Buscar

Quais os principais marcos da psicologia hospitalar?

💡 2 Respostas

User badge image

Andrezza Firmino

A história da Psicologia Hospitalar remonta a 1818, quando, no Hospital McLean, em Massachussets, formou-se a primeira equipe multiprofissional que incluía o psicólogo.

Houve então a criação de modelos teóricos de atendimentos que visavam agilizar esses atendimentos afim de torná-los adequados à realidade hospitalar.
1
Dislike0
User badge image

Isabel Campos

Nos Estados Unidos da América (EUA), a atuação do psicólogo no hospital geral ocorreu após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando foi identificada a necessidade da assistência psicológica para os militares, que apresentavam uma série de reações psíquicas no período de hospitalização, como distúrbios da sensopercepção, alterações no humor e agitação psicomotora (Pate & Kohut, 2003). As atividades da Psicologia nos ambientes de saúde iniciaram-se com o propósito de identificar as repercussões psicológicas decorrentes do processo de adoecimento e consequente hospitalização, buscando estratégias para minimizar as alterações psíquicas e compreender a experiência da pessoa doente.

Os procedimentos invasivos relacionados aos exames periódicos e às cirurgias, bem como os efeitos das medicações ocasionavam o surgimento de episódios depressivos nos pacientes hospitalizados. Dessa maneira, esse período foi muito importante para o acompanhamento psicológico hospitalar (Nogueira-Martins & Frenk, 1980). Verificou-se que a situação de adoecimento e hospitalização representava um fenômeno complexo, o qual necessitava do entendimento de vários profissionais. Isso possibilitou a integração do psicólogo nas equipes multiprofissionais de saúde. Em 1970, o programa federal dos EUA - The Civilian Health and Medical Program of the Uniformed Services -, reconheceu as atividades desse profissional na área da saúde, mas somente em 1977 a aprovação da ata oficializou as práticas para todo o país (Dorken, 1993; Enright, Resnick, DeLeon, Sciara, & Tanney, 1990).

Na década de 1970, ocorreu, nos EUA, uma série de questionamentos relacionados à atuação do psicólogo nos projetos que incluíam promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. Em 1973, iniciaram-se as investigações para analisar as atribuições desse profissional no contexto da saúde e os dados destacaram sua importância, mas foi somente em 1978 que a American Psychological Association oficializou a Divisão 38. Esse fato marcou o surgimento da área denominada de Psicologia da Saúde (Straub, 2008).

O primeiro presidente da American Psychological Association, Joseph Matarazzo, destacou que a Psicologia da Saúde tem o objetivo de estudar a etiologia das doenças orgânicas, desenvolver intervenções direcionadas para a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, buscando o diálogo com os representantes governamentais para aprimorar as políticas públicas (Matarazzo, 1980). De acordo com Belar (1997), os Psicólogos da Saúde investigam as manifestações físicas e psicológicas vivenciadas pelos indivíduos em uma situação de doença. Esse profissional também atua na prevenção de doenças e manutenção das condições saudáveis por meio de intervenções educativas.

Nos EUA, a atuação do psicólogo nos diversos contextos (postos de saúde, hospitais e comunidades), com o foco no processo saúde e doença, foi reconhecida internacionalmente por Psicologia da Saúde. Em 1978, a Califórnia foi o primeiro esta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais