Buscar

Modelo Resenha Crítica Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Luciano Feijão – FLF
Curso – Psicologia
Disciplina – Português Instrumental e Produção de Textos
Assunto – Resenha Crítica sobre o filme O silêncio de Melinda
Professora – Margarida Timbó
Estudante – 
Data da entrega – 10/09/19
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
 Fazer a referência bibliográfica completa da obra resenhada de acordo com as Normas da ABNT. É recomendável, no caso de resenhas, colocar aqui somente a referência da obra que foi analisada. Por exemplo: 
O SILÊNCIO de Melinda. Longa-metragem. Direção: Jessica Sharzer. Centauro – versão brasileira. 1h33min. 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PxGPZkaQlRw. Acesso em: 13 ago. 2019.
2 APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA: 
Apresenta-se o autor, destacando fatos relacionados à sua vida: local de nascimento, formação acadêmica, pessoas que exerceram influência teórica sobre sua obra, fatos que teriam marcado sua vida e, consequentemente, sua forma de pensar. (No caso específico da obra fílmica, procura-se identificar breves considerações sobre o diretor, que é o autor da obra. É interessante mencionar como ele está inserido no meio cinematográfico, ou seja, se produziu outros trabalhos relevantes que tiveram ou não uma boa recepção por parte do público.)
3 PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA 
Toda obra pertence a uma determinada perspectiva teórica. É muito importante saber a que tradição/escola teórica pertence o/a autor/a da obra que se está analisando. Tal fato permite a compreensão, a organização, bem como a lógica da argumentação utilizada. Quando se reconhece a perspectiva teórica do/a autor/a, infere-se o que se pode esperar da obra que será analisada. (No caso do filme, a perspectiva teórica equipara-se ao gênero da película, ou seja, a resenha precisa indicar se o filme obedece ao gênero drama, comédia, suspense, dentre outros. Não deixe de fazer um pequeno comentário sobre o gênero.)
4 BREVE SÍNTESE DA OBRA 
Antes de começar a análise crítica, é muito importante procurar ter uma visão panorâmica. Isto pode ajudar a visualizar o começo, o meio e o fim da obra, permitindo saber de onde parte e para aonde vai o/ autor/a na sua argumentação.
 
5 PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA 
Depois de tudo preparado se pode analisar o conteúdo da obra. O objetivo é traçar as principais teses do/a autor/a e não resumir a sua obra (resenha não é resumo! É o desenvolvimento de uma leitura interpretativa, baseada no pensamento crítico daquele que faz a resenha). É preciso ler com muita atenção para se apreender o que é fundamental no pensamento do/a autor/a.
6 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A OBRA E IMPLICAÇÕES 
Depois de apresentar e compreender o/a autor/a e sua obra, deve-se traçar alguns comentários pessoais sobre o assunto. Estes comentários críticos precisam estar ancorados em argumentos. Portanto, aqui deve constar o aprofundamento sobre a obra analisada, ligações com a área do saber específica, encadeamentos, reflexões. É o texto resenhado propriamente dito. Para finalizar, deve-se sintetizar as conclusões do autor e a apreciação sobre elas.
7 INDICAÇÕES DA OBRA
Informa-se aqui, a quem o texto-fonte é endereçado prioritariamente. Qual o público-alvo do texto resenhado? (No caso do filme, deve-se procurar responder: a obra cinematográfica estabelece uma comunicação com estudantes universitários, professores, psicólogos, advogados, engenheiros, veterinários, críticos de cinema ou críticos de arte? Por que é importante conhecer tal produção artística ou técnico-científica (obra)?

Continue navegando