Buscar

Qual a melhor forma de estudar para concursos públicos e obter uma boa nota?

💡 4 Respostas

User badge image

Daniel Schmitt

Estudo baseado em testes, no caso refazendo provas antigas e sanando os pontos fracos.

1
Dislike0
User badge image

Estela Teixeira

Há muitas variáveis a serem levadas em consideração, as dicas que conheço (para concursos jurídicos/policiais) são:

1) CARREIRA: Escolha o concurso que você almeja e estude o edital (quantas fases o concurso tem, qual a banca que costuma ser, quais as matérias que serão cobradas, etc.), dando especial atenção ao enfoque do estudo (p.ex., o estudo para Magistratura é diferente do estudo para Defensoria Pública);

2) SIMULADOS + REVISÕES: Faça simulados e questões com frequência, para aprender como a banca costuma cobrar os assuntos, quais os temas mais cobrados, se o enfoque é mais legalista, se há cobrança de jurisprudência, etc. Não deixe de fazer revisões para fixar o conteúdo.

3) MATERIAL: Para concursos, normalmente não se recomenda a utilização de grandes doutrinas ou vídeo-aulas (exceto para assuntos pontuais que você não saiba absolutamente nada ou tenha muitas dúvidas, ou caso você esteja ainda cursando a faculdade de Direito). Para primeira fase, principalmente, costuma-se recomendar o estudo da lei seca + jurisprudência. Eu, particularmente, prefiro intercalar as matérias e não esgotar uma matéria antes de passar para outra, estudando várias em conjunto.

4) CRONOGRAMA: Existem vários sites que te permitem gerar um cronograma de estudos online, outros que fornecem tabelas de excel para que você mesma possa alimentar. Penso que o importante seja tentar focar nas matérias e assuntos que têm mais peso para o concurso que você deseja, pois é quase impossível esgotar 100% de todas as matérias de um edital, a não ser que você tenha todo tempo do mundo (rs).

5) CONSTÂNCIA: Alguns dias serão melhores, outros piores; nem sempre haverá motivação ou vontade. Não passam em concurso somente os mais inteligentes, mas aqueles que transformam o estudo em um hábito, faça chuva ou faça sol. Não desista! O estudo jamais será perdido. Boa sorte!

1
Dislike0
User badge image

Eduardo Alves

Estudar cada assunto no MÍNIMO duas vezes, dando um intervalo de alguns dias ou semanas antes de retornar ao assunto. O interessante é intercalar os assuntos de forma que se retorne aos assuntos já estudados.

O nosso cérebro NÃO QUER aprender assuntos de concurso porque não julga importante armazenar tais informações. Ao estudar mais de uma vez ele passa a entender que a informação é importante e passamos a assimilar melhor.

Quando revisitamos um conteúdo tudo parece mais fácil. Faça o teste!
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais