Buscar

Qual foi a contribuição de Freud para a educação?

💡 8 Respostas

User badge image

Daniel castro dos reis

As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. ... Mas advertiu que o sofrimento que a Educação infligia aos alunos ao lidar com pulsões e afetos sexuais poderia ser, de certa forma, atenuado.
3
Dislike0
User badge image

angelo americo

As contribuições de Freud à educação dizem respeito primeiramente à transmissão de conhecimento através dos Inconscientes. Devemos esclarecer que o Inconsciente é o conceito fundamental da psicanálise. Com esse conceito, podemos nos conceber também como sujeitos do desconhecimento, no qual algo sempre escapa à pretensão de controle consciente, como, por exemplo, de tudo o que aprendemos.


Outra referência de Freud à educação diz respeito à importância da relação professor-aluno, o que nos leva a pensar na questão da transferência sob o aspecto de um fenômeno que não se passa apenas entre paciente e terapeuta, mas que perpassa todas as relações humanas. A psicanálise poderia transmitir ao educador uma ética, um modo de ver e de entender a prática educativa, através da ampla compreensão que traz do aluno/sujeito operante em sala de aula, assim como nas relações existentes com o outro.

3
Dislike0
User badge image

Vanessa Bueno

Inquestionavelmente, as experiências e experimentos de Freud foram de grande contribuição para todos os envolvidos na área da educação; porque através de seus estudos e experiências, o educador tem o conhecimento mais abrangente sobre o funcionamento da mente humana e sua relação com a sexualidade, e pode identificar as características e necessidades peculiares de cada fase da aprendizagem.   Aprender de forma minuciosa, a fase que cada indivíduo está e que informações podem receber de acordo com sua maturação emocional, facilita e aperfeiçoa o trabalho do profissional. Graças ao conhecimento freudiano sobre psicanálise, e usando esses recursos como ferramentas pedagógicas, o professor é capaz de orientar seus alunos á se ocuparem com atividades intelectuais adequadas, estimulando assim o próprio processo de sublimação. Esse processo de sublimação é o ato do indivíduo direcionar suas pulsões, ou seja, sua energia sexual, que é natural do ser humano, para algo não sexual, como o trabalho por exemplo. Segundo o teórico essa energia continuará sendo sexual, mas o objeto para o qual ela foi direcionada não mais, então esse processo é de grande valia para a educação do indivíduo, pois não sendo ela reprimida se tornará a base desse processo.
3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais