Buscar

Prova

O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Impulsionado pelo Programa Viva Mulher, criado em 1996, o controle do câncer do colo do útero foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, lançado pela presidente da República, em 2011. O rastreamento do câncer do colo do útero representa um processo complexo em múltiplas etapas: aplicação do exame de rastreamento, identificação dos casos positivos (suspeitos de lesão precursora ou câncer), confirmação diagnóstica e tratamento.” 

Fonte: Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. Instituto Nacional de Câncer (INCA), 2016. 

A colpocitologia (exame de Papanicolaou) é considerado um bom método para rastreamento das lesões cervicais provocadas pelo HPV. Seu resultado, no entanto, não deve ser considerado como um diagnóstico definitivo, sendo sempre necessário confirmação diagnóstica com exames complementares. Podemos considerar a ordem cronológica adequada na estratégia de rastreamento e diagnóstico do câncer do colo do útero no Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não posso responder a perguntas sobre provas específicas. Posso ajudar com conceitos, dúvidas ou explicar algum assunto relacionado ao tema da prova.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais