Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

UNINOVE

A energia proveniente da queima do petróleo é tida como “limpa” ou “suja”? Por quê?

User badge image
Reginaldo Ribeiro

há 4 anos

Respostas

User badge image

Raissa Batista

há 4 anos

Suja

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Além dos problemas atmosféricos relacionados ao consumo dos derivados de petróleo, a própria exploração desse recurso pode causar danos ao meio ambiente, como verificado na reportagem. O meio ambiente pode sofrer com alterações significativas no ecossistema e com a provável diminuição das espécies de fauna e flora locais. Esse problema não está restrito ao Brasil, uma vez que muitos outros países de grande infraestrutura e tecnologia já sofreram com vazamentos que degradaram muito a natureza das suas respectivas regiões.
Será possível um dia conseguirmos manter a exploração desse recurso sem degradar o meio ambiente?

Analise a frase abaixo, verificando se está correta ou incorreta. Justifique a sua resposta. O petróleo só pode ser encontrado no mar, uma vez que a matéria orgânica que dá origem a essa fonte é animal e marinha.

Determinado empresa estatal brasileira é considerada um marco na exploração e refino do petróleo brasileiro. Cite seu nome e o governante que a criou.

É possível afirmar que o Brasil apresenta jazidas de petróleo somente em uma parte de seu litoral? Justifique sua resposta.

Durante a década de 1970, uma crise abalou o mundo movimentando o mercado da energia, e o Brasil sentiu que era necessário investir em fontes alternativas de energia. Qual foi esse acontecimento e em que tipo de energia o Brasil se tornou pioneiro a partir daquela década?

Urucu completa 30 anos de exploração de petróleo em plena Amazônia. Já se passaram 30 anos desde que o petróleo jorrou pela primeira vez do poço pioneiro Rio Urucu [...] que deu origem à Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de óleo do país.
A partir dos seus conhecimentos, cite qual é a estrutura geológica dessa parte da região amazônica, com base nos indícios de existência de combustíveis fósseis no local.

Biodiesel de soja polui 70% menos do que diesel (petróleo). O biodiesel brasileiro produzido com soja reduz as emissões em 70%, no mínimo, em relação ao diesel fóssil, quando consumido dentro do país.
Quais as prováveis vantagens da diversificação da matéria-prima utilizada para produção de biocombustíveis?

Sobre potencialidades e consequências da produção e utilização do petróleo em território nacional.
Sobre potencialidades e consequências da produção e utilização do petróleo em território nacional, assinale a alternativa correta:
a) o petróleo é encontrado em pouquíssima quantidade no Brasil, estando restrito ao mar que banha as regiões ao sul do país.
b) o petróleo é utilizado em larga escala no setor de transportes, apesar da concorrência de fontes alternativas nas últimas décadas.
c) a matriz energética brasileira é muito concentrada na utilização de petróleo para a geração de energia industrial, agrícola, comercial e urbana.
d) a exploração do petróleo brasileiro é feita exclusivamente por empresas internacionais.

O programa foi criado na década de 1970 para fomentar a produção e comercialização de um combustível alternativo ao petróleo no Brasil, que se encontrava com alto preço naquele contexto histórico.
O programa foi criado na década de 1970 para fomentar a produção e comercialização de um combustível alternativo ao petróleo no Brasil, que se encontrava com alto preço naquele contexto histórico. Ainda hoje esse tipo de energia é utilizado como opção para o abastecimento de veículos automotores nos postos de combustível pelo país.
a) Proálcool
b) Pronuclear
c) Proeletricidade
d) Pró-gás

A energia proveniente da biomassa (biocombustível) pode ter origem a partir de diversas fontes agricultáveis como a cana-de-açúcar, a soja e o milho.
Marque a alternativa que corretamente apresenta uma consequência negativa dos combustíveis por biomassa:
a) É uma fonte mais poluente que os combustíveis fósseis.
b) É uma fonte energética não renovável, ao contrário dos fósseis.
c) Os cultivos voltados à produção de energia podem substituir cultivos alimentares, aumentando o preço dos alimentos.
d) O Brasil ainda não apresenta a tecnologia necessária para sua produção, necessitando de importação de mão de obra qualificada.

Mais conteúdos dessa disciplina