Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIE
 NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
				 
LARA LORRAINE MUDESTO RIBEIRO RODRIGUES 
PROJETO DE ESTÁGIO 
URUAÇU-GO
2022
LARA LORRAINE MUDESTO RIBEIRO RODRIGUES
PROJETO DE ESTÁGIO
Projeto apresentado como requisito legal para avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em educação física do Centro Universitário - UNIFATECIE.
.
URUAÇU-GO
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 
1. JUSTIFICATIVA 
1. CAMPO DE INTERVENÇÃO E PÚBLICO ALVO 
1. OBJETIVOS 
3. Geral
3. Específico
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
1. METODOLOGIA
1. CRONOGRAMA 
1. REFERÊNCIAS 
1. INTRODUÇÃO 
O projeto apresentado em seguida falará um pouco sobre os desafios enfrentados pelo professor (bacharelado) no âmbito da academia. 
Tal trabalho irá demonstrar as dificuldades e benefícios deste profissional tão desvalorizado no mercado de trabalho, mesmo a vida “saudável” estando em alta no momento.
2. JUSTIFICATIVA
O profissional desta área deve ser valorizado pelo simples fato de ter se dedicado para ocupar o cargo em que está. O mesmo precisa estar em constante atualização de conteúdos, metodologias, técnicas e aperfeiçoando seus conceitos, por isso é um profissional que deve ser respeitado.
3. CAMPO DE INTERVENÇÃO E PÚBLICO ALVO
 A academia escolhida para a realização do estágio é a Foccus academia. Seu lema é: SAUDE E BELEZA É O NOSSO FOCCO. Um lema bem sugestivo, não acha?
 A localização da empresa é no centro da cidade, facilitando que os alunos/clientes encontrem com facilidade o ambiente mais completo da cidade. A estrutura conta com vários equipamentos novos e modernos, facilitando o trabalho do profissional com os alunos do local. A academia conta com várias modalidades, dentre elas estão: musculação, Cross fit, funcional, dança e a mais completa área ergométrica da região. Os profissionais que já são formados, são inteligentes, pós graduados (em sua maioria) e com um embasamento teórico e prático para supervisionar os estagiários.
 O público alvo é diverso, uma vez que crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos frequentam a mesma. Cada grupo de pessoas tem a sua atividade preferida e voltada para a sua faixa etária de idade, tornando assim o ambiente prazeroso e divertido.
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Porque o profissional de educação física é desvalorizado no mercado de trabalho? Bom, os fatores que contribuem para essa desvalorização são muitos e o principal é o próprio profissional. 
4.2 Objetivos Específicos
 Você leva seu cachorro ao veterinário e paga, no mínimo, R$ 50. Vai ao médico, mais R$ 100. Procura um bom pedreiro e também não fica muito atrás. E assim é com o nutricionista, o padeiro e outros profissionais. Mas, com o Professor de Educação Física acontece exatamente o contrário. É uma pena, pois passamos anos na graduação, nos especializamos para melhor atender às necessidades do público e o que vem acontecendo é a contínua desvalorização profissional, muitas vezes causada pelos próprios professores. Não questiono a competência. O trabalho oferecido pode ser de boa qualidade, mas ainda há aqueles que cobram valores irrisórios, atrapalhando o reconhecimento e a valorização perante o público. 
 De quem é a culpa? Em sua maioria os personais desvalorizam e perdem credibilidade ao colocar “preço” no seu trabalho e não “valor” as suas graduações, pós e especializações. Algo que deve ser falado é a grande competitividade entre os mesmos no âmbito da academia, se igualando a um leão caçando sua presa (alunos) e disputando o território com seus próprios colegas de trabalho. 
 Para alcançar a independência de academia os “jogos” são os mais baixos. Desde a descontos altos até a difamação do seu “oponente”. A competição é saudável e necessária, porém deve se manter justa e com “armas” limpas, uma vez que cada profissional atende um público alvo diferente e sua capacitação na área vai contar muito para seu currículo. 
As medidas ideias a serem tomadas nesse caso são:
A contratação de profissionais devidamente qualificados;
A empresa deve investir em um plano de carreira;
O profissional deve conhecer e saber identificar seu público alvo;
A empresa pode padronizar o valor mínimo a ser cobrado por aula, deixando livre para os professores que queira cobrar a mais.
 Claro essas medidas são paliativas para um problema que está longe de ser resolvido, porém as mesmas darão um ponta pé inicial a uma grande revolução no conceito de PERSONAL TREINER.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 O aperfeiçoamento ao trabalho deve ser algo levado a sério no âmbito dos treinamentos musculares, pois se forem ignorados podem desencadear lesões severas e muitas vezes irreversíveis. 
O professor de educação física que pretende trabalhar com o treinamento personalizado deverá possuir bom conhecimento das várias áreas que abrangem a Educação Física. Entre elas, citamos: anatomia Aplicada, fisiologia do exercício, biomecânica, bioquímica, nutrição etc. (TREINAMENTO PERSONALIZADO EM MUSCULAÇÃO, 2008)
 Outro fator que ajuda o profissional a se valorizar no mercado de trabalho é conhecer a sua região de atuação. As situações referentes a base salarial, o que o mercado de trabalho oferece e o que você poderá oferecer como diferencial devem ser analisados (Oliveira 2000).
6. METODOLOGIA
São varias as metodologias que podem ser desenvolvidas para a solução deste problema. Dentre elas estão:
· Estudar os concorrentes e melhorar em relação ao outro;
· Atendimento exclusivo e personalizado para cada aluno;
· Seja pontual, organizado, profissional, cuidar da aparência física;
· Marketing digital é a maior vitrine das nossas vendas atualmente;
· O preço não deve ser estipulado sem uma pesquisa sobre os atuais trabalhos da região, o estado onde estamos trabalhando e etc. 
7. CRONOGRAMA
O aluno deve apresentar em forma de tabela as atividades que realizou ou realizará e os meses que será a ação.
Exemplo de Cronograma
	Atividade
	Maio
	Junho
	Julho....
	Desvalorização do personal trainer
	Pesquisa de campo
	O cronograma foi feito sobre os valores e sobre suas prioridades e a atividade física (academia) não estava entre elas
	Depende do personal trainer a sua própria valorização, uma vez que o mesmo não precisa se rebaixar para conseguir alunos.
	Construção da Introdução 
	x
	
	
	...
	
	
	
	...
	
	
	
	
	
	
	
8. REFERÊNCIAS
 
 https://www.varginhaonline.com.br/coluna/584-a-importancia-da-valorizacao-profissional.html
Acessado em 30/07/2022