Buscar

Discorra sobre os benefícios e os malefícios da privatização dos correios?

💡 1 Resposta

User badge image

KA SILVA

ssa é a pergunta que não quer calar. Apesar de alguns defensores da privatização — inclusive dentro do próprio governo — falarem como se isso pudesse acontecer da noite para o dia, a verdade é que não há uma data para quando essa privatização realmente ocorra.

Isso acontece porque privatizar uma empresa não é igual a vender um produto usado em algum grupo do WhatsApp, onde você só precisa avisar as pessoas que tem interesse em vender seu produto e estabelecer um preço. Por se tratar de uma empresa pública, e não de uma propriedade privada, o processo de venda e transição é um bem mais complicado.

Primeiro, é preciso efetuar estudos sobre se a privatização realmente será algo vantajoso para todas as partes. Isso quer dizer que, antes de colocar a empresa à venda, é preciso provar: A) que tirá-la das mãos do governo e passá-la para a iniciativa privada fará com que ela opere de maneira mais saudável; B) que haverá redução dos gastos do governo para aquele setor; e C) que o serviço oferecido para a população seja de qualidade igual ou superior.

Atualmente, é nesta fase de estudos que se encontra o processo de privatização, e por enquanto ainda não existe uma data para a divulgação das conclusões. Assim, como não existe um prazo combinado para que isso seja concluído, não é honesto ficar falando que a privatização está “demorando demais” para sair, já que em nenhum momento foi definido uma data limite, o vulgo "deadline".

Não necessariamente. Os estudos efetuados durante o processo de privatização de uma estatal não possuem o objetivo apenas de viabilizar a venda da empresa, mas de entender como ela funciona, qual as suas maiores dificuldades, o ritmo de crescimento dela para os próximos anos, e então pensar na forma de desestatização que pode mais fazer sentido para aquela empresa em específico.

Isso porque a privatização não é o único caminho de desestatização de uma empresa. Ao invés de optar pela venda total da companhia, o estudo da privatização pode mostrar que o melhor caminho é um modelo de gestão mista (onde o governo continua com parte da empresa, mas todo o gerenciamento da operação dela fica a cargo da iniciativa privada) ou então manter a companhia como estatal, mas abrir o capital dela e vender ações na bolsa de valores (que seria um modelo parecido com o utilizado hoje no Banco do Brasil).

Mas, mesmo que se decida pela privatização total, ainda será necessário obter aprovação do Congresso para que a empresa seja mesmo colocada à venda. Os Correios são uma das empresas estatais protegidas pela Constituição, e por isso seria necessário modificar a Constituição do país para que a venda seja concretizada. E essa proteção tem relação com uma história que gera bastante confusão na população.


FONTE:https://canaltech.com.br/governo/privatizacao-dos-correios-entenda-o-que-vai-acontecer-155561/



0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais