O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar: a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico. b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica. c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais. d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente. (correta) e) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.
Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmacoes a seguir: I - As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas. II - As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal adaptadas ao ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado. III - As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes apenas uma linguagem própria. IV - As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições escolares. a) I e II estão corretas. b) Apenas I está correta. c) I e III estão corretas. [CORRETA] d) I e IV estão corretas. e) IV está correta.
Leia e julgue as assertivas abaixo sobre a sociologia. I- Concebida como o estudo das condições sociais de produção de conhecimento. Seu enfoque abarca as relações sociais envolvidas na produção do conhecimento. II- O objeto desse tipo de sociologia não se confunde os da teoria do conhecimento ou epistemologia. É a gênese do conhecimento intelectual e dos usos no ambiente social. Assim, consideram-se outros fatores determinantes da produção de conhecimento que não são somente de consciência puramente teórica, mas também de elementos de natureza não teórica, provenientes da vida social e das influências e vontades a que o indivíduo está sujeito. III- A influência de tais fatores é de grande importância e sua investigação é objeto da Sociologia do Conhecimento. Esta formulação teórica tem em vista que cada período histórico da humanidade é dominantemente influenciado por certo tipo de pensamento ou de formulações teóricas tidas como relevantes. IV- Em cada momento histórico tendências conflitantes, apontando tanto para a conservação da ordem quanto para a sua transformação, surgiriam em vista dos interesses políticos, ideológicos dos agentes envolvidos na prática da produção do conhecimento. a) Todas. [CORRETA] b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas as afirmações constantes dos itens III e IV estão corretas. e) Apenas as afirmações constantes dos itens I e V estão corretas.
Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e indique a opção que as apresenta na ordem correta: ( ) globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações; ( ) revolução técnico-científica representa uma nova fase do processo de modernização industrial e tecnológica, baseada na informática, na biotecnologia, na robótica e na microeletrônica; ( ) costumava-se dividir o espaço mundial em: Primeiro Mundo ou países periféricos; Segundo Mundo ou países capitalistas e Terceiro Mundo ou países socialistas; ( ) pode-se dizer que a Guerra Fria intermediava e obscurecia a oposição Norte-Sul, pois os países periféricos eram vistos apenas como um campo de disputas entre o capitalismo e o socialismo; ( ) por ser um país de dimensões continentais e distante do continente asiático, o Brasil não foi afetado pelas mudanças econômicas ocorridas com a globalização econômica. a) V; V; F; V; F; [CORRETA] b) V; F; V; V; V; c) F; V; F; F; V; d) V; F; F; F; V; e) F; F; V; V; F.
A ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade é uma falsa consciência, porque camufla a divisão existente dentro da sociedade, apresentando-a como una e harmônica, como se todos partilhassem dos mesmos objetivos e ideais. Com base na citação acima, assinale a alternativa INCORRETA. a) O modo de operação da ideologia se dá através do falseamento da realidade, apresentando os interesses de alguns como interesse de todos. b) Numa sociedade de classes, embora as classes sociais sejam distintas, os interesses são comuns a todos; daí a importância da ideologia. c) A ideologia é um conjunto de representações, formas de ação e ideias em geral, disseminadas pela classe socialmente dominante. [CORRETA] d) A principal tarefa da ideologia é fazer com que o conjunto da sociedade aja de forma a garantir os interesses da classe que detém o poder. e) Nenhuma das Alternativas.
Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. PCN Geografia. Adaptado A descrição revela o fenômeno da a) Ideologia. b) metropolização. c) globalização. [CORRETA] d) desigualdade social e) favelização
O conceito de Ideologia é diversificado em sua história semântica, entretanto no campo filosófico, a partir das contribuições da tradição marxista, ele foi associado ao de Alienação, passando a funcionar como uma ferramenta crítica das ordens politicas e sociais do capitalismo. Sobre esse tema, marque a alternativa FALSA, ou seja, que não corresponde a uma caracterização rigorosa da Ideologia como instrumento de alienação. a) Ideologia é o conjunto de ideias e concepções sem fundamento, mera análise ou discussão oca de ideias abstratas que não correspondem a fatos reais?. [CORRETA] b) ?A ideologia é um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera produtiva?. c) ?A função da ideologia é apagar as diferenças como de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado?. d) ?A ideologia tem como função assegurar uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas prefixadas pela sociedade. Portanto, a ideologia assegura a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da ?Vontade de Deus? ou do ?dever moral? ou simplesmente como decorrente da ?ordem natural das coisas?. e) ?A ideologia é alienadora porque mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posta como produto e vice-versa. Por exemplo, a ideologia burguesa afirma que existem nos homens diferenças individuais e que estas determinam a desigualdade social: a desigualdade natural seria a causa da desigualdade social. Mas a sociedade é na verdade resultado da práxis, e as desigualdades sociais estabelecidas pela divisão do trabalho e pelas relações de produção é que determinam (são causas) as desigualdades individuais?.
São características da Globalização: a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro (correta)
As desigualdades sociais são construídas por um conjunto de relações que envolvem várias esferas da vida social. Portanto, no que se refere às desigualdades sociais no Brasil, é CORRETO afirmar que: a) o desemprego pode ser explicado pela política econômica adotada no país, desde o período colonial. b) o desenvolvimento industrial contribuiu para o aumento das desigualdades sociais no país, pois favoreceu o acúmulo de capital por parte de todas as classes sociais. c) a distribuição de renda é uma forma de diminuir as desigualdades nos estratos sociais menos favorecidos pelo processo produtivo. [CORRETA] d) as condições precárias na educação, na saúde, na moradia e na assistência social são decorrentes da ausência de bens e serviços no país. e) a desigualdade étnica é bastante significativa, e, para diminuir todas essas diferenças, foram criadas as políticas de cotas no sistema educacional.
A globalização tem sido vista, de maneira muito simplificada, como simples abertura de fronteiras e geração de um espaço mundial comum. É natural a construção ideológica segunda a qual nosso mundo encolheu dramaticamente e qualquer ponto do planeta está a nosso alcance, através do teclado do computador ou da tela da televisão. Considere os seguintes itens a respeito da globalização: É(são) correta(s) apenas: I - A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea. II - A globalização é o estágio supremo da internacionalização e o maior destaque desse mais recente período é o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, a permitir que o mundo se torne socialmente mais justo e igualitário. III - Num mundo globalizado, as realidades geográficas se renovam, contribuindo para vivermos num espaço sem fronteiras, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta. a) I e III b) II e III c) II d) I [CORRETA]
O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar: a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico. b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica. c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais. d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente. (correta) e) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.
Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmacoes a seguir: I - As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em outras culturas. II - As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal adaptadas ao ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado. III - As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes apenas uma linguagem própria. IV - As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições escolares. a) I e II estão corretas. b) Apenas I está correta. c) I e III estão corretas. [CORRETA] d) I e IV estão corretas. e) IV está correta.
Leia e julgue as assertivas abaixo sobre a sociologia. I- Concebida como o estudo das condições sociais de produção de conhecimento. Seu enfoque abarca as relações sociais envolvidas na produção do conhecimento. II- O objeto desse tipo de sociologia não se confunde os da teoria do conhecimento ou epistemologia. É a gênese do conhecimento intelectual e dos usos no ambiente social. Assim, consideram-se outros fatores determinantes da produção de conhecimento que não são somente de consciência puramente teórica, mas também de elementos de natureza não teórica, provenientes da vida social e das influências e vontades a que o indivíduo está sujeito. III- A influência de tais fatores é de grande importância e sua investigação é objeto da Sociologia do Conhecimento. Esta formulação teórica tem em vista que cada período histórico da humanidade é dominantemente influenciado por certo tipo de pensamento ou de formulações teóricas tidas como relevantes. IV- Em cada momento histórico tendências conflitantes, apontando tanto para a conservação da ordem quanto para a sua transformação, surgiriam em vista dos interesses políticos, ideológicos dos agentes envolvidos na prática da produção do conhecimento. a) Todas. [CORRETA] b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas as afirmações constantes dos itens III e IV estão corretas. e) Apenas as afirmações constantes dos itens I e V estão corretas.
Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e indique a opção que as apresenta na ordem correta: ( ) globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações; ( ) revolução técnico-científica representa uma nova fase do processo de modernização industrial e tecnológica, baseada na informática, na biotecnologia, na robótica e na microeletrônica; ( ) costumava-se dividir o espaço mundial em: Primeiro Mundo ou países periféricos; Segundo Mundo ou países capitalistas e Terceiro Mundo ou países socialistas; ( ) pode-se dizer que a Guerra Fria intermediava e obscurecia a oposição Norte-Sul, pois os países periféricos eram vistos apenas como um campo de disputas entre o capitalismo e o socialismo; ( ) por ser um país de dimensões continentais e distante do continente asiático, o Brasil não foi afetado pelas mudanças econômicas ocorridas com a globalização econômica. a) V; V; F; V; F; [CORRETA] b) V; F; V; V; V; c) F; V; F; F; V; d) V; F; F; F; V; e) F; F; V; V; F.
A ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade é uma falsa consciência, porque camufla a divisão existente dentro da sociedade, apresentando-a como una e harmônica, como se todos partilhassem dos mesmos objetivos e ideais. Com base na citação acima, assinale a alternativa INCORRETA. a) O modo de operação da ideologia se dá através do falseamento da realidade, apresentando os interesses de alguns como interesse de todos. b) Numa sociedade de classes, embora as classes sociais sejam distintas, os interesses são comuns a todos; daí a importância da ideologia. c) A ideologia é um conjunto de representações, formas de ação e ideias em geral, disseminadas pela classe socialmente dominante. [CORRETA] d) A principal tarefa da ideologia é fazer com que o conjunto da sociedade aja de forma a garantir os interesses da classe que detém o poder. e) Nenhuma das Alternativas.
Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. PCN Geografia. Adaptado A descrição revela o fenômeno da a) Ideologia. b) metropolização. c) globalização. [CORRETA] d) desigualdade social e) favelização
O conceito de Ideologia é diversificado em sua história semântica, entretanto no campo filosófico, a partir das contribuições da tradição marxista, ele foi associado ao de Alienação, passando a funcionar como uma ferramenta crítica das ordens politicas e sociais do capitalismo. Sobre esse tema, marque a alternativa FALSA, ou seja, que não corresponde a uma caracterização rigorosa da Ideologia como instrumento de alienação. a) Ideologia é o conjunto de ideias e concepções sem fundamento, mera análise ou discussão oca de ideias abstratas que não correspondem a fatos reais?. [CORRETA] b) ?A ideologia é um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera produtiva?. c) ?A função da ideologia é apagar as diferenças como de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado?. d) ?A ideologia tem como função assegurar uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas prefixadas pela sociedade. Portanto, a ideologia assegura a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da ?Vontade de Deus? ou do ?dever moral? ou simplesmente como decorrente da ?ordem natural das coisas?. e) ?A ideologia é alienadora porque mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posta como produto e vice-versa. Por exemplo, a ideologia burguesa afirma que existem nos homens diferenças individuais e que estas determinam a desigualdade social: a desigualdade natural seria a causa da desigualdade social. Mas a sociedade é na verdade resultado da práxis, e as desigualdades sociais estabelecidas pela divisão do trabalho e pelas relações de produção é que determinam (são causas) as desigualdades individuais?.
São características da Globalização: a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro (correta)
As desigualdades sociais são construídas por um conjunto de relações que envolvem várias esferas da vida social. Portanto, no que se refere às desigualdades sociais no Brasil, é CORRETO afirmar que: a) o desemprego pode ser explicado pela política econômica adotada no país, desde o período colonial. b) o desenvolvimento industrial contribuiu para o aumento das desigualdades sociais no país, pois favoreceu o acúmulo de capital por parte de todas as classes sociais. c) a distribuição de renda é uma forma de diminuir as desigualdades nos estratos sociais menos favorecidos pelo processo produtivo. [CORRETA] d) as condições precárias na educação, na saúde, na moradia e na assistência social são decorrentes da ausência de bens e serviços no país. e) a desigualdade étnica é bastante significativa, e, para diminuir todas essas diferenças, foram criadas as políticas de cotas no sistema educacional.
A globalização tem sido vista, de maneira muito simplificada, como simples abertura de fronteiras e geração de um espaço mundial comum. É natural a construção ideológica segunda a qual nosso mundo encolheu dramaticamente e qualquer ponto do planeta está a nosso alcance, através do teclado do computador ou da tela da televisão. Considere os seguintes itens a respeito da globalização: É(são) correta(s) apenas: I - A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea. II - A globalização é o estágio supremo da internacionalização e o maior destaque desse mais recente período é o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, a permitir que o mundo se torne socialmente mais justo e igualitário. III - Num mundo globalizado, as realidades geográficas se renovam, contribuindo para vivermos num espaço sem fronteiras, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta. a) I e III b) II e III c) II d) I [CORRETA]