Buscar

DESAFIO REAÇÕES ADVERSAS DOS MEDICAMENTOS

A prescrição de vários medicamentos para o tratamento de uma patologia é uma prática muito comum. Muitas das interações medicamentosas podem levar a reações adversas a medicamentos (RAMs) e, consequentemente, causar problemas graves ao paciente, podendo causar até a morte. Sendo assim, é importante que os pacientes façam uso de medicamentos realmente necessários para o tratamento de suas doenças. Sempre que houver queixa sobre o aparecimento de novos sintomas, é recomendado que o paciente seja avaliado, de modo a descartar a possibilidade de uma RAM, antes da prescrição de um novo medicamento.

​​​​​​​O médico residente acha que isso é um novo problema médico. O residente de farmácia acha que é uma reação adversa a medicamentos (RAM). Quem está certo?

Padrão de resposta esperado

Contrariamente à crença comum do público, todos os medicamentos são perigosos. Só porque um medicamento é aprovado pela Anvisa, não significa que não cause problemas. A Anvisa aprova os medicamentos com base nos benefícios que superam os riscos, e não pela completa falta de perigo.

Sempre que o paciente utiliza diversos medicamentos, é necessário avaliar o perfil farmacocinético de cada medicamento; sem isso, pode haver um diagnóstico errôneo, levando a um novo problema médico inexistente ou fazer com que as doses dos medicamentos atuais sejam aumentadas.

Nesse caso, é necessário aplicar o algoritmo de Naranjo e, após, considerar todos os pontos nele estabelecido, definindo se esse novo sintoma está ou não relacionado à RAM.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais