Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

PRÁTICA DE ENSINO – EDUCAÇÃO INFANTIL
	Aluno(a): Lais de Oliveira Martins Teofilo
	RGM: 35264926
	Polo: Araçoiaba da Serra
	Tutor: Alzenir Souza da Silva
ESTAGIO NA PRÁTICA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução
 O estágio na Educação Infantil representa a busca da interlocução e colaboração com os professores das creches e pré-escolas, tornando o estágio uma condição de promover o saber e o fazer sobre a educação das crianças na instituição de ensino. 
Desenvolvimento
 O estágio é uma atividade curricular que tem como auxiliar na formação inicial do docente e que vai além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando, uma ampliação no campo da formação enquanto professores, já que cada vez mais há a preocupação de que o profissional que trabalha com a educação infantil esteja em um patamar teórico-metodológico suficientemente capaz de resinificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Diante disso, o estágio serve para que tenhamos a oportunidade de relacionar teoria e prática, constatando que as mesmas são indispensáveis, principalmente no que age no processo de mediação do conhecimento junto ao trabalho pedagógico na escola infantil.
No entanto, percebi que muitas das atividades propostas acabam distanciando a ações pedagógicas, ou seja, acaba sendo um equívoco pensar a teoria e prática de forma isolada, pois ambas têm que trabalhar em conjunto. Contudo, acredito que o diálogo permanente entre a teoria e a prática possibilita o caminho educativo mais consistente e fundamentado, permitindo ampliar visão do mundo educativo e do sujeito.
Considerações Finais
 Considerando que o estágio, tenha ocorrido em contextos diferentes, com crianças diferentes de idades diferentes. A prática do estágio me trouxe contribuições para o meu conhecimento, foi uma possibilidade de amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, pois ao me relacionar com pessoas anteriormente desconhecidas foi preciso colocar em prática a ética, o respeito e a interação com os demais profissionais para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho. O papel do estágio, possibilitou não somente na compreensão das teorias estudadas, mas principalmente no campo da análise e reflexão acerca da prática, de forma a lidar com as diferentes situações que acontecem nos espaços educativos infantis. Percebemos que a relação entre teoria e prática não se pode separar, assim colocamos em ação os conhecimentos adquiridos para obter os resultados almejados e vimos como pessoas reflexivas, investigativas, pesquisadoras, tentando proporcionar aos alunos uma aprendizagem totalmente significativa.
Referências
ARAUJO, Dácio José Lima de. A docência masculina na educação infantil. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2018. BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre formação inicial e docência na educação infantil. In. CANCIAN, Viviane A.; GALLINA, Simone F.; WESCHENFELDE, Noeli. (org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília: MEC, 2016. BRASIL. Lei Federal nº 9394/96/LDB: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, N° 248, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp? jornal=1&pagina=1&data=23/12/1996 . Acesso em: 10 jul. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006: institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/ CNE, 2006. BUFALO, Joseane Maria P. Nem só de salários vivem as docentes de creche: em foco as lutas do sindicato dos trabalhadores no serviço público municipal de Campinas (STMC 1988-2001). 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2009. CIPOLLONE, Laura. A atualização permanente nas creches. In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna (org.). Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 121-139. DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pósmodernas. Porto Alegre: Artmed, 2003. DRUMOND, Viviane. Formação de professores e professoras de educação infantil no curso de pedagogia: estágio e pesquisa. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014. FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Apresentação. In: GEPEDISC – Culturas Infantis (Org.) Culturas infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2011, p. 13-17. FARIA, Ana Lúcia Goulart de; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Apontamentos pedagógicos sobre o papel da arte na educação da pequena infância: como a pedagogia da educação infantil encontra-se com a arte? In: SMALL SIZE PAPER (org.). Experiencing art in early years: learning and development processes and artistic language. Bologna: Edizioni Pendragon, 2009. p. 103-25.
PRÁTICA DE ENSINO 
–
 
EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Alun
o(a)
:
 
Lais de Olive
ira Martins Teofilo
 
RGM
:
 
35264926
 
Polo
:
 
Araçoiaba da Serra
 
Tuto
r: 
Alzenir Souza da Silva
 
 
ESTAGIO NA
 
PRÁTICA 
DO
 
ENSINO
 
NA
 
EDUCAÇÃ
O 
INFANTIL
 
 
 
Introdução
 
 
O estágio 
na Educação Infantil
 
represent
a a busca da interlocução e cola
boração
 
com os professores das creches e pré
-
escolas
, tornando o estágio uma condição 
de promover o 
saber e o
 
fazer sobre a educação das crianças na 
instituição
 
de 
ensino.
 
 
 
Desenvolvimento
 
 
O estágio é uma atividade curricular que 
tem como 
auxilia
r na formaç
ão inicial 
do docente
 
e que vai além de cum
prir as exigên
cias acadêmicas, possibilitando,
 
uma ampliação no campo da formação enquanto professores, já que cada vez 
mais há a preocupação de que o profissional que trabalha com a educação 
infantil esteja em um patamar teórico
-
metodológico suficiente
mente capaz de 
resinificar
 
o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil
. Diante disso, 
o estágio serve para
 
que tenhamo
s
 
a oportunidade de relacionar 
teoria e prática, 
constatando 
que as mesmas são 
indispensáveis
, principalmente no que age no 
proc
esso de mediação do conhecimento junto ao trabalho pedagógico na escola 
infantil.
 
No entanto,
 
percebi que muita
s 
das atividades propostas 
acabam distanciando a 
ações 
pedagógica
s, ou seja, acaba sendo um equívoco pensar a teoria e prática de 
forma isolada, po
is 
ambas têm
 
que trabalhar em conjunto
. Contudo, acredito
 
que 
o diálogo permanente entre a te
oria e a prática poss
ibilita o caminho educativo
 
PRÁTICA DE ENSINO – EDUCAÇÃO INFANTIL 
Aluno(a): Lais de Oliveira Martins Teofilo 
RGM: 35264926 
Polo: Araçoiaba da Serra 
Tutor: Alzenir Souza da Silva 
 
ESTAGIO NA PRÁTICA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO 
INFANTIL 
 
 
Introdução 
 O estágio na Educação Infantil representa a busca da interlocução e colaboração 
com os professores das creches e pré-escolas, tornando o estágio uma condição 
de promover o saber e o fazer sobre a educação das crianças na instituição de 
ensino. 
 
Desenvolvimento 
 O estágio é uma atividade curricular que tem como auxiliar na formação inicial 
do docente e que vai além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando, 
uma ampliação no campo da formação enquanto professores, já que cada vez 
mais há a preocupação de que o profissional que trabalha com a educação 
infantil esteja em um patamar teórico-metodológico suficientemente capaz de 
resinificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Diante disso, 
o estágio serve para que tenhamos a oportunidade de relacionar teoria e prática, 
constatando que as mesmas são indispensáveis, principalmente no que age no 
processo de mediaçãodo conhecimento junto ao trabalho pedagógico na escola 
infantil. 
No entanto, percebi que muitas das atividades propostas acabam distanciando a 
ações pedagógicas, ou seja, acaba sendo um equívoco pensar a teoria e prática de 
forma isolada, pois ambas têm que trabalhar em conjunto. Contudo, acredito que 
o diálogo permanente entre a teoria e a prática possibilita o caminho educativo