Buscar

Avaliação II TÓPICOS ESPECIAIS

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual (Cod.:688675)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação1,50
Prova35541814
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros10/0
Nota10,00
1Na comunicação de massa temos a disseminação de informações por meio da TV, jornais, rádio, cinema e internet, os quais formam o que chamamos de mídia, chegando a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. Sobre a comunicação de massa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do "entre nós", que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, em geral, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.
(    ) A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligência do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.
(    ) A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.
(    ) O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
V - F - V - F.
C
F - V - V - V.
D
V - F - F - F.
2Teoria e prática deveriam caminhar juntas, especialmente no campo da educação. Essa premissa contribui para o aprendizado da ciência ao apresentar conteúdos teóricos e testá-los na prática. Importante ressaltar que a produção do conhecimento científico não é restrita ao ambiente acadêmico, pois também pode ser gerado no trabalho do dia a dia. Sobre o conceito de ciência e método científico, analise as sentenças a seguir:
I- O método científico consiste, basicamente, de etapas organizadas de observação e análise dos fatos, percepção e apropriação dos conceitos e elaboração de princípios/hipóteses com a comprovação ou não das hipóteses propostas.
II- Ciência é o ramo da biologia capaz de explicar os fenômenos naturais e artificiais, de modo a concluir com precisão algo que antes não pudera ser explicado, pois a prática sempre confirma a teoria.
III- Pensar cientificamente consiste em explicar a realidade a partir de princípios filosóficos, em que o mundo imaginário prevalece sobre os fatos reais e a ciência se torna estática.
IV- A ciência procura ao máximo aproveitar as informações ou dados obtidos, é computável e permite o devido registro de tais informações ou dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
3A contratação de uma ou mais empresas para executar, dentro da "empresa-mãe", tarefas anteriormente realizadas por trabalhadores contratados diretamente por ela, bem como o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transferem para outra empresa. Sobre como é chamado esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Quarteirização.
B
Trabalho informal.
C
Trabalho ilegal.
D
Terceirização.
4A ciência apresenta características que a fazem singular. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. A ciência, como forma de explicar a realidade, apresenta determinadas características. Sobre essas características, assinale a alternativa INCORRETA:
A
É registrável e acumula dados.
B
É baseada em fundamentos epistemológicos e observações.
C
Apresenta linguagem imprópria.
D
Apresenta conhecimento acumulável.
5Os livros de José Saramago, escritor português, são um convite para a reflexão sobre a globalização. Em uma de suas obras, ele discorre sobre as verdadeiras necessidades de globalização da sociedade:
"Se amanhã me disserem que vão globalizar o pão não encontrareis globalizador mais entusiasta que eu. E se me disserem - e o fizerem - que vão globalizar tudo quanto milhares de milhões de seres humanos estejam a precisar para viver dignamente, então garanto-vos que me vereis convertido num fanático dela. Mas a globalização está a acrescentar miséria à miséria, fome à fome, exploração à exploração".
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A globalização possibilitou o livre mercado, o que favoreceu a distribuição de renda e a descentralização dos centros de comando, gerando riqueza e qualidade de vida para toda a população mundial.
PORQUE
II- A globalização, por um lado, fragmenta tudo o que tem a ver com a vida das pessoas, mas por outro lado concentra tudo o que a organiza.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.scielo.br/pdf/jistm/v13n2/1807-1775-jistm-13-2-0301.pdf. Acesso em 25 jul. 2018.
A
As asserções I e II são proposições falsas.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
6Mesmo tendo uma relação de emprego, a atividade informal é preocupante. O trabalhador não conta com benefícios importantes quando sofre um acidente ou adquire uma doença ocupacional. A falta de emprego e o excesso de burocracia para consolidar o próprio negócio levam empregador e empregado a procurarem a informalidade. Sobre o trabalho informal, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços.
B
Inclui as atividades que ocorrem de forma coletiva e em estruturas suprafamiliares, a chamada economia solidária.
C
Geralmente apresenta elevado montante de capital envolvido.
D
Envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário.
7Foi apresentada como alternativa frente às crises que emergem das políticas neoliberais, propondo uma espécie de humanização do capitalismo, nos aspectos do malefício do Estado neoliberal e da sociedade de livre mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Mundialização.
B
Terceira via.
C
Globalização.
D
Democracia.
8As comunidades virtuais são redes virtuais de comunicação interativa, organizadas em interesses compartilhados. O longo de sua história, o ser humano aprendeu a se organizar em grupos, originando as primeiras comunidades e civilizações. Esses grupos definiram formas de expressar valor moral e cultural, de acordo com cada época. Com as novas tecnologias, constituíram-se grupos de indivíduos ligados por vínculos não formalizados, com características comuns, formando-se as comunidades virtuais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir.
I- Uma comunidade virtual é uma inteligência coletiva em potencial.
II- Um grupo humano se interessa em constituir-se como comunidade virtual para aproximar-se do ideal do coletivo inteligente.
III- As comunidades virtuais se constituem de grupos de pessoas interconectadas em busca da inteligência exclusiva e individualizada.
IV- As comunidades virtuais são redes virtuais de comunicação interativa, organizadas em interesses compartilhados.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
9As dúvidas e as diferenças sobre a pós-modernidade surgiram por volta de 1970, mas ainda assim verificamos duas linhas de discursos: a da continuidade e a do rompimento. A pós-modernidade é muito complexa e a ideia não é amplamente aceita por todos os cientistas e pensadores, caracterizando-se também por:
A
Racionalidade.
B
Valorização das instituições.
C
Pensamento científico.
D
Redefinição das identidades.
10Atualmente, a tecnologia está em todos os meios, incluindoo meio científico. Portanto, a tecnologia está amplamente disseminada, pois o homem não se vê mais sem o uso de tecnologia, que facilita, medeia e auxilia em muitos processos científicos, bem como industriais. No entanto, não podemos confundir a tecnologia com a ciência. Sobre a tecnologia, analise as sentenças a seguir.
I- Conhecimentos práticos sobre como usar recursos materiais.
II- Conhecimento abstrato.
III- Teorias sobre como o processo do conhecimento se constrói.
IV- Teorias e paradigmas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.

Continue navegando