Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANASTÁCIO
E. E. E. I. “DEPUTADO JOSÉ SANCHES POSTIGO"
Avenida Osvaldo Cruz Nº 592 - Caiuá/SP - CEP: 19.450-000
FONE/WHATSAPP: (18) 3278 -1131
E-MAIL: e032165a@educacao.sp.gov.br’
FACEBOOK: fb.com/escolapostigo
INSTAGRAM: @escolapostigo
	Plano da Eletiva
	Título 
	Trilhando caminhos.
	Professor 
	Denis Cecílio e Evandro Ferreira da Silva
	Ementa
	Pensando em contemplar o Projeto de Vida dos estudantes que almejam seguir uma carreira na área da saúde e de segurança pública, a eletiva “Trilhando caminhos...”, foi elaborada no sentido de levar os seus participantes a conhecerem as principais profissões do mercado de trabalho referente à essas duas áreas bem como refletirem sobre como podem se preparar para conquistarem uma vaga nesses campos de atuação.
	Justificativa
	A criação da disciplina eletiva Trilhando Caminhos é uma resposta direta à demanda por educação especializada para os alunos com interesses voltados para as áreas de Saúde e Segurança pública. Levaremos os estudantes a conhecerem as principais profissões do mercado de trabalho referente à essas duas áreas bem como refletirem sobre como podem se preparar para conquistarem uma vaga nesses campos de atuação. A interdisciplinaridade da disciplina abordará as complexidades desses campos, incentivando uma visão holística e preparando os alunos para desafios contemporâneos. Em última análise, essa disciplina oferece uma oportunidade única de moldar líderes conscientes e engajados, capazes de impactar positivamente a saúde e segurança da sociedade.
	Objetivos 
	· Levar os estudantes a conhecerem diversas profissões que fazem parte da área da saúde e segurança pública.
· Promover momentos voltados ao desenvolvimento de habilidades pessoais visando à preparação do estudante para o mercado de trabalho.
· Incentivar a consciência da importância do bem-estar físico, mental e emocional, capacitando os alunos a adotarem hábitos saudáveis e promoverem uma vida equilibrada.
	Habilidades desenvolvidas 
	- (EM13LGG503) Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.
- (EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar 
- (EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
Socioemocionais:
Incentivar a Curiosidade para aprender, oportunizar a organização e responsabilidade, oportunizar a Determinação
Protagonismo:
Respeitar a diversidade de ideias e as diversidades de ideias e as diferentes versões sobre um mesmo tema; expressar-se de maneira clara, oralmente; se apropriar de atitudes éticas e morais acerca das profissões; saber respeitar decisões dos outros
	Eixos temáticos
	           ( X ) Investigação científica                                 ( ) Processos criativos     
       
	          ( )  Mediação e intervenção sociocultural         ( X ) Empreendedorismo 
	Conteúdo programático 
	- Estética e Cosmética;
- Medicina;
- Medicina Veterinária;
- Fisioterapia;
- Educação Física;
- Profissões da área de segurança pública;
- Como preparar um bom currículo;
- Entrevista de emprego;
- Ambiente de trabalho;
- Enem e vestibulares;
- Cursos Técnicos;
- Cursos Profissionalizantes;
	Metodologia 
	- Aulas expositivas através de recursos digitais (Televisão, computador e rádio).
- Atividades individuais e em grupo.
- Atividades práticas;
- Pesquisas.
- Palestras;
- Apresentações através de seminários.
	Recursos didáticos 
	- Televisão;
- Computador;
- Cartazes;
- Lousa;
- Instrumentos relacionados à algumas profissões da área da saúde;
	Culminância 
	- Apresentar trabalhos e atividades desenvolvidos pelos estudantes ao longo da eletiva, bem como depoimentos de como foi a experiência e participação de cada estudante.
	Avaliação
	- A avaliação será contínua através do engajamento e participação dos alunos nas atividades propostas.
	Cronograma semestral 
	JULHO
31/07 – Sondagem e investigação.
AGOSTO
07/08 – Sondagem e investigação.
14/08 – Feirão das eletivas.
21/08 – Quem eu quero ser quando crescer? Aplicação de um teste vocacional.
28/08 – Profissões: Estética e Cosmética.
SETEMBRO
04/09 – Currículo: Como preparar um bom currículo?
11/09 – Profissões da área de segurança pública.
18/09 – Como me preparar para uma entrevista de emprego?
25/09 – Profissões: Medicina; experimento: o veneno do cigarro
OUTUBRO
02/10 – Como me portar no ambiente de trabalho?
09/10 – Profissões: Fisioterapia.
16/10 – Palestra com profissionais da área da saúde.
23/10 – Enem e Vestibulares.
30/10 – Profissões: Medicina Veterinária.
NOVEMBRO
06/11 – Profissões da área de segurança pública.
13/11 – Cursos Técnicos e Profissionalizantes.
20/11 – Profissões: Profissional de Ed. Física.
27/11 – Preparativos para a Culminância.
DEZEMBRO
04/12 – Culminância.
11/12 – Finalização.
	Referências 
	FARIA, L; SANTOS, L. A. C. As profissões de saúde: Uma análise crítica do cuidar, 2011.
FARTES, V. L. B. Formação professional, profissões e crise das identidades na sociedade do conhecimento, 2008.
Currículo Paulista
ATKINS, P.; JONES, L.; Princípios de Química, questionando a vida moderna e o meio ambiente; 5ª Ed, Bookman Companhia Ed., 2011
NELSON, David L.; COX, Michael M.. Princípios de bioquímica de Lehninger. 7 Porto Alegre: Artmed, 2019, 1278 p.
https://cienciahoje.org.br 
image1.png
image2.png