Buscar

Diferença entre o modelo de desenvolvimento conhecido como Teoria do Ciclo Vital e o modelo de desenvolvimento da Psicologia Histórico Cultural?

Quais são as principais diferenças entre o modelo de desenvolvimento conhecido como Teoria do Ciclo Vital e o modelo de desenvolvimento da Psicologia Histórico Cultural trabalhada na disciplina de psicologia?

por favor que seja referenciado

💡 2 Respostas

User badge image

Isabel Campos

Teoria do Ciclo Vital de Erik Erikson: o desenvolvimento humano ocorre ao longo de toda a vida, sempre a partir de crises. Crise é o termo que o autor utiliza para dizer que, em cada fase do desenvolvimento, há um par de ideias opostas (uma contradição) que se coloca frente ao sujeito. A resolução dialética desta oposição levará à aquisição de uma qualidade psicológica nova (uma característica).

https://rgpsicologia.com/2021/02/09/psicologia-do-desenvolvimento-a-teoria-do-ciclo-vital-de-erik-erikson/


A psicologia histórico-cultural teve início com as obras de Vigotski (1896-1934). Este pesquisador desenvolveu seu trabalho com base marxista e era "radical", por querer ir à raiz de todos os problemas e por se manter fiel a um método de compreensão do psiquismo humano. Concordamos com Tuleski (2002) e com Duarte (1996, 2000) quando afirmam que é necessário manter essa filiação teórica da psicologia histórico-cultural, a qual tem uma visão historicizadora do psiquismo humano.

De acordo com Shuare (1990), os fundamentos marxistas enfatizam que mudanças históricas na sociedade e na vida material produzem mudanças na consciência e no comportamento humano. Existe um desenvolvimento histórico dos fenômenos psíquicos e estes mantêm uma relação de dependência essencial com respeito à vida e à atividade social. 

0
Dislike0
User badge image

Isabel Campos

https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3Nc5fBqVp6SXzD396YVbMgQ/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais