Buscar

analise de impacto ambiental

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os métodos iniciais de estudo de impacto se desdobraram em outros mais avançados, sempre impulsionados pelas necessidades apresentadas caso a caso. O método conhecido por utilizar a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido é denominado de:
	
	
	
	Método Ad Hoc.
	
	
	Métodos Redes de Interação.
	
	
	Método Superposição de Cartas.
	
	
	Método Checklist.
	
	
	Método Matrizes de Interação.
	
Explicação:
O Método Ad HOc é usado na avaliação de um projeto específico, sendo a avaliação de impactos efetuada a partir de discussões de grupo de especialistas, nas quais cada um elenca os possíveis impactos ambientais passíveis de acontecerem (GARCIA, 2014).
 
 
 
 
 
 
 
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Atualmente, dispomos de vários métodos de AIA conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de acordo com cada fase de análise. Um destes métodos utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido. O método em questão denomina-se:
	
	
	
	Matrizes de Interação
	
	
	Checklist
	
	
	Superposição de Cartas
	
	
	Simulação
	
	
	Ad Hoc
	
Explicação:
O Método Ad Hoc é o que fundamentalmente se baseia em reuniões de especilaistas, com o objetivo de se identificarem os impactos ambientais inerentes a um determinado empreendimento, em função de suas caractrísticas e localização geográfica.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Lagoa de Carapicuíba é um corpo de água formado pela inundação de antigas cavas de extração de areia, situada às margens do Rio Tietê, na zona urbana do município de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Estudos ambientais realizados após a ocorrência de um episódio de mortandade de peixes nessa lagoa levantaram as seguintes informações: I. há contribuição permanente de dois córregos poluídos por esgotos domésticos e de chorume proveniente de antigo ¿lixão¿ situado em suas margens; II. há estratificação térmica na coluna d¿água; III. as concentrações de OD variam entre 4 e 7 mg/L nas camadas superficiais e existe anoxia a partir de profundidades entre 4 e 5 m; IV. há grande concentração de nutrientes e clorofila-a; V. a profundidade média é 10 m. A partir dessas informações, é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	há correlação entre estratificação térmica e anoxia nas camadas mais profundas.
	
	
	uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD em decorrência da morte de algas provocada por uma sequência de dias frios e nublados.
	
	
	esse corpo de água possui grande tendência à eutrofização.
	
	
	uma provável causa da mortandade de peixes pode ter sido a redução da concentração de OD abaixo de 4 mg/L em decorrência da quebra de estratificação da coluna d¿água.
	
	
	não há correlação entre mortandade de peixes e a existência de estratificação térmica e anoxia.
	
Explicação:
Tanto a estratificação térmica (uma das condições que levam à divisão de camadas em meio aquático) quanto a anóxia (ausência de oxigênio dissolvido na água) estão relacionadas com a mortandade de peixes.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Atualmente, dispomos de vários métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) conhecidos; no entanto, devido à multiplicidade de situações possíveis, não há como se trabalhar com um método único, mas podemos nos adequar de acordo com cada fase de análise. Dentre os principais métodos, utilizados hoje em dia, podemos, por exemplo citar: Checklist, Superposição de Cartas, Redes de Interação, Simulação, dentre outros. O Método da Simulação consiste em:
	
	
	
	um método que permite estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras.
	
	
	um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica.
	
	
	identificação de impactos diretos. Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas. Funcionam como listagens de controle bidimensionais, uma vez que as linhas podem representar as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais impactados.
	
	
	modelos matemáticos destinados a representar a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, explorando as relações entre os fatores físicos, biológicos e socioeconômicos a partir de um conjunto de hipóteses ou pressupostos.
	
	
	diagnóstico por comparação de alternativas. As listagens de controle foram os primeiros métodos de avaliação. Têm como vantagem o favorecimento na visualização dos fatores, ainda que não identifiquem a dinâmica entre as características e os impactos. Existem quatro tipos de listas: descritiva, comparativa, em questionário e ponderável.
	
Explicação:
Os modelos matemáticos e de simulação baseiam-se na valoração qualitativa e também quantitativa dos dados. São fequentemente empregados na avaliação da dispersão de poluentes atmosféricos e nos estudos de propagação de ruídos, simulando cenários com a melhor e a pior situação possível (GARCIA, 2014).
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Trata-se do método de identificação de impactos diretos. Constitui-se de um gráfico que relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas. Funcionam como listagens de controle bidimensionais, uma vez que as linhas podem representar as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais impactados. O método em questão é o:
	
	
	
	Simulação
	
	
	Matrizes de Interação
	
	
	Ad Hoc
	
	
	Redes de Interação
	
	
	Check List
	
Explicação:
O Método de Matrizes de Interação é basicamente um método de identificação de impactos ambientais, como por exemplo a Matriz de Leopold. Este método funciona assinalando-se todas as possíveis interações entre ação e fator para se estabelecer a maginitude e a importância de cada impacto. É um método amplamente utilizado, pois permite comparar projetos ou alternativas de um mesmo projeto (GARCIA, 2014).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Com relação aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o método Redes de Interação consiste em:
	
	
	
	Estabelecer a sequência ou cadeias de impactos ambientais desencadeados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas mitigadoras.
	
	
	Um método que possibilita um diagnóstico por comparação de alternativas.
	
	
	Um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica.
	
	
	Um método de identificação de impactos diretos.
	
	
	Um método que utiliza a prática de reuniões entre especialistas de diversas áreas para obter dados e informações em tempo reduzido.
	
Explicação:
O Método de Redede Interações permite melhor identificação dos impactos e suas inter-relações, visando basicamente a detecção de efeitos decorrentes dos impactos ambientais. Também permite indicar ações corretivas e mecanismos de controle, bem como parâmetros para valoração de magnitude e importância.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com relação ao processo e aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podemos afirmar que:
	
	
	
	são realizados normalmente após a conclusão das obras do projeto visando identificar os impactos negativos e positivos sobre o meio ambiente.
	
	
	utilizam sempre um método de avaliação único, bem específico, para cada tipo de projeto.
	
	
	observam apenas as possíveis degradações ao meio ambiente decorrentes do projeto.
	
	
	visam a previsão dos potenciais impactos sobre o meio ambiente, decorrentes do desenvolvimento de um projeto, incluindo impactos sociais e econômicos.
	
	
	o principal método é o check-list que consegue identificar todos os possíveis impactos de qualquer projeto.
	
Explicação:
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas para identificar e avaliar os possíveis impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de um projeto, antes da sua realização. Os impactos podem ser negativos ou positivos e incluem aspectos culturais, sociais e econômicos.
Não há um método de AIA único que sirva completamente para todas as fases do estudo de AIA.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Podemos defini-lo como um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais, de modo a produzir a síntese da situação ambiental de uma área geográfica. A partir da confecção de uma série de cartas temáticas, uma para cada fator ambiental, podemos elaborar e sobrepor cartas de uma determinada área, o que exigiria a apresentação dos mapas numa mesma escala e com o mesmo padrão de detalhamento. Desse modo, são estabelecidas cartas de aptidão e restrição de uso do solo, de acordo com a ação prevista para ocorrer. O método em questão é o:
	
	
	
	Ad Hoc
	
	
	Simulação
	
	
	Superposição de Cartas
	
	
	Redes de Interação
	
	
	Check List
	
Explicação:
O Método de Superposição de Cartas permite uma visualização das áreas geográficas afetadas, mas é considerado um método subjetivo já que não mensura outros aspectos relevantes que não são mapeáveis, como níveis de ruído ou qualidade hídrica (BARBOSA, 2014).
O Método de Superposição de Cartas é bastante utilizado na escolha do melhor traçado de projetos lineares, como rodovias, dutos e linhas de transmissão, sendo também recomendado na elaboração de diagnósticos ambientais (BRAGA et al., 2005).
 
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando