Buscar

Defina absorção de um fármaco. Quais fatores interferem na absorção de um fármaco? E o que é efeito de primeira passagem?

💡 4 Respostas

User badge image

Gabriella Dias

Absorção corresponde a passagem da droga de sua via de entrada para a corrente sanguínea onde posteriormente será distribuida pelos diferentes tecidos do organismo.

Interferem na absorção do fármaco

  • Via de administração
  • pKa do fármaco
  • pH do meio
  • veículo do fármaco
  • perfusão sangüínea no local de absorção
  • Area de absorção à qual o fármaco é exposto (Ex. A absorção de um fármaco admnistrado via oral é maior no intestino se comparado ao estômago, em virtude da grande área de superfície daquele).

O efeito de primeira passagem corresponde a biotransformação do fármaco no fígado quando ele é administrado por via enteral (quando em contato com o trato gastrointestinal) antes mesmo que esse atinja seu local de ação.

4
Dislike0
User badge image

Jade Ayalla

Absorção: fármaco (princípio ativo) passando ou entrando na corrente sanguínea.

INTERFEREM NA ABSORÇÃO: Diversos fatores pode interferir na absorção de uma medicamento. Toda vez que for compra ou buscar medicamento, sempre busque a informações sobre administração do fármaco. Sempre tome seus medicamentos no horário corretamente.

EFEITO 1° PASSAGEM: Todos medicamento administrada via oral, seu primeiro metabolismo no figado. Sendo assim acontece o metabolismo de primeira passagem.
1
Dislike0
User badge image

Safira Blue

Transformação do fármaco
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais