ostuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético. As células que não apresentam núcleo definido são chamadas de termófilas. procarióticas. autotróficas. eucarióticas. heterotróficas
É comum ouvirmos a afirmação de que todos os seres vivos possuem célula. Um grupo, entretanto, não é formado por essa estrutura, o que leva muitos autores a não considerá-lo como um organismo vivo. Que grupo é esse? Algas. Protozoários. Plantas. Bactérias. Vírus.
Durante os primeiros bilhões de anos de existência da vida, os seres procariontes evoluíram e desenvolveram processos bioquímicos fundamentais, tais como mecanismos de duplicação do material hereditário, síntese de proteínas, obtenção de energia e outros. Em relação à evolução dos processos de obtenção de energia, assinale a alternativa correta: Os primeiros seres vivos eram heterotróficos aeróbicos porque, com a fermentação de moléculas orgânicas, conseguiam obter energia e também liberar oxigênio suficiente para realizarem a respiração. Os primeiros seres vivos eram autotróficos fotossintetizantes, uma vez que eram capazes de quebrar moléculas de água existentes nos vapores atmosféricos e utilizar o metano como fonte de carbono. Os primeiros seres vivos foram heterotróficos anaeróbicos, porque a atmosfera primitiva não apresentava oxigênio e gás carbônico, essenciais para a respiração aeróbica e a fotossíntese. Os primeiros seres vivos foram formados pela coacervação de moléculas orgânicas encontradas em meteoritos que caíram na Terra primitiva. Os primeiros seres vivos eram heterotróficos fotossintetizantes porque, com a fermentação de moléculas orgânicas, conseguiam obter energia e também liberar oxigênio suficiente para realizarem a respiração.
Com relação a morfologia viral podemos afirmar: Todos os vírus possuem material genético (ácido nucléico - DNA e RNA) envolvido por uma cápsideo proteico. Todos os vírus possuem material genético (ácido nucléico - DNA e RNA) envolvido por uma cápsideo glicidicio. Todos os vírus possuem material genético (ácido nucléico - DNA e RNA). Todos os vírus possuem material genético (ácido nucléico - DNA ou RNA) envolvido por uma cápsideo proteico. Todos os vírus possuem material genético (ácido nucléico - DNA e RNA) envolvido por uma cápsideo lipídico.
A origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais anaeróbios procariontes, provavelmente cerca de 1,7 bilhões de anos, promoveu maior complexidade, portanto especialização da estrutura celular. Está correto o que se afirma em: I - De acordo com o modelo de Lynn Margulis, endossimbiose, as mitocôndrias, antes de serem organelas celulares, eram organismos procariontes anaeróbicos parasitas. II - Ao longo da evolução, procariontes aeróbicos foram endocitados por células eucariotas anaeróbias, permanecendo no citoplasma e passando a replicar-se aí, em sincronia com as células hospedeiras. III - Uma das características comuns a bactérias e mitocôndrias que apoia a hipótese endossimbiótica é que Bactérias e mitocôndrias apresentam DNA e, consequentemente, capacidade de crescimento e autoduplicação. IV - As vantagens dessa simbiose seriam: na célula hospedeira as bactérias recebem nutrientes e ficam protegidas, em contrapartida, fornecem moléculas de ATP, produzidas durante a respiração aeróbica. V - Acredita-se que o cloroplasto também esteja relacionado à origem simbiótica, entretanto envolvendo a endocitose de organismo procarionte heterotrófico aeróbico. II, IV e V. I, II e IV. II, III e IV. III, IV e V. I, II e III.
Identifique a alternativa que não se refere às células procariontes. Ausência de carioteca. Reprodução por divisão binária. Seres pertencentes ao Reino Monera representam as células procariontes. Cromossomo único. Ausência de parede celular.
Através de uma biópsia de tecido pulmonar de uma paciente com fibrose cística foi possível identificar a presença de bactérias. Observou-se a presença de crescimento bacteriano nas células humanas constituintes deste tecido, principalmente pelas diferenças morfológicas entre estes tipos celulares. Baseada nesta observação somente podemos afirmar que: As células bacterianas são células pluricelulares constituídas de parede celular, núcleo e organelas citoplasmáticas. As células humanas são constituídas de núcleo definido, organelas citoplasmáticas, presença de núcleo e parede celular. As células bacterianas ou células procariotas são unicelulares, desprovidas de núcleo e presença de parede celular. As células humanas são constituídas de núcleo, organelas citoplasmáticas e desprovidas de citoesqueleto. As células bacterianas são células eucariotas assim como as células humanas.
Os vírus são considerados acelulares porque: Qual das alternativas a seguir apresenta uma das evidências que asseguram esta hipótese? As mitocôndrias apresentam a mesma capacidade de proliferação das bactérias. Mitocôndrias e cloroplastos não possuem DNA. Mitocôndrias e cloroplastos possuem um genoma circular. Já foram encontradas mitocôndrias nas células vegetais. Apenas a membrana interna das mitocôndrias se assemelham ao que encontramos nas bactérias.
A análise de uma lâmina histológica com células da escama interna do bulbo de CEBOLA permite a identificação deste material como sendo de origem vegetal pela observação de: nucléolo e cloroplasto. membrana plasmática e parede de celulose. vacúolo e lisossomo. cloroplasto e parede de celulose. membrana plasmática e lisossomo.
A cerca das características gerais das células procarióticas, marque a alternativa correta: Apresentam material genético (DNA circular) e dividem-se por meiose. São muito simples e pequenas, encontradas em bactérias e vírus. Possuem apenas a membrana plasmática, e na falta de endomembranas, o material genético (RNA) fica disperso no citoplasma devido à ausência da carioteca. Apresentam material genético (RNA circular) e dividem-se por cissiparidade (fissão binária). Apresentam material genético (DNA circular) e dividem-se por mitose e meiose, dependendo das condições do ambiente. São muito simples e pequenas, encontradas em bactérias e seres similares. Possuem membrana plasmática e parede celular, e na falta de endomembranas, o material genético fica disperso no citoplasma devido à ausência da carioteca.