Buscar

Qual a diferença de mandado de segurança e mandado de segurança coletivo?

💡 7 Respostas

User badge image

Bruna Karoline Hames Bazil

Mandado de segurança proteger o direito líquido e certo,provado mediante a documentos que tenha sido violado por um ato ilegal ou abusivo de autoridade pública ou jurídica nas atribuições do poder público.
Mandado de segurança coletivo é uma ação feita por indivíduos jurídicos das atribuições públicas ou privadas que aparecem para falar de seus membros em coletivo, ou seja defender os interesses de seus membros associados.
3
Dislike0
User badge image

Danielly Coutinho

O mandado de segurança individual pode ser impetrado por pessoa natural ou jurídica, que atua em nome próprio em defesa de direito individual líquido e certo. No mandado de segurança coletivo agem como legitimados ativos todos aqueles arrolados nas alíneas do inciso LXX do artigo 5º da CRFB/88.
3
Dislike0
User badge image

mirielbarboza

O mandado de segurança coletivo é corporativo, porque protege grupos de pessoas, portanto, a diferença principal está na legitimidade ativa.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais