Buscar

PRATICA JURIDICA

Isabela, Matheus, pessoas naturais, e Guilherme Autopeças Ltda., pessoa jurídica, propõem conjuntamente ação indenizatória contra Marcos perante a 2ª Vara Cível da Comarca de Campinas-SP, sendo que somente Isabela e Guilherme Autopeças Ltda. pleiteiam gratuidade de justiça por mera alegação de insuficiência de recursos. Em decisão interlocutória, o juiz concede a gratuidade para todos os autores, ao passo que também ordena a citação do réu para se defender.

Após ter sido citado, Marcos apresenta sua contestação defendendo-se do pedido indenizatório, além de requerer para si parcelamento das despesas para a realização de um exame pericial. O juiz defere o pedido de Marcos, permitindo o parcelamento das despesas em três parcelas mensais.


Os autores impugnam referida decisão, demonstrando que Marcos possui condições econômicas suficientes para arcar com as despesas periciais. O juiz, acatando os argumentos dos autores, revoga o benefício de Marcos. Referida decisão transita em julgado e Marcos acaba por recolher os valores referentes ao exame pericial.


Ao final da instrução do processo, o juiz profere sentença, julgando improcedente o pedido indenizatório e condenando todos os autores em custas processuais e honorários de sucumbência.


Diante da situação narrada, pergunta-se:


a) Agiu corretamente o juiz ao conceder o benefício da gratuidade de justiça aos autores? E ao condená-los em custas processuais e honorários de sucumbência? Justifique sua resposta.


b) Qual recurso poderia ter sido interposto por Marcos diante da revogação de seu benefício? É preciso recolher custas sobre referido recurso? Justifique sua resposta.


c) Se Marcos quisesse impugnar o pedido de gratuidade de justiça de Isabela e Guilherme Autopeças Ltda., em que momento deveria ter feito? Justifique sua resposta, apontando o momento processual em conformidade com o problema apresentado, e não apenas as hipóteses legais.


d) Caso Marcos não tivesse recolhido os valores para as despesas do exame pericial, quais teriam sido as consequências para ele? E se em seu pedido de gratuidade de justiça houvesse má-fé?


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais