. Sobre a ordenha do animal, considere os itens: 
I) Animais devem ser conduzidos com tranquilidade para a ordenha, os tetos da cabra devem ser limpos após ordenha com solução desinfetante e secos com toalhas laváveis. 
II) Realizar teste da caneca de fundo escuro, com o primeiro jato de leite para verificar se há sangue, pus, grumos que possam indicar mastite, se houver, esse animal deve ser abatido e seu leite não pode ser consumido. 
III) Após a ordenha, os tetos devem ser novamente limpos, e as cabras devem ser bem alimentadas e voltar para suas baias. 
IV) Na sala de ordenha deve haver uma plataforma com altura de 70-90cm que permita a fácil retirada do leite, e com rampas de subida e descida para os animais. 
Julgue os itens de I a IV, respectivamente, em V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta. 
	Resposta: F; F; V; V. 
5. Abrigo é a instalação para recolher animais no período noturno ou para confinamento, com adequada disponibilidade de água e alimento e fácil limpeza, sendo uma parte descoberta, permitindo banho de sol. Recomenda-se a construção de abrigos, principalmente para parição e cuidados com os cabritos, sendo construídos na direção leste-oeste, sendo fechado os lados que recebem ventos frios do sul. A definição correta está descrita para piso ripado e suspenso, ripas devem ter espaçamento entre elas, de no máximo 2cm e com largura média de 5-7cm; permitem que as fezes e urina não fiquem acumuladas, evitando excesso de umidade na área onde os animais ficam, e a suspensão deve ter em torno de 1,5m, facilitando o manejo de limpeza e retirada dos dejetos. 
	Resposta: Piso ripado e suspenso - ripas devem ter espaçamento entre elas e com largura média de 5-7cm; permitem que as fezes e urina não fiquem acumuladas, evitando excesso de umidade na área onde os animais ficam. 
6. Sobre as instalações e equipamentos abaixo: I) Geralmente os animais são colocados somente no período noturno para se protegerem contra predadores, e não interferindo no pastejo durante o dia. II) Deve ser bem localizado, composto por curral, seringa, brete, pedilúvios. III) Feitas para delimitação dos espaços e piquetes onde os animais ficarão abrigados ou no pastejo, podendo ser de arame farpado ou de arame liso (de 6 a 7 fios) ou de madeira, geralmente utilizada nos currais. De acordo com os itens I a III, denomine as instalações e equipamentos, respectivamente. 
	Resposta: Aprisco; Centro de manejo; Cercas. 
U4S2
1. Doença viral causada por um vírus, altamente contagiosa, causa febre e vesículas na mucosa da boca, cascos, úbere. Os ovinos e caprinos não podem ser vacinados, pois são considerados animais sentinelas, a doença é detectada mais rapidamente neles e, portanto, servem como monitoramento da presença do vírus nas regiões. Qual é a doença de notificação compulsória que foi descrita no texto-base? 
	Resposta: Febre Aftosa. 
2. As espécies Psoroptes ovis, Demodex ovis, Sarcoptes ovis afetam caprinos, ovinos e outros animais, causando irritação e prurido, em grandes infestações levam à debilidade do animal, pode levar à óbito. A transmissão ocorre por contato direto entre animais, ou de forma indireta por meio de fômites e pastagens (GUIMARÃES FILHO; ATAÍDE JÚNIOR, 2009). Quais os tipos de ectoparasitos responsáveis pela parasitose descrita no texto-base acima? 
	Resposta: Sarnas e piolhos. 
3. Realizar diagnóstico de parasitose periodicamente em amostragens do rebanho, uso do método OPG, que é a contagem de ovos por grama de fezes, e método Famacha, o que ajuda na prevenção de resistência parasitária, vermifugando somente os animais que necessitem, além da escolha dos princípios ativos anti-parasitários adequados. Qual a função do Método Famacha no auxílio para escolha da vermifugação dos animais? 
	Resposta: O Método Famacha indica quais animais estão com anemia, geralmente causadas por Hemoncose e assim indica quais animais necessitam de vermifugação. 
4. Sobre os itens abaixo: 
I) Alimentação saudável e balanceada, administrar concentrados e volumosos em proporção adequada somente na fase de cria, evitando excesso de grãos, ou baixa concentração de fibras; 
II) Realizar diagnóstico de parasitose obrigatoriamente em todo rebanho, uso do método OPG, que é a contagem de ovos por grama de fezes, e método Famacha para vermifugar somente animais com anemia, o que ajuda na prevenção de resistência parasitária e na escolha dos princípios ativos anti-parasitários adequados às necessidades. 
III) Oferecer instalações adequadas aos animais, evitando superlotação, estresse, proliferação de doenças e evitando excesso de sol, umidade, ventos ou frio nos animais. O uso combinado dessas medidas irá proporcionar o aumento da sanidade do rebanho, agindo de modo preventivo. 
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F), respectivamente, e assinale a alternativa correta. 
	Resposta: F; F; V. 
5. Doença viral e aguda, uma zoonose muito importante, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, sendo a vacinação obrigatória apenas em regiões endêmicas. É transmitida principalmente pelo morcego hematófago, causa alterações neurológicas, paralisia e morte em 7 a 10 dias. Sobre o texto-base acima assinale a alternativa que representa a enfermidade e sua correta notificação. 
	Resposta: Raiva, notificação compulsória. 
6. As ______________ são causadas por diferentes bactérias do gênero Clostridium spp., bactérias __________, anaeróbias e formadoras de esporos, presentes normalmente no trato intestinal, são _______________causando doença nos casos de imunossupressão do animal. Podem causar doenças conhecidas como Carbúnculo sintomático, Gangrena gasosa (Edema maligno), Enterotoxemia (Doença do rim polposo), Botulismo e Tétano. Sobre as enfermidades causadas por Clostridium spp. complete as lacunas do texto base acima, respectivamente. 
	Resposta: Clostridioses; gram-negativas; oportunistas. 
U4S3
1. O manejo reprodutivo e sincronização de cio de cabras e ovelhas facilitam o planejamento reprodutivo nas propriedades, pois é possível sincronizar as fêmeas, preparar o sêmen ou os reprodutores para monta e planejar o momento do parto, preparandoas instalações, fornecendo manejo e nutrição adequados. Umas das formas de induzir o cio das fêmeas é por meio do “Efeito macho” qual alternativa explica melhor esse efeito? 
	Resposta: É a colocação do bode próximo as cabras depois de um período de afastamento de algumas semanas, estimulando assim a ovulação, visualmente e através dos feromônios, proporcionando produção e liberação hormonal, para maturação do folículo e ovulação.
2. O uso de _____________de reprodutores de alto valor genético proporciona melhoramento genético para o rebanho, agrega valor, e há necessidade de manipulação do _____________das fêmeas quando se utilizam biotécnicas, tais como a transferência de embriões e inseminação artificial pois as cabras devem estar sincronizadas para receber os _________ou sêmen, respectivamente. Preencha corretamente as lacunas que completam o sentido do texto-base acima, respectivamente. 
	Resposta: sêmen; ciclo estral; embriões. 
3. Por meio do sequenciamento completo do DNA de espécies de interesse por NGS (Next Generation Sequencing), a espécie Capra hircus teve seu genoma revelado (DONG et al., 2013), mas ainda há muito a ser explorado tanto estruturalmente, para entendimento dos genes, como funcionalmente, para entendimento da expressão de genes por meio de proteínas. Qual nome da técnica descrita que usa o sequenciamento do DNA como base para informações? 
	Resposta: Genômica. 
4. “Os sintomas de cio são mais visíveis nas cabras do que nas ovelhas. A cabra em cio fica inquieta, bale frequentemente, agita a cauda constante e rapidamente, pode ter o apetite reduzido e uma diminuição na produção de leite” (HAFEZ; HAFEZ, 2004). Qual das alternativas abaixo demonstram formas de detectar cio das fêmeas? 
	Resposta: Uso de rufiões. 
5. O local de deposição do sêmen pode variar na técnica de _________podendo ser vaginal, cervical superficial, intracervical ou intrauterino e quanto mais próximo ao local de __________maiores as chances de sucesso, assim como a eficiência na colocação do sêmen com tempo adequado e sem causar grande estresse no animal, afetará o desempenho, _______________ as taxas de prenhez. Sobre a biotécnica de reprodução descrita acima, complete as lacunas, respectivamente. 
	Resposta: Inseminação artificial; fertilização; aumentando. 
6. Leia atentamente os itens abaixo sobre algumas características das biotécnicas: 
1) Pode haver ................ desses embriões para que possam ser usados futuramente, caso não ocorra interesse ou possibilidade de inovular os embriões a fresco. 
2) Para a técnica de .......... podem ser coletados oócitos de qualquer fêmea que se tenha interesse reprodutivo, porém há alto custo de equipamentos e pessoal treinado e qualificado para executar a técnica. 
3) Como vantagens, tem-se a preservação de material genético de alto valor, evitar o desgaste dos machos nas cópulas em sequência, reduzir os riscos sanitários, a ......... é a base para os programas de melhoramento genético. 
4) ........... de embriões: pode ser realizado pela observação da sequência de DNA do cromossomo Y, a partir de células colhidas do embrião, por meio da ampliação do DNA por PCR. 
Sobre os itens de 1-4, selecione a alternativa que indica corretamente o tipo de biotécnica de reprodução que está sendo descrita. 
	Resposta: Criopreservação; PIVE; IA; Sexagem. 
Avaliação da Unidade
1. O acasalamento pode ocorrer com monta natural, colocando os machos junto às fêmeas induzidas ao cio para que façam a cobertura, ou por meio da inseminação artificial, que é retirada do sêmen do reprodutor para deposição na vagina na fêmea. Lembrando que a eficiência da indução e sincronização do cio variam de acordo com a raça e o protocolo utilizados. Assinale a alternativa que descreve um correto protocolo hormonal para indução do cio em cabras e ovelhas.
	Resposta: Colocação de implantes vaginais com progestágenos, após 12-14 dias são retirados e então é aplicado um hormônio via IM, como exemplo eCG ou hCG com prostraglandina, havendo cio dentro de algumas horas. 
2. Avalie os itens abaixo: 
I) A Vacina contra Clostridioses é polivalente combatendo diversas espécies de Clostridium, deve ser feita anualmente, nas fêmeas prenhes no último trimestre da gestação e em cabritos aos 2 meses seguido de reforço após 30 dias. 
II) Mastite ou mamite: é caracterizada pela inflamação da mama, causando alterações no leite e grandes prejuízos econômicos pela queda do desempenho do animal. 
III) A troca de princípios ativos é importante para evitar a ocorrência de resistência parasitária, e como medida padrão todo rebanho deve ser vermifugado a cada 3 meses. 
IV)A enfermidade conhecida como Babesiose, causada por protozoários do gênero Babesia, tem como hospedeiro intermediário e vetor o carrapato, sendo este fundamental para o ciclo de desenvolvimento. 
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas sobre enfermidades e manejo profilático em caprinos.
	Resposta: I; II e IV estão corretas. 
3. Denominações: 
( ) Sistema semi-intensivo. 
( ) Sistema intensivo. 
( ) Sistema extensivo. 
Definições: 
I) Animais são criados livremente, necessita de instalações mínimas, baixo custo e aproveitamento das pastagens naturais. 
II) Custo mais elevado de criação, maior necessidade de instalações e equipamentos; alta produtividade. Pode ser utilizado em propriedades pequenas e médias. 
III) Aproveitamento de pastagens, com piquetes cultivados e rotação, uso de concentrados em algumas fases da criação para suplementação; custo médio do sistema e com boa produtividade. 
De acordo com as denominações de sistemas apresentadas acima, faça a correlação com as definições dadas nos itens I a III, respectivamente. 
	Resposta: A ordem correta é: III; II; I. 
4. Sobre o ciclo na figura abaixo: Ciclo da Fasciolose em pequenos ruminantes. Fonte: URQUHART, GM. et al., 1990. Figura. Ciclo da Fasciola hepatica em pequenos ruminantes. Fonte: URQUHART, GM. et al., 1990. A fasciolose pode ser aguda, subaguda ou crônica e os principais sinais clínicos são perda de peso, anemia, icterícia, hipoproteinemia e até morte. Avalie os itens abaixo e assinale a alternativa correta quando ao ciclo da Fasciola hepatica representada. 
	Resposta: Os ovos eliminados nas fezes do hospedeiro eclodem e continuam o desenvolvimento nos caramujos do gênero Lymnaea, até o estágio final de cercária, que se transforma em metacercária encistada que é a forma infectante para os ruminantes. 
5. Sobre o manejo nutricional de acordo com a produção, analise os itens: 
I) É interessante reservas de silagens e fenos para épocas de seca, separar pastos de capineiras, leguminosas e forragens para abastecer a criação em períodos mais críticos. 
II) Para as matrizes em lactação deve se oferecer volumosos de boa qualidade, média de 500g/dia/animal, acrescendo-se quantidade adicional de concentrando variando de acordo com a produção de leite diária desta fêmea, de 20 a 30g por kg de leite produzido. 
III) Para as fêmeas prenhes no terço final da lactação, em que há ganho de peso do feto, recomenda-se até 600g/dia/animal de concentrado com média de 12% de proteína bruta, de acordo com a raça e condições da pastagem. 
IV) Quando a cabra é voltada à produção de carnes, o cabrito deve receber aleitamento artificial nos próximos dias, não comprometendo a produtividade esperada das cabras, o aleitamento artificial é realizado em cochos ou por mamadeiras e geralmente é substituído por leite de vaca. 
Julgue os itens de I a IV, respectivamente, e assinale V (verdadeiro) ou F (falso), e assinale a alternativa correta.
	Resposta: V; F; V; F.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes