Buscar

AV1 - Atividade Contextualizada Conteúdo do exercício

Conteúdo do exercício

Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.

 

Preparado(a)? Vamos começar!


A química bioinorgânica e a química inorgânica aplicada a sistemas biológicos têm se dedicado ao estudo das funções, metabolismo e aplicações de íons inorgânicos e seus complexos em sistemas biológicos, correlacionando a atividade biológica apresentada por um sistema inorgânico com suas características estruturais e eletrônicas. Está centrada em dois objetos de estudo principais: o estudo de elementos inorgânicos de ocorrência natural em sistemas biológicos e a introdução de metais em sistemas biológicos através da utilização de metalofármacos. Fármacos de natureza inorgânica constituem uma nova tendência que vem sendo pesquisada por laboratórios ao redor do mundo.


Abordando o tema química inorgânica aplicada a sistemas biológicos, sugerimos a pesquisa sobre os recentes avanços na produção e formulação de drogas derivadas de compostos inorgânicos. Além disso, deve-se verificar quais são as atuais terapias que fazem uso dos metalofármacos, quais as principais substâncias utilizadas, seu mecanismo, contraindicação, reações adversas, toxicidade e outros. Verifique quais os principais elementos presentes nesses metalofármacos e quais as prospecções sobre a utilização desses fármacos para o tratamento de diferentes doenças.


Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas desenvolvendo os

seguintes tópicos:


1. Quais os principais metalofármacos utilizados no tratamento de doenças, sua estrutura, composição química, mecanismo de ação e aspectos gerais?


2. Quais as contraindicações desses metalofármacos e aspectos sobre sua toxicidade?


3. Quais as perspectivas da utilização de metalofármacos para o tratamento de doenças?

💡 2 Respostas

User badge image

Savia Fernandes

Não consegui entender esse conteúdo , podem me ajudar
1
Dislike0
User badge image

Iracelia Alves da Rocha


AV1 - Atividade Contextualizada

AV1 - Atividade Contextualizada

Conteúdo do exercício


  1. Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.

  2. Preparado(a)? Vamos começar!

  3. Vamos iniciar a atividade contextualizada da disciplina de cálculo. Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos aplicados à biologia. 

  4. Já é de seu conhecimento que existem muitos fatores biológicos que podem ser previstos por modelos biológicos. Deste modo, modelos matemáticos são utilizados para prever o comportamento de um organismo vivo exposto a determinada condição. Dentre estes modelos encontram os modelos farmacinéticos. A modelagem farmacocinética tenta prever como a concentração de um fármaco varia no organismo de uma pessoa com o passar do tempo. 

  5. Considerando as inúmeras discussões sobre o tema, sugerimos que desenvolva o modelo de cinética de fármaco.



  • Sabemos que se temos C0 (concentração inicial) e Cs (concentração no sangue pós-nova dosagem) conhecidos, podemos calcular então T (tempo entre administração).
  • Sabemos que se temos a Cs (concentração no sangue pós- nova dosagem) e T (tempo entre administração), podemos determinar K.
  • Sabemos que com K nem sempre temos uma absorção semelhante. 

  1. Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos:
  • Escolha uma concentração inicial e uma concentração no sangue após nova dosagem e demonstre como se descobre o tempo de aplicação.
  • Demonstre como se calcula a concentração inicial, quando sabemos o tempo de aplicação e a concentração no sangue. 
  • Explique como podemos melhorar o modelo e o porquê de ele poder não ser tão preciso.

  1. Aprofunde os seus estudos a partir da seguinte leitura: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-18072013-153947/publico/Milton_Gallo_Neto_Mestrado.pdf.

  2. Caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais